sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CD Paixão - Abdias Melo Filho


Nascido em Teresina (PI), mas morando em Fortaleza desde pequeno, Abdias Melo Filho se interessou pela música  muito jovem, quando se dedicou a estudá-la.  Primeiro a percussão, mas em seguida a paixão pelo violão que tornou-se seu instrumento predileto.  A poesia estava no DNA da família, já que Abdias é parente do poeta e dramaturgo Abdias Neves.  Junte-se a isso as emoções da adolescência, a descoberta do amor e da vida e só podia dar mesmo em composições.

Com os anos 60 e a época dos conjuntos de rock, Abdias era solista de um deles, mas a MPB e a música regional nordestina eram o seu forte.  Como viver exclusivamente de música nunca foi uma tarefa fácil, nosso compositor e violonista deixou um pouco de lado sua paixão musical para ter uma vida profissional mais estável e segura para sua família.

Mesmo não tendo seguido a carreira musical, as composições sempre estiveram presentes e recentemente, encorajado pela filha, Abdias Melo Filho decidiu gravar o CD Paixão, registrando suas composições e parcerias.

Não foi à toa que o cenário bucólico do Passeio Público de Fortaleza - com seu baobá centenário-  foi escolhido para compor as fotos da capa e encarte do disco.  Há uma atmosfera de serestas que nos remete a um passado romântico e onde a calmaria dominava.  Porém o CD PAIXÃO traz outros estilos como  samba, frevo e até uma marchinha carnavalesca.  Temos também faixas (“Ascos” e “ Já me leva a vida”) que refletem as emoções de quem viveu os anos de chumbo e, provavelmente, teve a influência de Geraldo Vandré, mas a atmosfera geral do disco é de esperança ( a cor verde escolhida para o encarte também tem tudo a ver).  A certeza de que no fundo tudo se ajeita e de que a vida sempre vale a pena.

A produção do disco foi do próprio Abdias Melo Filho e a direção musical e os arranjos do competente Tarcísio Sardinha.  Músicos que participam do disco:
Abdias Melo Filho (voz em todas as faixas), Tarcísio Sardinha (violão de 6, 7 e 12 cordas, cavaco e bandolim), Elis Mário (flauta e saxofone), Gabriel Silva (violino), Hoto Jr. (percussão), Luziane Félix (vocalize e coral), Marcus Rocha (coral).

CD PAIXÃO – ABDIAS MELO FILHO – 2012

1-Paixão antiga (Abdias Melo Filho/Marcus Rocha)
2-Esperança (Abdias Melo Filho)
3-Esteira (Abdias Melo Filho)
4-Contradição (Abdias Melo Filho/Fabiano da Mata)
5-Ascos (Abdias Melo Filho/Fabiano da Mata/Djalma Albuquerque)
6-Já me leva a vida (Abdias Melo Filho)
7-Acalanto (Abdias Melo Filho/Djalma Albuquerque)
8-Eterno querubim (Abdias Melo Filho)
9-De nada vale se orgulhar (Abdias Melo Filho)
10-Não se iluda (Abdias Melo Filho)
11-Frevo da minha paixão (Abdias Melo Filho)
12-Sanatorizando (Abdias Melo Filho)


Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!