domingo, 19 de setembro de 2010

Fagner - Compacto Promo "Años"



Poster que serve de encarte para o compacto Promo


Contra capa

Capa principal

Um dos aspectos mais interessantes e cobiçados para quem coleciona discos são os chamados “promocionais” ou “promos”. Trata-se de compactos, singles (formato de LP, mas com uma ou duas músicas) e hoje os CD singles que as gravadoras lançavam com o objetivo de promover determinada canção dos discos.

Normalmente esse tipo de lançamento ficava restrito às rádios e aos executivos das gravadoras da época, mas felizmente para o colecionador e simples mortal, eles acabavam eventualmente aparecendo nas lojas de segunda mão, ou descartados pelos disc-jóqueis que vendiam suas coleções ou mesmo por algum funcionário de rádio que tinha acesso aos discos. A maioria trazia ou uma etiqueta informando que era “exemplar de divulgação”ou “invendável”, “promocional” ou “amostra”. O selo dos discos também costumava ser branco. Alguns eram iguais ao exemplar comercial, vendido nas lojas, mas outros tinham uma capa exclusiva, apenas para a promoção. Outros ainda vinham acompanhados de um release que é um texto falando sobre o artista e/ou sua carreira.

Como um cantor de grande sucesso popular, Raimundo Fagner teve vários desses discos promocionais lançados ao longo do tempo e alguns deles tinham capa muito interessantes e exclusivas. Um dos que eu mais gosto, com uma produção bem caprichada, foi um dos compactos promo para o disco “Traduzir-se” de 1981. As canções eram “Años” e “Flor do algodão”. Com um lindo trabalho gráfico, o promo vinha acompanhado de um pôster dobrável que servia como “capa” para o disco, além de ter fotos e um texto sobre o LP. É um belo exemplo de que quando as gravadoras tinham interesse, produziam um trabalho de qualidade e que sem dúvida são cobiçados pelos fãs e colecionadores do artista.

RAIMUNDO FAGNER – COMPACTO PROMOCIONAL – Años/Flor do Algodão
CBS CP-995/BSO – 17.657 - 1981

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!