domingo, 1 de setembro de 2013

Lançamento Projeto Pérolas do Centauro - RJ - 4/9

 PROJETO PÉROLAS DO CENTAURO REGISTRA A MEMÓRIA DA PRODUÇÃO MUSICAL CEARENSE DOS ÚLTIMOS 40 ANOS


Pingo de Fortaleza celebra 40 anos da música cearense contemporânea com livro, CDs e documentário que serão lançados na Feira da Música 2013- Estoril e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - em São Paulo e Rio de Janeiro. Antes de ser lançado para o grande público, foi lançado em 10 escolas estaduais e será lançado em três escolas municipais.


No ano em que se completam 40 anos da gravação de discos de extrema importância para a MPB e a inserção de cantores e compositores cearenses no cenário da música nacional – Fagner, Ednardo, Belchior, Téti, Rodger Rogério, e outros -  o  músico, pesquisador e produtor cultural cearense, Pingo de Fortaleza junta-se a diversos  pesquisadores para registrar e difundir a  memória da música produzida no estado do Ceará. Com este objetivo nasceu o projeto Pérolas do Centauro - 40 Anos da Música Cearense, 30 Anos da Musicalidade de Pingo de Fortaleza (1972-2012, compositores e intérpretes). O projeto composto de livro, CDs e documentário será lançado na programação da Feira da Música 2013 no próximo dia 21 de agosto, às 20h no Estoril e no dia 24 de agosto, também às 20h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.  Nos eventos de lançamento, apresentação do livro Pérolas do Centauro - 40 Anos da Música Cearense, 30 Anos da Musicalidade de Pingo de Fortaleza (1972-2012, compositores e intérpretes),  audição dos CDs Pérolas - Pingo de Fortaleza interpreta a MPB do Ceará (1972-2012) e Centauros - Intérpretes da Música Popular do Ceará Cantam Pingo de Fortaleza em Seus 30 Anos de Carreira e exibição de documentário Pérolas do Centauro. Os eventos têm acesso gratuito.
Pérolas do Centauro - 40 Anos da Música Cearense, 30 Anos da Musicalidade de Pingo de Fortaleza (1972-2012, compositores e intérpretes) em suas 240 páginas aborda através de textos de vários autores a trajetória e a produção da música cearense desde seus primórdios até os dias atuais, com destaque para o período de 1972-2012. Ricamente diagramado e ilustrado com imagens raras, a obra possui textos dos pesquisadores cearenses: Gilmar de Carvalho, Nirez, Pedro Rogério, Nelson Augusto, Fábio Marques, Flávio Paiva, Pingo de Fortaleza, Mary Pimentel, Joanice Sampaio, Wagner Castro, Marcílio Mendonça, Guaracy Rodrigues e Calé Alencar, tendo o prefácio do jornalista Lira Neto e textos na 4ª capa de Eleilson Leite e Gilmar Chaves.

Somam-se ao livro, o CD  Pérolas - Pingo de Fortaleza interpreta a MPB do Ceará (1972-2012), no qual Pingo de Fortaleza  interpretação 12 canções referenciais deste período, tais como Cavalo Ferro (Fagner e Ricardo Bezerra), A Palo Seco (Belchior), Pavão Misterioso (Ednardo) e O Que Eu Queria (David Duarte), entre outras. O CD Centauros - Intérpretes da Música Popular do Ceará Cantam Pingo de Fortaleza em Seus 30 Anos de Carreira, no qual 12 intérpretes cearenses, tais como Ednardo, Téti, Rodger Rogério e jovens talentos da música cearense contemporânea como, Lorena Nunes e Marcos Lessa cantam os maiores sucessos de Pingo de Fortaleza, entre os quais, Noite Azul, Filhos e Mourão.

Ainda complementando o material, o documentário Pérolas do Centauro, ao longo de 40 minutos perpassa a memória da música cearense nos últimos 40 anos através de depoimentos de pesquisadores e músicos e imagens documentais.

O material estará disponível a venda para o público nos dois eventos.

LANÇAMENTOS NO EIXO RIO-SÃO PAULO
Atravessando fronteiras, o projeto Pérolas do Centauro, será lançado de 27 de agosto a 02 de setembro em São Paulo em vários espaços dentro do evento Estéticas da Periferia, Pingo de Fortaleza estará nas bibliotecas Cassiano Ricardo e Belmonte e nas fábricas de Cultura nas zonas Norte e Sul da capital paulista. O documentário será exibido dia 28 com debate na sala Paulo Emilio Sales no Centro Cultural São Paulo (CCSP) um dos mais importantes da cidade. No dia 31 de agosto,  realiza o principal lançamento na capital paulista com a apresentação do show Pérolas do Centauro  com a participação especial da Banda Renegados, Mona  Gadelha, Costa Sena, Vigna Vulgares e Rapadura.
No dia 04 de setembro é vez do projeto chegar ao Rio de Janeiro com lançamento na FUNARTE (sala Sidney Miller), na ocasião o livro será apresentado pelo grande estudioso da música brasileira e dicionarista, Ricardo Cravo Albin.
Pérolas do Centauro - 40 Anos da Música Cearense, 30 Anos da Musicalidade de Pingo de Fortaleza (1972-2012, compositores e intérpretes) é uma realização Associação Cultural Solidariedade e Arte (SOLAR), organização geral de Pingo de Fortaleza e produção executiva de Arnóbio Santiago. Apoio: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) - FEC -, BNB – Lei Rouanet -  Governo Federal através da  Lei de Incentivo à Cultura - e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR).
Serviço
Lançamento do projeto  Pérolas do Centauro - 40 Anos da Música Cearense, 30 Anos da Musicalidade de Pingo de Fortaleza (1972-2012, compositores e intérpretes)
Dia 4 de setembro - Funarte- RJ
Acesso gratuito.
O material estará disponível para aquisição nos dois eventos.

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!