domingo, 7 de novembro de 2010

Arievaldo Viana em Porto Alegre

Na foto: Jô Oliveira, Arievaldo Viana, Luiz Coronel, Paixão Côrtes (patrono da feira) e o cartunista Santiago
UM ENCONTRO ENTRE O RIO GRANDE DO SUL E O NORDESTE
30 de outubro de 2010 (Fonte: BLOG DO LEITOR - 56ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE)

Originária do Nordeste brasileiro, a literatura de cordel invade a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre na forma de contos do escritor gaúcho Simões Lopes Neto. O evento Conversando sobre cordel e causos gaúchos reuniu, na Arena das Histórias, o ilustrador pernambucano Jô Oliveira, o poeta cearense Arievaldo Viana, o chargista gaúcho Santiago, o poeta Luiz Coronel e o patrono Paixão Côrtes.

- A literatura de cordel que representa o sentimento do nordestino agora atinge o linguajar do Rio Grande do Sul, declarou Paixão Côrtes, fazendo referência aos dois contos gauchescos de Simões Lopes Neto (Melancia e Coco Verde e 300 Onças) adaptados para o cordel. Um dos realizadores deste trabalho, Arievaldo Viana, lembrou da admiração pelo escritor gaúcho e ainda proferiu contos e causos oriundos do Ceará, adotando a linguagem característica do sertão. Jô Oliveira admitiu que a ideia de trazer a literatura de cordel para o Rio Grande do Sul já era antiga:
- As obras de Simões Lopes Neto representavam um sentimento de que precisávamos fazer essa aproximação. Jô Oliveira, Arievaldo Viana, Luiz Coronel, Paixão Côrtes e Santiago Santiago acredita que o escritor soube adaptar o linguajar do gaúcho “sem assassinar a língua portuguesa. Paixão Côrtes conclamou o início de seus trabalhos de pesquisa nos anos 40, os quais revelam que as únicas imagens que o gaúcho representava a si próprio tinham raízes nos caubóis americanos. O poeta Luiz Coronel ressaltou a importância da obra popular:

- Não há grande obra que não tenha passado pela esfera popular. E isso tem muito a ver com o povo gaúcho, representado na figura do patrono deste ano. Em 2010, a Feira se mirou no espelho e viu que tinha um bigode bonito.

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!