quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Claujur Alencar - CD "Lume de mãe"



Cearense de Fortaleza, aos 15 anos CLAUJUR ALENCAR subiu ao palco pela primeira vez e venceu um concurso para calouros, no internato onde estudava, ao pé da Serra de Pacatuba, no interior do Ceará. Essa vitória veio acrescentar mais um sonho a outros já tão comuns na adolescência: ser cantor. A saída do internato, ao final do curso e o dia-a-dia da capital propiciaram uma busca mais objetiva do envolvimento com o mundo artístico, mesmo para um jovem extremamente tímido. Nesse dia-a-dia, estava o Curso de Turismo da Escola Técnica Federal do Ceará e a participação na banda do exército, durante o serviço militar.

O Grupo de Jovens da paróquia do bairro (Otávio Bonfim) era outro bom cenario. Foi lá que, após muita insistência e paciência, conseguiu se destacar, ao mesmo tempo em que aprendia a cantar, tocar violão, guitarra e bateria. Em 1977, após muita relutância, venceu mais um pouco da sua introspecção e decidiu enfrentar um programa de calouros, ao vivo, na TV TUPI. Vencedor por unanimidade, passou a cantar como convidado da TV e em casas noturnas.

Conhecer BELCHIOR, pessoalmente, seu maior ídolo, foi o maior incentivo. Outro fato marcante que serviu para impulsionar aquela vocação foi participar com a música “NOTURNA” em um grande festival de MPB promovido pelo SESC.

BELCHIOR sempre dizia a CLAUJUR (pessoalmente, por carta ou telefone) que a vida artística acontecia, mesmo, em São Paulo...” Se a intenção é se promover, cantar, fazer sucesso, o jeito é buscar aquela terra onde estão as gravadoras, onde as coisas acontecem...”

Entre 1979 e 1980, a TV TUPI estava cambaleando... No início de1980, encerra as atividades... Em Setembro, CLAUJUR desembarca na rodoviária do Glicério, em São Paulo...A nova realidade amplia a visão do artista, que passa a ser mais crítico, mais social, sem perder de vista sua raiz bucólica. Aos poucos, CLAUJUR inicia a divulgação do seu trabalho, com sua voz, uma gaita e um violão, nos festivais e nos shows de ZÉ GERALDO, RENATO TEIXEIRA, BELCHIOR e VIDAL FRANÇA entre outros. Quanto aos festivais, Amparo, Ilha Solteira, Mairinque,São Paulo, Serra Negra, etc...

Em 1986, o primeiro disco independente, gravado com a Banda de BELCHIOR, produzido por JORGE MELLO. O trabalho fez muito sucesso na Rádio Brasil 2000 e na Globo Excelsior. A divulgação incluiu passagens pelos programas de Fausto Silva,(“Perdidos na Noite”), Bolinha e Raul Gil.

Claujur estudou Jornalismo e formou-se em Pedagogia.
Hoje, nas suas apresentações, além da voz , do violão e da gaita, CLAUJUR está acompanhado por excelentes músicos (bateria,baixo, guitarra, teclado, backing vocal,saxofone, violino).

Participações em Eventos:

- Projeto Quarta Musical Itaú-Metrô (Largo São Bento, São Paulo)
- Projeto Jovens Talentos (Universidade São Paulo)
- Gravação da música tema para o “Projeto Tietê”, com IVAN LINS, SÁ & GUARA BYRA, SULA MIRANDA, ZÉ GERALDO, RONNIE VON, etc. (São Paulo)
- Casa de Cultura Freguesia do Ò, com JORGE MAUTNER (São Paulo)
- SESC Itaquera (São Paulo)
- Tom Brasil (São Paulo)
- Arte nas Ruas – Secretaria Municipal de Cultura (São Paulo)
- Música na Praça – Santo André – SP
- Música no Parque – Parque do Carmo (São Paulo)
- SESC Itaquera (São Paulo)
- Centro Cultural Vergueiro (São Paulo)
- TV e Rádio em Fortaleza – CE


CD LUME DE MÃE – CLAUJUR ALENCAR

1- Lume de mãe
2- Quando Fortaleza amanheceu
3- Felicidade, meu sonho, meu ninho
4- Mestra paixão
5- Dois cigarros
6- To bem...não precisa me procurar
7- Escaravelho
8- Blá blá bla, lero lero e PT Saudações
9- Anjinho passarinho
10- A deixa
11- Reputação
12- O verde calha mais

Todas as músicas de autoria de Claujur Alencar
Produção do CD de Claujur
Músicos: Benigno Júnior (baixo), Márcio Alves e Carlos Ruiz (guitarras), Galba (violino), Fernandes e Darcy Marolla (bateria), Dino Daia (sax), Ronald (teclados)

*********************************************************************************

Contatos com o artista:

SÃO PAULO:
(11) 953504885 (TIM)
(11) 977087294 (TIM)
(11)3228-0114 (VIVO)


claujuralencar@gmail.com / claujuralencar@ig.com.br

Para conhecer mais:

http://encontraoautoral.ning.com/

http://www.youtube.com/watch?v=iQjBjzg52O0

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!