sábado, 7 de setembro de 2013

Lançamento no RJ - Pérolas do Centauro

Dia chuvoso e frio no Rio de Janeiro em 4 de setembro.  Nada a ver com a cidade e muito menos com o artista iluminado, que nasceu na terra da luz e que coordena uma ONG chamada “Solar”.  O importante é que acima das nuvens pesadas o sol ainda brilha e com certeza o clima não estava nada frio dentro da Sala Funarte Sidney Miller.  Depois de passar por São Paulo, Pingo de Fortaleza lançou seu belíssimo e importante projeto “Pérolas do Centauro” na cidade maravilhosa.

Trata-se de um livro de 240 páginas com artigos de diversos autores , como o próprio Pingo, Nirez, Pedro Rogério, Nelson Augusto, Wagner Castro, Mary Pimentel, Marcílio Mendonça, Calé Alencar, Guaracy Rodrigues, Joanice Sampaio, Gilmar de Carvalho, todos ligados diretamente à cultura e música do Ceará, que traçam um painel dos últimos 40 anos da musicalidade cearense.  É um registro histórico importante e fundamental na memória dessa música tão rica e diferenciada que se faz no Ceará.

O projeto inclui também um DVD/Documentário com os depoimentos de alguns dos nomes citados acima, mas também de outras figuras importantes da música do estado, como Rodger Rogério, Ricardo Bezerra, Téti, Rogério Franco, Flávio Paiva e Dedé Evangelista.

Como  Pingo de Fortaleza é bem dedicado e meticuloso em tudo que faz, o projeto incrível se completa com dois CDs, sendo um chamado de “Pérolas” em que ele interpreta clássicos da música cearense do período de 1972 a 2012 e “Centauro”, onde grandes nomes da música cearense cantam composições de Pingo, que assim, comemora também seus 30 anos de carreira .  Um projeto lindo e fundamental para quem gosta de música, em especial a cearense.

Estiveram na Funarte, prestigiando o conterrâneo, os artistas: Ednardo, Lucinha Menezes, Carol  Oliveira, Becca Lopes.   Presença da pernambucana Giselle Tigre e sua filha, Maria Tigre que deram um show ao cantar Pavão Mysteriozo, junto com o autor e acompanhados ao violão por Pingo.
Presença também importante e que apresentou o projeto aos cariocas foi a do pesquisador musical Ricardo Cravo Albim.

Para aqueles que não puderam comparecer aos lançamentos de Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, Pingo está negociando a venda do projeto na Livraria  Cultura, assim permitindo que interessados de todos os locais possam adquirir esse registro único.

Ao contrário do grande poeta José Miguel Wisnik, que lançou o seu “Pérolas aos poucos”, desejo que o “ Pérolas do Centauro” chegue a muitos, a todos os que apreciam a arte musical do Ceará , pois vale mesmo a pena.

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!