sábado, 31 de março de 2012

Programação Musical CCBB Fortaleza - Abril

Programação musical do CCBNB-Fortaleza abrangerá 13 shows vocais e cinco instrumentais em Abril


FORTALEZA, 30 de março de 2012 – A programação musical do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85)3464.3108) abrangerá, em Abril, uma série de 18 shows, sendo 13 de música vocal e cinco de instrumental. Todos os shows têm entrada franca.

Intitulada “Edital& Destaques”, a programação reunirá artistas e grupos selecionados no Edital de programação 2012 em âmbito local, estadual, nacional e internacional, somados a grupos ou músicos convidados, que se destacaram no ano de 2011, por sua atuação em marcantes apresentações no Centro Cultural Banco do Nordeste eem outros pontos culturais de Fortaleza.

Durante o mês de abril, a presença de ritmos e estilos diversos interagirão e reafirmarão a universalidade da linguagem musical que se expressa num convívio harmônico através da diversidade cultural. Os shows de música vocal acontecerão nos dias 4, 11, 12, 19 e 25, e os espetáculos de música instrumental nos dias 5 e 18.

A programação destaca nomes, entre outros, como o da cantora, percussionista e compositora argentina VivianaPozzebón, os grupos Urucum na Cara (MG) e Comparsas da Vivenda (CE), os paraibanos Emiliano Pordeus e Júnior Cordeiro, as cantoras e compositoras ValerieMesquita e Carol Oliveira e a banda de metalcore The World Is a Coma (TWIAC), de Juazeiro do Nordeste (CE).

Veja a seguir a sinopse dos shows, com os respectivos datas e horários:


MÚSICA VOCAL

JeffersonPortela (CE) – “Vão Vocês”

Dia 04, qua, 13h

Sua busca incansável pela originalidade lhe rendeu encontros, composições e turnês com músicos de destaque no cenário cearense e nacional. Instrumentista, compositor e produtor musical, Jefferson Portela apresenta show homônimo ao CD que traz, além de suas canções, parcerias com os amigos Alan Mendonça e Caio Chagas, entre outros .60min.

Lia Veras e Eduardo Holanda (CE) – “Retrato em Branco e Preto”

Dia 04, qua, 15h

Cantora, compositora e professora de canto. Violonista, arranjador e compositor. A dupla formada no curso de música se consolidou ao longo dos anos, com constantes apresentações em renomados espaços culturais de Fortaleza. No show “Retrato em Branco e Preto”, mesclam canções autorais e de compositores renomados do cancioneiro popular brasileiro a interpretações pessoais e arranjos próprios. 60min.

Comparsasda Vivenda (CE)

Dia 04, qua, 17h

Um coletivo de artistas que vem se destacando na cena local, pelo trabalho de seus integrantes com a música autoral, com processos criativos musicais e arranjos sutis. Este show marca o retorno dos Comparsas aos palcos após alguns meses com os integrantes se dedicando à produção de alguns de seus projetos solo e paralelos para este ano. 60min.

EmilianoPordeus (PB) - "O Lago Misterioso"

Dia 11, qua, 13h

Natural de Sousa, Emiliano Pordeus iniciou sua carreira aos 16 anos, integrando uma banda de rock influenciado pelos ícones do rock nacional. Dono de estilo próprio e eclético,destacou-se no cenário da região como intérprete, compositor e com o seu projeto voz e violão. Afirma que a música é o seu caminho de realização profissional e emocional. 60min.


MarinaCavalcante (CE)

Dia 11, qua, 15h

Talentosa, o pouco tempo de carreira não foi obstáculo para o reconhecimento de seus dons musicais.Dando os primeiros passos na música em eventos religiosos e confraternizações particulares, o estilo musical voltado à música popular brasileira e ao samba abriu espaço para apresentações em grandes projetos da cidade e à gravação de seu primeiro CD. 60min.

Júnior Cordeiro (PB)

Dia 11, qua, 18h

Poeta, cantor e compositor, a sua estética tem por base as tradições nordestinas, ainda que sua música possua traços urbanos e contemporâneos. Lançou os CDs“Carrascais” e “O Lago Misterioso”, permeados pelo imaginário coletivo e valorizando a tradição popular, mitos, lendas, contos populares, a literatura de cordel e os violeiros repentistas. 60min.

Grupo Urucum na Cara (MG)

Dia 12, qui, 13h e 18h

O grupo Urucum na Cara atua há dez anos no cenário belorizontino e tem como enfoque em suas composições a reverência à cultura afro e avalorização da música popular brasileira. No show "A Beira do Dia", o grupo inova na linguagem e na estética de composições com elementos da música popular. 60min.

Glairton Santiago (CE)

Dia 12, qui, 17h

Cantor erudito e popular focado principalmente no melhor da música popular brasileira dos sambas, choros e bossas. Participou de concertos, recitais, shows e montagens líricas no Ceará e em outros estados. Repertório de qualidade, com requinte na interpretação e favorecida por sua refinada técnica vocal. 60min.


Carol Oliveira (CE) - “Roberto Carlos Blues Acústico”

Dia 19, qui, 13h

Carioca de coração cearense que tem uma história multifacetada na música, Carol Oiveira compõe e toca, além de ter uma vasta experiência como intérprete da música popular brasileira. Traz esse show único com canções em estilo Blues compostas pelo Rei, com sua voz marcante de timbre suave e sua presença encantadora ao palco. 60 min.

TheWorld Is A Coma – “TWIAC” (Juazeiro do Norte - CE)

Dia 19, qui, 18h

Banda de Metal Core Post-Hardcore de Juazeiro doNorte, formada no final de 2010, possui um CD demonstrativo com três músicas gravadas em 2011. Apresentarão, em performance instigante e sonoridade pesada,algumas músicas autorais e também covers de suas influências musicais. 60min.

Viviana Pozzebón (Argentina) – Madre Baile

Dia 25, qua, 13h e 18h

Viviana Pozzebon é um dos grandes expoentes da nova música argentina, fusionando ritmos de raiz afro-americano e do Caribe com beats eletrônicos, em um recorrido sonoro e visual que vai do compasso tradicional à potencia do pulso urbano. A cantora, percussionista e compositora alcançou reconhecimento internacional como emblemático quarteto vocal “De Boca en Boca”, e recebeu vários prêmios como o Grammy Latino 2002 pelo álbum “Mundo”, além de visitar países como Canadá, Brasil, Paraguai, Chile, México, Costa Rica,França, Bélgica, participando de vários eventos e festivais. Com sete discosgravados, Viviana apresenta seu mais recente trabalho, “MadreBaile”, considerado pela crítica, ícone do novo folclore latino-americano. 60min.


ValerieMesquita (CE) – “Todas as Letras”

Dia 25, qua, 17h

Dona de um estilopeculiar, resultado de um mix do soul, rock e jazz americanos, além da MPB,adquiridos na infância e adolescência. Ingressou profissionalmente no cenário musical, aos 22 anos, tendo conquistado um farto público. Com dois CDs gravados, o último, com sua direção e arranjos, apresenta o show, resultado deste, que tem a sua personalidade impressa e 11 faixas assinadas por ela. 60min.

MÚSICAINSTRUMENTAL

Alderley Rocha (CE)

Dia 05, qui, 13h

Músico e compositor há mais de dez anos, AlderleyRocha acompanhou nomes internacionais e estudou música com renomados professores. No show, apresentará seu primeiro álbum solo instrumental intitulado "Sem medo de arriscar", além de alguns standards consagrados da música internacional. 60min.

Iran Laurindo (CE)

Dia 05, qui, 18h

Instrumentista, compositor e professor de contrabaixo. Apresentará nesse concerto composições de seu primeiro CD intitulado “Lana’s Smile” e algumas músicas da escola ontológica da bossa, do samba, e do baião: de Tom Jobim a Luiz Gonzaga,trazendo uma referência brasileira e uma leitura fusion. 60min.

IvanTimbó (CE)

Dia 18, qua, 13h

Jovem instrumentista,compositor, produtor e diretor musical, desde 2005 Ivan Timbó trabalha profissionalmente com música, participando de vários grupos nos quais sempre se destacou por sua dedicação, talento e formação. O CD “Voltas” é seu primeiro disco e traz temas instrumentais que passeiam pelo Nujazz, o qual funde a música eletrônica com diferentes estilos como o soul ou funk. 60min.

EduardoSantos (CE)

Dia 18, qua, 15h

Músico experiente, inicialmente conhecido por Dudu Benson, Eduardo Santos iniciou sua carreira tocando na noite e se destacou por sua força de vontade e perspectiva de vida. Ao longo dos anos, ganhou destaque por sua virtuosidade em sua carreira solo. Hoje, mostra sua paixão pela música, demonstrando como é possível passar por obstáculos e fases difíceis, quando se tem o amor pelo que faz: o amor pela música. 60min.

Ranierde Oliveira (CE) - "Descobrindo"

Dia 18, qua, 18h

Pianista e acordeonista,Ranier de Oliveira nasceu no Crato, onde se destaca por sua atuação na cena musical local. Influenciado pelo pai, desenvolveu a base de sua musicalidad e buscando um conhecimento mais profundo da música de raiz, da música tradicional caririense e toda a riqueza de ritmos e sonoridades como o forró, as bandas cabaçais,pifes e reisados. 60min.

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!