segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Festival Ponto CE - 3 a 6/11 - Fortaleza

O Festival Ponto.CE 2010 está repleto de novidades em seu quinto ano de realização.

Agora com quatro dias e ocorrendo em dois diferentes locais – no Centro Cultural Banco do Nordeste (de 3 a 6/11) e no Anfiteatro do Dragão do Mar (5 e 6/11) -, o evento segue valorizando a diversidade cultural no Estado.Uma das principais novidades para este ano é a programação diferenciada. Além das performances de dança e das apresentações musicais e de audiovisual no Anfiteatro do Dragão do Mar, o festival contará pela primeira vez com palestras, workshops e oficinas, durante quatro dias, no Centro Cultural Banco do Nordeste. No local haverá, ainda, tardes de autógrafos, apresentações musicais e exibição de fotos e vídeos dos cinco anos do Ponto.CE. Vale destacar que a programação no CCBNB é completamente gratuita.A ampliação da programação para quatro dias é fruto da diversidade cultural que o festival propõe ao público, resultado da unificação de linguagens, através da música, da dança e do audiovisual, deixando claro a crescente evolução de cada edição e comprovando que o Ponto.CE vai muito além de um evento musical.

Atrações

A grande atração musical internacional já confirmada para o evento será a vinda de Marky Ramone, ex-integrante do Ramones, considerada até hoje uma das mais importantes bandas da história do punk rock mundial. Marky fez parte da banda em duas oportunidades: de 1978 a 1983 e de 1987 até o fim, em 1996.Outra importante banda que marca presença no Ponto.CE 2010 é a Garage Fuzz, uma das mais influentes no underground brasileiro. Formada em Santos, na década de 90, possui quatro álbuns, sendo um deles ao vivo.
Projeto “24 horas de Arte e Cultura”

Mais um destaque do festival é o lançamento do projeto “24 horas de Arte e Cultura”, já que nos dias 5 e 6 de novembro a programação coincide nos dois locais de realização. Assim, a programação tem início às 14h do dia 5 no CCBNB, com o ciclo de palestras e oficinas, e vai até às 18h - horário em que começa a programação no Dragão do Mar. No local, os shows vão até às 2h da manhã, o que totaliza 12 horas ininterruptas de palestras, shows, intervenções de dança e exibição de fotos e vídeos.

Histórico

O Festival Ponto.CE nasceu em 2006 na cena independente de Fortaleza e, desde então, permanece com o intuito de alavancar a cultura no Ceará, promovendo a interação de artistas locais e do público com grandes nomes dos cenários nacional e internacional. Sucesso total em todos os anos, o Festival já reuniu ao todo 25 mil pessoas e gerou mais de 1500 empregos diretos.Em 2010, o festival foi um dos quatro projetos de todo o Estado do Ceará que obtiveram aprovação por dois anos seguidos, no edital da Oi Futuro, que apoia o evento através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, N° 13.811 de 16 de Agosto de 2006.

Confira a programação completa do Ponto.CE 2010 no site do CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE

Todos os dias exibições de vídeos do Festival Nóia no Hall de entrada do CCBNB

DIA 03 DE NOVEMBRO

Auditório 3º andar

12h00 às 14h00 – Rock.docExibição do documentário “Geração Emo Core” e conversa com realizadores.Resumo: a Praça Portugal e a Praça dos Bichos são hoje consideradas na cidade de Fortaleza ponto de encontro de jovens de várias tribos, o documentário retrata um grupo que causa uma maior estranheza e discussão, os EMOS. Todos nós sabemos que os EMOS existem, mas quem são? Qual a sua ideologia? Fugindo de todos os paradigmas impostos pela sociedade, o vídeo mostra a capacidade pensante dos entrevistados, passando uma mensagem de igualdade, liberdade e compreensão. Os EMOS são a nossa nova geração não tão diferentes de todas as gerações passadas que tiveram destaque como os punks, góticos ou hippies.

14h00 às 16h00 – Bate-papo sobre “Empreendedorismo Cultural” com Paulo Benevides
Auditório – 2º andar

16h às 16h40 - MIGUEL CORDEIRO (CE)1
7h às 17h40 - CONCRETO E ASFALTO (CE)
18h às 18h40 - THRUNDA (CE)

DIA 04 DE NOVEMBRO

Auditório 3º andar

12h00 às 14h00 – Rock.docExibição do documentário “Rock City: A cena roqueira da Maracanaú” e conversa com realizadores.Resumo: Vídeo sobre os personagens e a história do movimento rock no município de Maracanaú. Trata-se de um recorte da cena de rock que atua em Maracanaú, que se justifica pelo expressivo publico que acompanha esse segmento musical justificando assim o número de bandas que já surgiram no decorrer das últimas duas décadas.

14h00 às 16h00 – Bate-papo sobre “Experiências de associativismo e redes colaborativas na música” – Amaudson Ximenes, Lucas Gurgel, Felipe Ferreira e Thais Andrade

Auditório – 2º andar

16h às 16h40 - VERONA (CE)
17h às 17h40 - TUBO NA BATERA (CE)
18h às 19h00 - BLACK DRAWING CHALKS (GO)

DIA 05 DE NOVEMBRO

Auditório 3º andar

12h00 às 14h00 – Rock.docExibição do documentário “Arte in Foco” e conversa com realizadores.Resumo: Vídeo sobre a cultura e os grupos culturais do Município de Maracanaú. Um pouco da história de grupos artísticos nas mais variadas vertentes com atuação no município de Maracanaú alguns deles com mais de 15 anos de existência envolvendo teatro, dança e tantas outras manifestações culturais.
Hall de Entrada

15h00 às 15h45 – Tarde de autógrafos com a banda Hevo 84 (SP)
Auditório – 2º andar

16h às 16h40 - FACADA (CE)17h às 17h40 - MY FAIR LADY (CE)18h às 19h00 - MERDA (ES)

DIA 06 DE NOVEMBRO

Auditório 3º andar

12h00 às 14h00 – Rock.docCabeça Metal – O retrato dos headbangers cabeça chata e conversa com os realizadores Resumo: O metal é hoje um estilo de vida consolidado em Fortaleza, onde existem vários adeptos, chamados headbangers. O documentário investiga o aparecimento do estilo na cidade, traçando um retrato dos pioneiros do estilo em Fortaleza.

14h00 às 16h00 – Bate-papo sobre “Experiências com turnês no exterior” - Ricardo Leão - The River Raid (PE), Talles Lucena - Full Time Rockers (CE), Orlângelo Leal - Dona Zefinha (CE), Bruno Gabai - S.O.H (CE) e Lucas Gurgel – roadie da turnê SOH (CE)

Auditório – 2º andar

16h às 16h40 - DAGO RED (CE)
17h às 17h40 - INFLAME (CE)
18h às 18h40 - CLAMUS (CE)

ANFITEATRO DRAGÃO DO MAR

DIA 05 DE NOVEMBRO

IVAN TIMBÓ (CE)
BAQUE LIRICO (CE)
JONNATAN DOLL & OS GAROTOS SOLVENTES (CE)
ARSENIC (CE)
HEVO 84 (SP)
BUMBACLAT (CE)
HUMANA (CHILE)

DIA 06 DE NOVEMBRO

LOBO DO ASFALTO (CE)
FULL TIME ROCKERS (CE)
PIRON HERON (CE)
GARAGE FUZZ (SP)
SELVAGENS À PROCURA DE LEI (CE)
CAPONES (CE)
MARKY RAMONE’S BLITZKRIEG (USA)

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!