sábado, 2 de outubro de 2010

Massafeira Livre - O livro



Está mais do que de parabéns a iniciativa de Ednardo de organizar e compilar em um livro fundamental toda a estória do projeto /movimento Massafeira Livre. Depois de 2 anos de pesquisa, o cantor e compositor cearense oferece ao público um trabalho impecável sobre em período importante e decisivo no desenvolvimento e evolução da música cearense.

O livro é grande em todos os sentidos. O pesado volume de 312 páginas, organizado, dirigido e coordenado por Ednardo contou, para sua realização, com as parcerias da Aura Produções, Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará e Ministério da Cultura. Os textos constantes do livro são de autoria de Ednardo, Augusto Pontes, Brandão, Rosemberg Cariry, Gilmar de Carvalho, Fausto Nilo, Mona Gadelha, Calé Alencar, Ruy Vasconcelos, Eleuda de Carvalho, Rodger Rogério, Pedro Rogério, Artur Bruno, Nelson Augusto, Graco Silvio, Michel Platini Fernandes e Vanderly Campos de Oliveira. Conta ainda com os depoimentos de Rogério Soares, Régis Soares, Teti, Alano de Freitas, Siegbert Franklin, Lúcio Ricardo, Oswald Barroso, Gentil Barreira e Wagner Castro. Há ilustrações de Brandão, Fausto Nilo e do próprio Ednardo.

É claro que ainda não tive tempo de ler o livro inteiro para poder comentar com mais calma e propriedade os textos ali presentes, mas o pouco que já folheei, deu para ver que o trabalho é profundo e completo. Além de trazer uma análise de como nasceu, cresceu e se desenvolveu o Movimento através daqueles que participaram de tudo, há também uma bela coleção de fotos inéditas, a maioria delas dos acervos da Aura Produções e de Rosemberg Cariry, muitas clicadas pelas lentes do fotógrafo cearense Gentil Barreira.

Em sua parte final o livro traz matérias e fotos do show comemorativo dos 30 anos da Massafeira Livre – acontecidos em Fortaleza em 2009 e também reproduções de matérias e entrevistas publicadas nos jornais cearenses.

Encartado no livro, o CD duplo Massafeira vem em uma edição mais simplificada, em formato digipack.

Os 30 anos da Massafeira Livre não poderiam ter sido comemorados de forma melhor. Pena que algumas pessoas fundamentais no movimento não estejam mais aqui para ver o resultado do magnífico trabalho organizado por Ednardo, mas com certeza Augusto Pontes, Petrúcio Maia, Stélio Valle e Ana Fonteles estão homenageados e serão sempre lembrados como figuras que fizeram a diferença nesse período de ouro da música do Ceará.

LIVRO : Massafeira- 30 anos – Som, Imagem, Movimento, Gente – Organizado por Ednardo – Fortaleza Edições Musicais, 2010 – 312 páginas

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!