domingo, 21 de novembro de 2010

Cyda Olímpio - Nem jazz nem jeans

“Cyda Olímpio canta choro, samba, xote, baião, blues, rock e música popular brasileira. É como canta: Um verdadeiro furacão, que arrasa, no bom sentido.” (Diário do Nordeste).

Considerada uma das revelações de sua geração, a cantora e compositora Cyda Olímpio - nascida em Fortaleza - canta desde criança, impulsionada pelo incentivo de sua mãe, cantora de rádio, e de seu pai, um colecionador de vinis. Profissionalizou-se aos 19 anos, atuando nos principais palcos das cidades do Nordeste brasileiro.
Foi integrante do Grupo Folclórico Filhos do Sol e do Grupo Vocal Blasfêmeas. Participou do XII Festival SESC da Música Cearense e ganhou o prêmio de MELHOR INTÉRPRETE do Ceará com a música “Em Algum Lugar Sagrado”, de Rogério Franco e Marcílio Homem, registrada no CD SESC da Música Cearense.
Foi classificada como finalista no XII Festival Nordestino de Camocim e novamente reconhecida como MELHOR INTÉRPRETE com a música “Na Mira”, de Rogério Franco. Participou do CD Solo Feminino, de Pingo de Fortaleza, cantando a faixa “Cantiga de Negro Velho”, de Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça.
Conquistou o 2º lugar no Festival The Wall/Calipso de Novos Talentos.
Durante quatro anos foi a intérprete oficial do carnaval de Fortaleza e também integrante do Grupo BEBADOSAMBA.

Gravou seu primeiro CD - NEM JAZZ NEM JEANS, em 2005, registrando parte de suas composições. Fez o lançamento oficial desse CD no palco da MPB Petrobras, no Anfiteatro Dragão do Mar, em Fortaleza.
Fez ainda abertura de shows de artistas como Chico César, Danilo Caymmi, Simone Guimarães, Renata Arruda, Nando Cordel, entre outros. Em novembro de 2006 realizou o seu primeiro show no Rio de Janeiro, no lançamento oficial do livro Cancioneiro de Humberto Teixeira, como homenagem ao compositor.

Em julho de 2007, cantou na Modern Sound ao lado de Geraldo Azevedo, Cátia de França, Amelinha e Vital Farias no show em comemoração aos 35 anos de carreira de Cátia de França. Em outubro de 2007 Cyda Olímpio fez o lançamento do show Flores do Nordeste no SESC Consolação, em São Paulo e em novembro do mesmo ano no Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro.

Atualmente a artista está apresentando o espetáculo Flores do Nordeste e preparando o novo CD, cujas canções são a tradução do mapeamento da cultura popular dos nove estados que compõem o Nordeste brasileiro.

DISCOGRAFIA : 2005 - CD Nem Jazz Nem Jeans Primeiro CD da cantora foi gravado em 2005 e lançado no mesmo ano, no palco do Centro Cultural do Banco do Nordeste e no Anfiteatro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, como parte da programação do projeto MPB Petrobras. Tem 11 faixas com músicas da artista em parceria com Tim Fonteles, Carlinhos Patriolino, Edmar Gonçalves, Bebel Feijó, além de composições de Mano Borges, Alan Mendonça e Cátia de França.

PARTICIPAÇÕES: 2007 - CD Enquanto a Cidade Dorme Música - "Encontros" (Edmar Gonçalves e Alan Mendonça); 2007 - CD Maracatuará Música - "Cantiga de Negro Velho" (Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça) 2005 - CD Festival SESC da Música Cearense Música - "Em Algum Lugar Sagrado" (Rogério Franco e Marcílio Homem); 2002 - CD Festival The Wall-Calipso de Novos Talentos Música - "Vida Sol" (Rogério Franco e Dalton Moura); 2002 - CD Solo Feminino Música - "Cantiga de Negro Velho" (Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça).

CYDA OLIMPIO - CD Nem Jazz nem jeans - 2005

1-Fotossensor De Novela
2-Cá Dentro De Mm
3-Você É Tudo
4-Absoluto
5-Taí O Samba
6-Exceto
7-Nem Jazz, Nem Jeans
8-Encontros
9-Lembro De Ti
10-Em Cima Do Tempo
11-Lá Vem Batista
Nota: No RJ, o CD pode ser encontrado na loja MODERN SOUND - R. Barata Ribeiro, 502 - Copacabana

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!