quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fagner - LP Orós - 1977

O LP Orós, lançado em 1977 talvez seja um dos discos mais instigantes da carreira de Fagner. É o seu 4º trabalho, lançado em seguida ao disco que tinha seu nome como título e que teve um bom desempenho em termos de vendagens se comparado aos dois primeiros trabalhos.

Seria previsível que Fagner apostasse na fórmula do disco de 1976 e tentasse repetir a dose para ver se conseguia mais sucesso comercial e se tornar mais conhecido ainda, já que estava em início de carreira, porém quando se trata de um artista inquieto e criativo como ele, nada disso aconteceu, o que é ótimo.

Orós não tem nada de óbvio, a começar pela arte da capa (Cafi e Fausto Nilo) e também pelo número de músicas. Em uma época em que era quase que obrigatório se gravar doze músicas, Orós tem oito faixas, sendo uma delas instrumental. Porém o que mais surpreende no disco é a parceria com Hermeto Pascoal, um artista que até os dias de hoje é cultuado por todos que entendem de música mas está longe de ser um músico popular.
Hermeto fez a direção musical e os arranjos do disco, enquanto Fagner cuidou da produção. O LP contou também com a participação de grandes nomes da música brasileira como Paulinho Braga (bateria) Chico Batera (percussão), Nivaldo Ornelas (sax), Márcio Montarroyos (trumpete, fluguel horn), Dominguinos (acordeon), Mauro Senise (flauta), André Dequech (violino) e Robertinho de Recife (guitarras, viola e citar) entre outros.

Ao contrário do que se podia esperar de um disco que nada tinha de comercial, duas canções se destacaram e foram bem executadas na época: “Cebola cortada” e “Flor da Paisagem”, essa mais conhecida na voz de Amelinha do que na de Fagner.

Orós foi eleito como o “disco do mês” da Revista Status, o que na época era um prestígio, tendo inclusive sido colado um selo na capa do disco com o “título”.


LP ORÓS – CBS no. 230010 – 1977

Lado A

1-Cinza (Fagner)
2-Flor da paisagem (Robertinho de Recife/Fausto Nilo)
3-Esquecimento (Fagner/Brandão)
4-Romanza (Fagner/Belchior/Fausto Nilo)

Lado B

1-Epigrama no. 9 (Fagner/Cecília Meireles)
2-Cebola cortada (Petrúcio Maia/Clodo)
3-Orós (Fagner)
4-Fofoca (Hermeto Pascoal)

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!