terça-feira, 30 de abril de 2013

Feira da Música - 2013

Shows de artistas locais e debates marcam o lançamento do
Novo Programa Anual da Feira da Música


Consolidado como um dos maiores eventos do gênero no país, o programa abre-se este ano para novos formatos e ideias.

A Feira da Música chega à sua décima segunda edição em novo formato: um Programa continuado de ações por todo o ano, e não mais apenas um evento. Este ano, a programação se estenderá de maio a novembro, com atividades de formação, circulação, difusão e integração entre agentes. O resultado será uma Feira como plataforma colaborativa de música, negócios e formação, envolvendo os diversos elos e indivíduos ligados à cadeia produtiva da Cultura.

A primeira atividade do ano é o lançamento do Programa Feira da Música 2013, que acontece nos dias 3 e 4 de maio, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para compor a programação da festa, que começa a partir de 20 horas, foram selecionados seis artistas/grupos de Fortaleza. O hip hop de Don L, o metalcore da banda Innosense e a performance fora do comum de Veronica Decide Morrer serão as atrações da sexta-feira (3). Já no sábado (4), o som pop de Vitoriano, o ritmo tradicional da Dona Zefinha e o erudito do Siara Quarteto irão contagiar o anfiteatro do Dragão do Mar. Duas noites que serão uma prévia da diversificada grade de apresentações que a Feira irá promover.

Os músicos que se apresentarão no lançamento também integram uma plataforma de difusão dos artistas locais proposta pela Feira este ano. Através dela, os grupos irão circular no interior do Ceará e fora do Estado, em atividades do Programa Feira da Música; e em outros festivais da Rede Brasil, à qual a Feira é integrada; além de potencializar seus trabalhos através dos veículos de comunicação em rede. A seleção dos seis levou em consideração não apenas o som que eles executam, mas também o fato de serem artistas/produtores de suas próprias carreiras - perfil dos músicos que se identificam com a Feira -, o que agrega uma boa bagagem de experiências a serem trocadas com outros grupos durante o evento.

Além da programação de shows, a produção da Feira preparou também para os participantes momentos de debate em ambientes cognitivos, que serão concentrados no auditório do Dragão do Mar. Na sexta (3), a partir de 17h, o foco é a apresentação do processo da Feira da Música 2013 para o público, um momento aberto a dúvidas e questionamentos sobre a nova configuração do evento.

No sábado (4), o painel terá o tema Música Digital Global, com James Lima, country manager da Believe Digital – Brazil & LatAm. O painel irá abordar a história do mercado digital e sua evolução no Brasil e no mundo, soluções de distribuição para os principais estados produtores de música no país e irá apresentar a estes mercados locais os principais players de venda de música do mundo que hoje estão no Brasil e vice e versa. O objetivo é capacitar, formalizar e apoiar pessoas e empreendimentos brasileiros do ramo musical para atuarem em novos modelos de negócios e novos canais de distribuição baseados na internet e nas novas tecnologias.

O calendário do programa contempla ainda o EntrePontos, ação de formação em gestão cultural que atende à diretriz de interiorização da Feira, atuando em quatro cidades do interior do Estado. Duas formações acontecem nos meses de maio e junho, em Tauá e Sobral; e duas acontecem em setembro e outubro, em cidades ainda não definidas.

Já o Encontro Internacional da Música, a Feira de Negócios e a Mostra de Música Independente acontecem entre os dias 21 e 24 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desta forma, a feira transforma-se em uma plataforma que potencializa artistas, lança ideias e aplica o EntrePontos, completando as ações estruturantes do programa.

Realizada pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), Casa Fora do Eixo Nordeste e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com o apoio do Toque no Brasil (TNB), a Feira é filiada à Rede Brasil de Festivais, através do Circuito Nordeste de Festivais Independentes, e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará.

Mais sobre a Feira da Música
Ao longo de mais de uma década de atuação, a Feira da Música já envolveu cerca de 4.790 músicos em 765 shows, recebeu 264 painéis/oficinas e reuniu 726 expositores. Em sua décima segunda edição, a mostra consolida-se como um dos maiores eventos deste gênero no país, e abre-se para novos formatos e ideias, aplicando cada vez mais tecnologias livres em sua composição.

Confira o calendário de ações do Programa Feira da Música:
3 e 4 de maio - Lançamento do Programa Feira da Música 2013
Maio - EntrePontos: Formação em gestão cultural em Tauá
Junho - EntrePontos: Formação em gestão cultural em Sobral
Julho - Prévias da Feira da Música
21 a 24 de agosto - Mostra Feira da Música
Setembro - EntrePontos: Formação em gestão cultural no interior do estado
Outubro - EntrePontos: Formação em gestão cultural no interior do estado
Novembro - Fechamento das atividades

Confira a programação completa do lançamento da Feira da Música 2013:
Dia 3 de abril
19h - Apresentação do Programa Feira da Música 2013
21h - Shows das bandas Don L, Innosense e Veronica Decide Morrer

Dia 4 de abril
17h - Painel: Música Digital Global
21h - Shows com Vitoriano, Dona Zefinha e Siara Quarteto

:: SERVIÇO
Lançamento da Feira da Música de Fortaleza 2013
Data: 03 e 04 de maio
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horários: 17/19h (painéis) e 21h (shows)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira), R$ 4,00 (meia)
Mais informações: www.feiradamusica.com.br | (85) 3262.5011/ 9998.2038


--
Assessoria de Imprensa Feira da Música 2013
imprensa@feiradamusica.com.br

(85) 3262.5011/9998.2038

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!