sábado, 10 de dezembro de 2011

LP Frevo Mulher - Amelinha

Frevo Mulher, gravado em 1978, mas lançado no ano seguinte, é o segundo LP de Amelinha. O trabalho recebeu o disco de ouro e foi mais do que merecido, pois trata-se de um disco iluminado. Com produção e direção musical de Carlos Alberto Sion, o disco traz composições de alguns dos maiores nomes nordestinos, que assim como a intérprete, davam os primeiros passos em suas carreiras futuramente vitoriosas: Geraldo Azevedo, Cátia de França, Zé Ramalho, Fausto Nilo, Moraes Moreira e Fagner. Outros compositores fundamentais da MPB também foram selecionados como Sérgio Natureza, Herman Torres, Walter Franco, além de David Tygel que musicou o belo poema de Bruna Lombardi – Que me venha esse homem – mais conhecido na voz de Fafá de Belém, mas que ganha versão não menos interessante da grande intérprete cearense.

A maioria das faixas tem arranjos de Zé Ramalho, mas também de Geraldo Azevedo, Fagner e Paulo Machado. É impressionante a quantidade de músicos de talento que participaram desse trabalho de Amelinha. Lá estão: O Terço, Bendegó, Dominguinhos, Novelli, Copinha, David tygel, Pedro Osmar, Cátia de França, Chico Batera, Sérgio Magrão, Arnaldo Brandão, Paulo Moura, Oberdan Magalhães, Barrosinho e Wilson das Neves entre outros. O coro que participa de algumas das faixas não é menos estelar: Elba Ramalho, Lizzie Bravo, Cátia de França e Walter Franco.

Com um time desses e o repertório de primeira, o disco só poderia mesmo ter feito a carreira de sucesso que fez e marcado o ingresso definitivo de Amelinha na galeria das grandes cantoras brasileiras. No ano seguinte ela seria conhecida nacionalmente com a consagração da música “ Foi Deus quem fez você” , vencedora do Festival MPB-80, da Rede Globo.


LP FREVO MULHER – AMELINHA – 1979 – CBS 138063

Lado 1

1-Frevo mulher (Zé Ramalho)

2-Santa Teresa (Fagner/Abel Silva)

3-Dia Branco (Geraldo Azevedo/Renato Rocha)

4-Galope rasante (Zé Ramalho)

5-Divindade (Walter Franco)

Lado 2

1-Que me venha esse homem (David Tygel/Bruna Lombardi)

2-Coito das araras (Cátia de França)

3-Dez mil dias (Paulo Machado)

4-Noites de cetim (Herman Torres/Sérgio Natureza)

5-Pedaço de canção (Moraes Moreira/Fausto Nilo)

Um comentário:

lurian disse...

Se alguém tiver a ficha técnica das músicas/disco poste, por favor! É um bem a todos nós!!!

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!