sexta-feira, 11 de março de 2011

Shows dias 11/3 e 12/3


Sábado, dia 12/03, às 20h, no SESC SENAC Iracema

BRECULÊ e ARGONAUTAS no Projeto "Um mais um mais que dois", dentro da programação do ARMAZÉM DO SOM
Produção de Fabiano de Cristo e Alan Mendonça

Seguindo a proposta de unir mensalmente dois grupos ou artistas solo para a apresentação de um show único e interativo iniciada no mês de fevereiro com Água de Quartinha e a banda Cântaro, convidamos agora ao palco do Armazém do Som os grupos Breculê e Argonautas. Grupos de parceria já experimentada em outros momentos e que trarão para o SESC SENAC Iracema um show com virtuosismo e poesia.

O grupo Argonautas foi fundado em 1997 e apresenta-se em público desde 1999 em Fortaleza, dedicando-se à criação e à execução de música popular brasileira. Tendo como principais objetos de trabalho canções de autoria própria, o grupo se identifica também com compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Elomar e vários outros da música nordestina e nacional. A música erudita também tem um papel importante na formação dos músicos e no manejo de seus arranjos, harmonias e melodias, que visam sempre a uma renovação.

Mas é no repertório próprio que o grupo melhor explora o vocabulário musical, seja em disgressões harmônicas, estéticas ou rítmicas. Xotes, baiões, toadas, marchinhas, sambas, bossa nova e muitos outros ritmos do Brasil são explorados na sua pureza, sem descaracterização. As experimentações são reservadas a outros fundamentos, como as harmonizações, os arranjos e as escolhas instrumentais.

Ressalte-se também a poesia de Alan Mendonça, presente em grande parte das letras, essencial na formação do caráter estético do grupo.

O Breculê desenvolve um trabalho dedicado à música brasileira, em sua diversidade instrumental, rítmica, harmônica e poética, com composições transversadas em uma linha contemporânea de experiência criativa. Com belas composições e arranjos ousados, o grupo trafega entre valsas percussivas, e sobreposições de maracatus, baiões, sambas, que por vezes dão origem a ritmos híbridos, explorando timbres e combinações instrumentais. O primeiro fruto deste trabalho é o disco Vidas Volantes, lançado em 2010, e que foi muito bem recebido pelo público cearense e vem rendendo boas críticas em jornais e revistas.

O disco faz um apanhado da criação musical dos músicos do Breculê de 2004 a 2008 e foi produzido de forma independente, tendo a primeira prensagem patrocinada pelo BNB. Contém 14 faixas, sendo 11 composições inéditas e outras três faixas com releituras instrumentais de músicas do disco, executadas com participação de outros artistas.

Existente desde agosto de 2007, o Breculê é formado por Pedro Fonseca (violão e voz), Fabrício Rocha (violão e voz), Milton Ferreira (baixo) e os três percussionistas, Fábio Marques, Tulio Bias, e Igor Caracas – e conta em suas apresentações com o apoio dos músicos convidados Jordão Luz (trompete), Mathilde Filiat (violino) e Rondinele Bezerra (violoncelo).

SERVIÇO:

BRECULÊ e ARGONAUTAS no ARMAZÉM DO SOM
Dia: 12/03 (Sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro SESC SENAC Iracema
Endereço: Rua Boris, 90, Praia de Iracema (ao lado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)
Informações: 3252-2215 / 3452-1242

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!