sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Manifesta Festival


ManiFesta! Festival das Artes


Em março de 1979, o Theatro José de Alencar abriu as portas durante 4 dias, para mais de 400 artistas, dentre músicos, poetas, atores, dançarinos, artistas plásticos, fotógrafos e cineastas, engajados em apresentar suas manifestações artísticas autorais. Foi a Massafeira Livre, um movimento cultural coletivo, que envolveu um grande público e revolucionou o conceito das apresentações tradicionais no Theatro, estendendo o evento por mais de 6 horas de duração em cada dia. Como a música teve um destaque especial, o movimento gerou um disco duplo, que lançou grandes nomes da cultura cearense e deixou marcado na história a determinação desses jovens artistas.

Inspirado no espírito de coletividade que moveu a Massafeira Livre, surge o ManiFesta! Festival das Artes, lançando novas metas, novas setas, novos sonhos. Mais de 300 artistas realizarão uma ocupação multicultural em todos os espaços do histórico Theatro José de Alencar, no sábado dia 18 de setembro de 2010, numa maratona de 18 às 6 horas da manhã, com entrada franca.

Na noite do evento será lançado oficialmente o albúm duplo Massafeira em CD remasterizado, e o Livro Massafeira 30 Anos - Som Imagem Movimento Gente, escrito coletivamente por diversos autores. O livro foi organizado pelo cantor e compositor Ednardo e conta com muitas imagens inéditas, fotos de Gentil Barreira, ilustrações de Brandão, fotogramas do filme realizado por Ednardo durante a Massafeira, imagens de Rosemberg Cariry, além de trabalhos de vários outros artistas.

O teatro centenário será palco do encontro de gerações, onde se apresentarão Ednardo, Rodger Rogério, Calé Alencar, Lúcio Ricardo, Chico Pio, Régis e Rogério, entre outros, junto com novos artistas que se destacam na atual cena musical cearense, como Vitoriano, Daniel Medina, Breculê, Jonnata Doll, Renegados, Coletivo Bora!, 4deCada, além de outras bandas.

As fotos de Gentil Barreira e os filmes de Rosemberg Cariry também dialogarão com a arte de diversos grupos de múltiplas linguagens, como música, dança, teatro, performance, poesia, intervenções, literatura, cinema, vídeo, artes plásticas, instalações, exposições de fotos, quadros e esculturas.

A oportunidade de avaliar a importância de movimentos artísticos coletivos como a Massafeira nos dias de hoje, abre espaço para a discussão sobre as políticas culturais e a movimentação artística local, propondo uma atuação mais efetiva dos órgãos governamentais, dos produtores e dos artistas, na criação de projetos que proporcionem um funcionamento mais efetivo de toda a cadeia produtiva das artes no Ceará.

O filme Massafeira realizado por Ednardo e Julia Limaverde, com imagens inéditas captadas em negativo 16mm durante a Massafeira em 1979, será exibido durante o evento. Com a intenção de dar continuidade ao documentário, será realizado durante a noite, um filme coletivo ao vivo, onde o público poderá colaborar levando suas câmeras, máquinas fotográficas e até câmeras de celular, para captar imagens durante a realização do evento.

Todos são bem vindos, será uma noite especial! Além das apresentações programadas, convidamos o público para vestir seus figurinos, trazer seus personagens, desengavetar suas poesias e interagir, seja filmando, atuando ou simplesmente prestigiando. Manifestem-se!


Coletivo ManiFesta!
http://manifestafestival.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!