sábado, 14 de abril de 2012

Mona Gadelha - CD Praia Lírica



Quando me perguntam qual a cantora cearense que eu mais admiro, fico em dúvida para responder, mas na listagem das minhas prediletas, com certeza o nome de Mona Gadelha vai estar.

Desde o Massafeira Livre que acompanho a carreira dela e o CD Praia Lírica, seu mais recente trabalho, pode muito bem ser definido como “meu sonho de consumo”...
Lá estão os grandes “clássicos” da canção cearense. São quase que hinos de toda uma geração e Mona não se intimidou nem um pouco ao escolher faixas consagradas, que marcaram na versão original.

Acompanhada apenas pelo piano de Fernando Moura, o músico carioca que tocou por algum tempo com Zé Ramalho, que nos anos 80 o apresentava nos shows como “o nosso mascote”, Mona Gadelha fez um disco impecável, com um repertório muito bem escolhido e representativo de uma época especial da música do Ceará. Foram essas canções que fizeram com que o Ceará ultrapassasse suas fronteiras e agora, quase 40 anos depois, Mona Gadelha as revisita com uma competência e um lirismo de emocionar. Não há nada a fazer a não ser deitar nas areias brancas dessa praia lírica e nos deixar embalar pelo vento até “um tempo em que os casais podiam se namorar sem os ladrões atrás”, como já falaram Paulinho Tapajós e Sivuca.

CD PRAIA LÍRICA - UM TRIBUTO À CANÇÃO CEARENSE DOS ANOS 70 – MONA GADELHA – BRAZIL BIZZ MUSIC – 2011

1-Astro vagabundo (R. Fagner/Fausto Nilo)
2-Flor da paisagem (Robertinho de Recife/Fausto Nilo)
3-Galos, noites e quintais (Belchior)
4-La Condessa (Ribamar Vaz/Ricardo Bezerra/Brandão)
5-Lupiscínica (Augusto Pontes/Petrúcio Maia)
6-A manga rosa (Ednardo)
7-Noturno (Caio Silvio/Graco)
8-Paralelas (Belchior)
9-Retrato marrom (Rodger Rogério/Fausto Nilo)
10-Sensual (Belchior)
11-Terral (Ednardo)
12-Longarinas (Ednardo)

2 comentários:

Mona Gadelha disse...

Klaudia querida, fiquei honrada com sua resenha. O que seria da música do Ceará sem uma admiradora como você, que montou o blog com tanto empenho?
Muito obrigada pelas palavras carinhosas.São elas que me fazem seguir em frente.
Beijos
Mona Gadelha

Klaudia Alvarez disse...

Não tem o que agradecer, minha querida! Só escrevo o que realmente sinto.
Bj p/ vc!

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!