sábado, 30 de março de 2013

Amelinha - DVD Janelas do Brasil - Ao Vivo


Era inacreditável que uma artista com a dimensão de Amelinha ainda não tivesse um registro em DVD, mas, felizmente, o produtor Thiago Marques Luiz resolveu isso.  E de forma muito competente, por sinal.  Gravado no Teatro Fecap, em São Paulo, um espaço maravilhoso que tive o prazer de conhecer, assistindo lá a uma apresentação de Zeca Baleiro, o show de Amelinha, que agora chega para todos os seus fãs,é um belo apanhado da trajetória musical dessa cearense que encantou o Brasil todo ao vencer o Festival da TV Globo em 1980.

Acompanhada por  jovens e talentosos músicos - Dino Barione (que também  fez a direção musical), Emiliano Castro e Alex Vianna, o registro conta ainda com as participações prá lá de especiais de Toquinho, Zeca Baleiro e Fagner.  O conterrâneo, aliás, sempre teve uma papel importante na carreira dela.  Produziu seu primeiro LP, Flor da Paisagem, pelo selo EPIC, que dirigia e também foi o responsável por indicá-la a Vinícius de Moraes que procurava uma cantora para fazer tournée pela América do Sul, isso  no início dos anos 70.
Essas histórias com Vinícius também estão registradas nos "extra", contadas de forma deliciosa pelo simpático e competente Toquinho.

A escolha das canções está perfeita, pois homenageia os conterrâneos como Belchior, Ednardo, Humberto Teixeira, mas também abre espaço para a novíssima geração que inclui Marcelo Jeneci.  Outros grandes ícones da música nordestina como Alceu Valença, Cátia de França e Zé Ramalho também foram lembrados.

Creio que nada mais é preciso falar, a não ser aconselhar aos amigos que corram até a loja mais próxima e adquiram esse belo registro que marca a volta aos palcos de uma artista fundamental da música cearense. Que venham outros.

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!