sábado, 7 de abril de 2012

Banda Renegados - CD Além dos Rótulos



No dia 20 de julho de 2006, eu e meu saudoso Henrique promovemos no Bar Ponto de Luz, em Fortaleza, um encontro de músicos e compositores cearenses para comemorar o lançamento da comunidade do então nascente Orkut – Pessoal do Ceará & Cia.

Foi uma noite inesquecível em que eu tive o prazer e a alegria de conhecer pessoalmente artistas do nível de Rodger Rogério, Cainã Cavalcanti, Edmar Gonçalves, Marcílio Homem, Fernando Abreu, Régis e Rogério e também Marcelo Pinheiro da Banda Renegados.

Na ocasião Marcelo estava sozinho, sem seus companheiros de banda e se apresentou apenas com o seu violão tocando duas músicas. Desde esse encontro inicial eu e Marcelo temos trocado correspondência em que ele me informa sobre os shows que sempre divulgo aqui no blog e também sobre os novos trabalhos do grupo.

A Banda Renegados acaba de lançar um CD novo. Trata-se de “ Além dos Rótulos” , um disco com 15 faixas, sendo todas de autoria do Marcelo, algumas em parceria com Ezio Pinheiro. Marcelo também foi o responsável pela produção, pelos arranjos além da direção artística e musical do CD. Principalmente um disco de rock and roll, mas não apenas isso, “ Além dos Rótulos” traz as letras sensíveis e inquietantes de Marcelo, a preocupação com o futuro do planeta, as injustiças sociais e acima de tudo a perplexidade diante do mundo atual.
Um renegado com a cabeça no universo mas com os pés fincados no martelo alagoano e no maracatu cearense.

BANDA RENEGADOS – CD ALÉM DOS RÓTULOS – INDEPENDENTE – 2012

1-Não cale
2-Sertão da alma
3-Ataque Blues
4-Sem fronteira
5-Continuar
6-Dona
7-Martelo
8-Infinito em você
9-Mentes invisíveis
10-Um toque
11-Viúva negra
12-Iraque (A invasão)
13-Meiga tempestade
14-Asas do vento
15-Berlinda
ONDE COMPRAR O CD ALÉM DOS RÓTULOS:

*PLANET CD's
(Galeria Pedro Jorge, Centro, Fortaleza (CE)
*LIVRARIA CULTURA
(Av. Dom Luís c/ Virgílio Távora de Fortaleza e todo Brasil)
*BOLACHA PRETA
(Av. Soriano Albuquerque, 565, Joaquim Távora)
*MARIA BONITA BAR
(Des. Leite Albuquerque com Osvaldo Cruz, Aldeota)
*IMAGEM TUDO LOJA 26 (Des. Leite Albuquerque, Aldeota)

*CD's e CAMISAS com a Banda RENEGADOS
nos SHOWS...

Release da banda:

Grupo de linguagem universal:

Rock/Blues/Jazz Fusion/World Music, tendo nas composições próprias, elementos da música de várias partes do mundo, especialmente da música brasileira com raízes nordestinas. Sempre antenada com os acontecimentos atuais, a Banda tem influência direta das épocas áureas do rock (anos 50, 60 e 70), com as características da pulsação, criatividade e energia das artes daquele período. Tendo um cuidado especial com a timbragem dos equipamentos e instrumentos, os músicos procuram usar sempre amplificadores valvulados para guitarras e contrabaixo. A bateria possui timbres variados e efeitos de percussão. Também são usados instrumentos como violão, harmônica, teclado e outros.

Os efeitos de guitarra, que dão um toque experimental, progressivo e psicodélico ao som, vêm de pedais analógicos, tipo: Phaser, Flanger, Delay e Wah Wah, usando também distorção Over-Drive do amplificador. Contrabaixo com equalizador e distorção Bass Drive. Além da parte instrumental, a Banda traz fortes letras que abrangem variados temas sociais, políticos e poéticos.
Junto com o repertório autoral, a Banda Renegados faz uma viagem pelo universo musical de vários artistas e bandas como Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Cream, Santana, The Doors, Raul Seixas, Luiz Gonzaga, entre outros.

O grupo está na estrada desde 1993. Lançou em 2001 seu primeiro CD, intitulado Sem Fronteira, gravado durante apresentações no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura e Alforria Bar. O segundo CD, cujo título é A Essência, foi gravado durante shows realizados no Centro Cultural Dragão do Mar, no Centro Cultural Banco do Nordeste e no interior do estado do Ceará. Foi mixado e masterizado em estúdio em julho de 2003. O terceiro disco intitulado
Além dos Rótulos foi gravado em estúdio e apresentações ao vivo entre 2007 e 2011sendo lançado em 2012, convidada para vários eventos, a Banda Renegados participou de festivais como: Ceará Music, Vida e Arte, Mostra Sesc Cariri de Cultura, Feira da Música, Mostra de Teatro de Guaramiranga, mostra Jazz e Blues, Festival Pró-Cultura e encontros de motociclistas, como o I e II Fortaleza Motorcycle com a participação de Moto Clubes de vários estados. Citamos também a relação das apresentações do grupo em projetos literários, teatrais e educativos em inúmeras escolas de Messejana e outros bairros de Fortaleza CE, buscando em suas atividades intervenções com elementos da cultura popular contemporânea.

A Banda Renegados pulsa um som atual e com sabor de Classic Rock.
INTEGRANTES:

Marcelo Pinheiro
Guitarra, voz, violão, harmônica, teclado e composições.
Ricardo Pinheiro
Bateria, percussão e voz.
Romualdo Filho
Contrabaixo, teclado, violão e voz.

Contatos:
*(85) 8608.5710 - Marcelo Renegado *(85)
8826.8907 - Ricardo Pinheiro
*bandarenegados@gmail.com
*agendarenegados.blogspot.com

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!