terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Fausto Nilo - A palavra e o traço

"Deus me faça Brasileiro/Criador e criatura/Um documento da raça/Pela graça da mistura"



E lá está a exposição do criador em sua própria criatura. A Palavra e o Traço de Fausto Nilo no Dragão do Mar! Que ele é o maior letrista desse país, eu nunca tive dúvidas. E agora pude conhecer um pouco mais dos seus traços arquitetônicos e também sobre sua vida pessoal, Imperdível para quem ama a música cearense e para quem gosta de conhecer as grandes personalidades da cultura do Ceará.


Em um espaço que não poderia ser outro, já que Fausto Nilo é o autor do projeto arquitetônico do Centro Cultural Dragão do Mar, é possível se fazer um delicioso passeio pela história desse verdadeiro ícone cearense e ainda ouvindo alguns dos muitos sucessos que ele compôs com os mais diversos parceiros. Também é possível conhecer toda a sua trajetória pessoal, inclusive fatos interessantes como a sua prisão no famoso Congresso de Ibiúna em 1968.

Lógico que o maior espaço é dedicado à sua incursão musical.  Uma parede inteira com os discos que contém suas músicas e outra parede linda com trechos das canções dele me fizeram querer ficar muito tempo ali, só contemplando aquelas maravilhas.

Imperdível para qualquer fã da cultura cearense, a exposição sobre o arquiteto e letrista Fausto Nilo foi um verdadeiro presente na minha volta à Fortaleza, essa cidade que tanto me inspira e onde tenho tantos amigos.

E por falar em amigos, muitos também estão retratados ao lado de Fausto, que cedeu seus arquivos pessoais para o evento.


Não sei até que dia a exposição estará em cartaz, então recomendo que todos se apressem para não perder essa verdadeira aula de cultura cearense que está disponível em Fortaleza.

Fausto Nilo se confunde com a história da música do Ceará, assim como com a sua arquitetura, portanto mergulhar nessas salas e se deixar levar pelo mundo maravilhoso das letras e dos traços é imprescindível.

Eu curti cada momento que passei ali e tenho certeza que quem seguir meu conselho e fizer o mesmo, não vai se arrepender.  Felizmente, para todos nós, Deus o fez Brasileiro!  Viva Fausto Nilo!

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!