quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fausto Nilo - 28/4


FOTO: DIVULGAÇÃO


O traço de Fausto Nilo dá tom cearense ao palco da Série Depoimentos em abril (28/04)

A Série Depoimentos Ce prestigia a música cearense levando ao palco o cantor e compositor Fausto Nilo,no dia 28/04 (sábado), às 20h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar. A história desse talentoso artista será contada e cantada durante todo o show. Nesta noite, entre tons cearenses, quem abre o evento é a cantora franco-brasileira Paula Tesser, que reencontra Fausto Nilo em um cenário musical.

Ocompositor e cantor Fausto Nilo nasceu na cidade de Quixeramobim (CE). A intimidade com a música veio logo cedo. Ainda criança, com os sete irmãos,participava de reuniões promovidas por seu avô, Fausto, amigo de Cego Aderaldo e ouros repentistas. Aos 11 anos, mudou-se para Fortaleza e, aos 20, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Ceará, em 1970. As mãos do arquiteto ganham também os traços do letrista ainda no ambiente universitário, onde fez amizades com o cantor e compositor Fagner, e outros jovens compositores como Rodger Rogério, Teti, Petrúcio Maia e Ricardo Bezerra, que passariam a ser conhecidos como o “Pessoal do Ceará”. Na bagagem deste“Pessoal”, a efervescência política da época, os Centros Populares de Cultura(CPCs) e as caravanas culturais que viajavam pelo interior do Estado entre discos de vinil, artistas plásticos, poetas, atores e o novo comportamento de uma nova geração. Em 1971, por problemas políticos, mudou-se para Brasília,onde trabalhava como professor e escrevia as primeiras letras para músicas de amigos.

As primeiras gravações fonográficas de suas letras datam de 1972, sendo a primeira “Fim do Mundo” (com Fagner), gravada por Marília Medalha. Em 77, já no Rio de Janeiro e com Moraes Moreira, formou uma parceria inspirada, rendendo sucessos na voz do parceiro,como "Alto-Falante", "Meninas do Brasil" e "SantaFé". Em 40 anos de carreira, Fausto Nilo coleciona um repertório com cerca de 400 canções interpretadas por Raimundo Fagner, Moraes Moreira e outros grandes interpretes como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone,Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos, Zeca Baleiro, Elba Ramalho,Dominguinhos e muitos outros.

Embora tenha gravado anteriormente, em um dueto com a cantora Núbia Lafayette numa coletânea intitulada Soro (CBS,1978), somente em 1997 Fausto Nilo iniciou suas atividades como intérprete e produtor de seus discos, lançando, primeiramente, Esquinas do Deserto (1977), seguida por Casa Tudo Azul (2002), Voz e Verso ao Vivo (2004) e um CD intitulado Fausto Nilo (2006). Fausto Nilo, há cerca de treze anos, vem se apresentando em shows onde suas interpretações realçam a poesia de suas canções na forma própria do autor.

O talento do cantor e compositor também marca trilhas de novelas e seriados brasileiros, como: tema de abertura de“Roque Santeiro” (novela, 1983, TV Globo), com a canção Santa Fé, em parceria com Moraes Moreira; tema de abertura de "Pedra sobre Pedra" (novela, 1992, TV Globo), com a cançãoPedras que Cantam, em parceria com Dominguinhos e interpretação de Fagner; "Tenda dos Milagres" (seriado, 1985,TV Globo), com a canção Olhos de Xangô, parceria com Moraes Moreira; "Pirlimpimpim"(seriado, 1982, TV Globo(, com acanção Pirlimpimpim, parceria com Moraes Moreira; "Tieta",(novela, 1989, TV Globo), com a canção A Lua e o Mar, parceria com Moraes Moreira e Pepeu Gomes; "Renascer", (novela, 1993, TV Globo), com a canção Me Diz, parceria com Raimundo Fagner; “Da Cor do Pecado”, (novela, 2004, TV Globo), com a canção Dezembros, parceria com Raimundo Fagner e Zeca Baleiro, além de muitas outras.

Em uma noite tão especial para o público cearense, Fausto Nilo reencontra a cantora Paula Tesser, que abre a segunda edição da Série Depoimentos Ce deste ano. Acompanham a cantora os músicos Ayrton Pessoa (piano), Fábio Amaral (baixo acústico), Régis Gomes (guitarra) e Daniel Alencar (bateria).Dona de uma voz cristalina, Paula Tesser passeia entre sonoridades e timbres múltiplos e marcantes. Ao lado de Fausto Nilo, já fez parceria no palco,inspirada em artistas como Moraes Moreira e Billie Holiday, e gravou com em dueto com o cantor a música “Zum Zum”, em 2007. Nascida na França, filha de pais brasileiros, Paula Tesser canta desde os 16 anos. Em Fortaleza, fez parte de várias formações musicais, destacando a parceria com ocompositor cearense Valdo Aderaldo. Na Europa, entre 1994 e 2007, Paula Tesser cantou em cenas parisienses e holandesas com a Banda Paula Tesser & Boa CO interpretando, principalmente, Bossa Nova, além da música cearense e francesa. Em Paris, participou dos discos Boss-a-troniq 2 2001 (Warner-Amsterdam), Cannes 2001-Palm Beach (Wagram–Paris), EDC Passport, Eddy de Clercq (2001-EMI),Kinobox/Realejo Quartet 2002 (Independente-Fortaleza), também compondo e cantando para o cinema francês em “Trois Zéro”(2001), “Quelqu’un de bien” (2002).Em 2004, gravou em Fortaleza o disco ao vivo “Retrato do vento”, entre composições de Valdo Aderaldo. Em 2010, cantou em 5 faixas do disco de cânticos budistas do compositor cearense Francisco Casaverde (Ferreirinha). No mesmo ano,Paula Tesser acompanha a cineasta francesa Agnés Varda em sua visita à escolade artes visuais de Fortaleza e o resultado deste encontro foi a participação no filme “Agnés Varda De ci, de lá”(2011), cantando “Samba do Metrô”. Em outra participação especial, canta “Aquela Flor”, de Moacir Bedê e Valdo Aderaldo, no disco “Outros sambas”, de Moacir Bedê, lançado em 2011.

A Série Depoimentos Ceará mostra ao público cearense uma nova visão de espetáculo. O projeto aproxima ainda mais o ídolo de seu público, e enriquece o circuito cultural da cidade. O formato da Série, originalmente carioca, ganha tons cearenses com a produtora cultural Ângela Gomes. A Série Depoimentos traz músicos de importância nacional,ampliando o calendário cultural de Fortaleza. O evento tem duração de 1h30, dividida em blocos de música, entrevista e bate-papo. O projeto foi aprovado no III Edital Mecenas, da Secretaria de Cultura do Estado,e conta com as parcerias das empresas Coca-Cola e Aço Cearense.

Outro destaque da Série Depoimentos Ce em 2012 é que, na compra do ingresso, os fãs do artista são convidados a doar umquilo de alimento não perecível, apresentado junto com o ingresso no dia do show. Os alimentos serão destinados ao Instituto WMA, associação civil sem fins lucrativos que apoia ações em cidadania, voluntariado e direitos humanos no Ceará. Suas atividades buscam contribuir para o desenvolvimento social,educacional, esportivo, cultural e do meio-ambiente nos locais em que atuam.

Discografia de Fausto Nilo:

Doze Letras de Sucesso, 1981, coletânea lançada pelagravadora CBS, com letras de sua autoria na voz de grandes intérpretes da música popular brasileira, como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso,Fagner, Lulu Santos, Nara Leão e vários outros.

Esquinas do Deserto, 1997, interpretando canções desua autoria com variados parceiros, lançado pelo selo “Luz do Solo”.

Casa Tudo Azul, 2002, interpretando cançõesinéditas e outras já conhecidas do público, lançado pelo selo “Pão e Poesia”.

Voz e Verso ao Vivo, 2004, gravado a partir de temporada de shows realizada no teatro do Centro Dragão do Mar em Fortaleza. lançado pelo selo “Pão e Poesia”.

Fausto Nilo, 2008, lançado pelo selo “Pão e Poesia”.

Quando Fevereiro Chegar “Uma Lírica de Fausto Nilo” Biscoito Fino

Serviço:

Data: 28 de abril de 2012 (sábado)

Local: Anfiteatro do Dragão do Mar

Horário: 20h

Ingressos àvenda no Dragão do Mar:

Inteira: R$ 20,00 e Meia-entrada: R$10,00

Informações:85. 3488 8608

Doação de alimentos:

Doação antecipada na bilheteria, no ato da compra do ingresso OU

Doação no dia do show na bilheteria ou na entrada do Anfiteatro do Dragão do Mar, ao apresentar o ingresso

Assessoria de Comunicação GRIS

Sandra César e Angélica Emília
(85)9646.2251(85)9911.1669

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!