sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Johnson Soarez e João Pirambu


Serviço: 13/08 – sábado – 20h – no Teatro da Praia Projeto Um Mais Um Mais Que Dois(Programação vinculada ao SESC Iracema) Show Vagabundo Vagalume, com Johnson Soares e João Pirambu Gravação de CDR$ 6 / R$ 3 Produção de Alan Mendonça e Fabiano de Cristo

O SHOW

João Pirambu & Johnson Soares são músicos de Fortaleza, egressos do Movimento de Cultura Popular do Pirambu. Conhecidos da cidade desde a década de 80, quando surgem à frente da cena musical desse bairro, firmam suas carreiras se fazendo presentes em diversos eventos musicais de nossa capital. Na década de 90 e no início dos anos 2000 realizam espetáculos juntos. Retomam agora a parceria com o show Vagabundo Vagalume, que nos leva numa viagem fascinante através de vários gêneros do nosso cancioneiro. É uma mistura de Baião, Boi, Coco, Maracatu, Samba, Bossa, Ska, Ijexá, Rock, Frevo e Ciranda. O show tem como uma das temáticas a mestiçagem, ao misturar no nosso fogão de lenha gêneros do Brasil e do mundo, mas tem um olhar apurado para as coisas que conferem brasilidade, como os folguedos, nossa alma cabaçal. Nós poderíamos chamar de aula show, se tivesse um caráter mais didático, mas não deixa de ser um estudo dos gêneros musicais brasileiros, e também é festa, é celebração.

OS ARTISTAS

João Pirambu é artista de Fortaleza com atuação musical conhecida da cidade desde a década de 80, quando, junto com outros artistas, surge à frente do Movimento de Cultura Popular do Pirambu, bairro que adotou no nome. Em 1986 realiza seu primeiro espetáculo solo, o show “Mocororó”, no Teatro José de Alencar; e em 1987 é convidado por Guaracy Rodrigues para musicar, ao lado de Pingo de Fortaleza, Fernando Nery e Johnson Soares, a peça teatral “Inhamuns, Terra dos Centauros”, com o qual ganha o prêmio: DESTAQUE DO ANO EM SONOPLASTIA, concedido pelo grupo Balaio. Em 1989 realiza, no Teatro São José, o show “Garra”. Em 2000, ao lado do artista plástico Raio do Mundo realiza o show “Melodia Expor Arte”, no Bar Temático Maria Bonita. Em 2001, com Ronaldo Lopes, apresenta o espetáculo“Pirão de Dois”. João Pirambu é formado em Música pela UECE, e tem Especialização em Metodologia do Ensino da Arte, disciplina que leciona em escolas públicas da cidade, enquanto prossegue como artista, apresentando-se em eventos da cena musical local.

Johnson Soarez, compositor, músico, professor, ator e produtor cultural cearense que desde a década de 80 tem contribuído com os vários setores da vida cultural do Estado, participou de diversos grupos e movimentos culturais que surgiram após a abertura política do país. Nos anos 90 focalizou seu trabalho na área musical como professor de música e músico profissional nas noites fortalezenses. Dirigiu e produziu shows e espetáculos artísticos para a prefeitura de Fortaleza bem como para sindicatos, associações e particulares. Em 2003, já licenciado em música pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, integra a equipe do projeto de musicalização nas escolas estaduais do Ceará chamado ‘Musica Viva’. Em 2004, já como professor efetivo da Rede Estadual de Ensino, leciona a disciplina de arte educação nas escolas da periferia de Fortaleza. Em 2005 é convidado a integrar o projeto ‘Cirandas da Vida’ da Secretaria de Saúde de Fortaleza, projeto este que mais tarde viria a se transformar no núcleo de educação popular em saúde. Produziu e dirigiu dois cd’s de áudio e dois documentários das práticas de saúde nas comunidades periféricas da cidade. Atualmente Johnson Soares desempenha intensa atividade artística e integrante do Movimento Escambo de Teatro Rua Livre, e em 2006 participou dos espetáculos Nossas Manifestações ( 2008), Poemia do Mundo e Cabeça de Papelão (2010) ao lado de Ray Lima e Jr. Santos. Em 2009 e 2010 participou do espetáculo cenopoetico ‘Laminas’ que percorreu vários estados brasileiros.

REPERTÓRIO

1. Canção do Bacamarte - Baião Rock(Johnson Soares / João Pirambu)
2. Tudo Que Sei Dessa Vida - Boi Progressivo(Alan Mendonça/Johnson Soares / João Pirambu)
3. Poço da Pedra - Pop Boi(João Pirambu / Johnson Soares / Bernardo Neto)
4. Você Disse Que a Vida Era - Ska em 3/4(Johnson Soares / João Pirambu)
5. Destabanada Lua - Pop Rock Lento(Johnson Soares / João Pirambu)
6. Para Mácio e Lô - Rock Progressivo em 5/4(Alan Mendonça/Johnson Soares / João Pirambu)
7. Leve - Baião Pop(João Pirambu / Alan Mendonça)
8. João, O Brasileiro - Bossa(Johnson Soares / João Pirambu)
9. Joga Pra Iemanjá - Ijexá(Ronaldo Lopes / João Pirambu / Chico Neto)
10. Menina da Vila do Coco - Coco Praiero10. A Última Noite do Chico - Samba Chôro(Johnson Soarez/Antônio Barbosa)
11. Vagabundo Vagalume - Pop Rock progressivo(Johnson Soares/João Piarambu)
12. Salvador D'qui - Maracatu/baião(Johnson Soares/João Piarambu)

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!