domingo, 22 de abril de 2012

Revista Canto da Iracema - 13 anos


CANTO DA IRACEMA - 13 ANOS

Comemoração do aniversário da revista cultural Canto da Iracema reúne artista em evento multicultural no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A revista cultural Canto da Iracema completa 13 anos. Para comemorar estes anos de atuação, acontece no dia 26 de abril, a partir das 19h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma verdadeira reunião das artes cearenses. No evento multicultural, performances teatrais – Carri Costa-, intervenções de artes plásticas - Zé Tarcisio, Audifax Rios, Ronaldo Cavalcante , Caetano Barros, Maira Ortins, Barrinha, Gerson Ypirajá.; e shows de grandes nomes da música cearense - Isaac Cândido, Ricardo Black, Kátia Freitas, David Duarte, Eugenio Leandro, Projeto Timbral e outros) e exposição do acervo de edições anteriores da revista.

Realizado pelo Instituto Sociocultural Canto da Iracema, o evento também objetiva a preservação e difusão cultural e homenageia o produtor cultural, jornalista e ex-secretário de Cultura de Fortaleza, Cláudio Pereira, falecido em 2010.

Ação social

A entrada é um 1 kg de alimento, que será doado à Associação dos Moradores do Poço da Draga – AMPODRA, o público presente receberá o CD comemorativo – CANTO DA IRACEMA 13 ANOS – contendo canções de artistas cearenses. Durante o evento será instalado um painel | tela medindo 4x1,5m em que artistas plásticos convidados desenvolverão uma arte exclusiva durante o evento, a obra será disponibilizada para ser leilão através da internet, a qual terá sua renda revertida, – 50% para a AMPODRA e 50% para o INSTITUTO CANTO DA IRACEMA.

A revista CANTO DE IRACEMA

A revista cultural CANTO DA IRACEMA teve sua primeira edição em abril de 1999. O informativo circulava na Praia de Iracema, o qual ganhou respaldo junto aos moradores, frequentadores, intelectuais, artistas e formadores de opinião.

Após reformulações em 2007, com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil | BNB e Prefeitura Municipal de Fortaleza, a publicação retornou com a missão de informar a respeito da cultura cearense, buscando contribuir para a formação da nova geração de leitores. Em formato revista, aumentou sua tiragem, que, além de permanecer entre seu fiel público, vem conquistando novos leitores dos mais variados segmentos da sociedade fortalezense, além daqueles que visitam nossa cidade.

Em 2010 o CANTO DA IRACEMA foi contemplado no prêmio Edgar de Alencar, categoria Revista, no Edital de Literatura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). A revista figura no Anuário Literário do Ceará 2010–2011, editado pela da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Colaboradores da revista CANTO DE IRACEMA

Audifax Rios, Oswald Barroso, Nilze Costa e Silva, Hélio Rôla, Airton Monte, Alano Freitas, José Tarcísio, Fátima Bandeira, Calé Alencar, Eugênio Leandro, Fátima Moura Fé, Mano Alencar, Joaquim Cartaxo, Professor Pinheiro, Kazane e outros iracemitas.

Sobre o Instituto Sociocultural Canto da Iracema

Fundado em dezembro de 2009, o Instituto Sociocultural Canto da Iracema é uma organização não-governamental, tedo como presidente, o publicitário e produtor cultural, Zeno Falcão. Entre seus projetos desenvolvidos, estão, o Ponto de Cultura Canto do Cedro, que desenvolverá ainda no primeiro semestre deste ano, atividades de formação artística e de comunicação destinadas aos jovens filhos de agricultores da cidade de Cedro, localizada na região Centro-Sul do Ceará e o projeto MOVA-SE, em parceria com o selo Panela Disco.

Serviço

Canto da Iracema - 13 anos

Música, teatro, artes plásticas e exposição de acervo

Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Dia 26 de abril

A partir das 19h

Entrada: 1kg de alimento

Informações: (085) 9993 7430 – 9978 9559

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!