sábado, 22 de maio de 2010

CD Quando fevereiro chegar - Uma lírica de Fausto Nilo




Em um típico lançamento LS (lançamento secreto) como Fagner gosta de dizer, circulou no início do ano em Fortaleza o excelente CD “Uma lírica de Fausto Nilo”. Aparentemente um projeto da Prefeitura de Fortaleza visando homenagear Fausto Nilo no Carnaval de 2010, o CD foi gravado em sua maior parte nos estúdios de Robertinho de Recife, no Rio, entre novembro e dezembro de 2009. Outras faixas foram gravadas nos estúdios dos próprios artistas como no caso de Zeca Baleiro e de Fernanda Takai.

As canções focalizadas são as parcerias de Fausto com vários autores, mas principalmente com Moraes Moreira, com quem o letrista cearense compôs muitas de suas músicas com ritmos apreciados no Carnaval. Vários intérpretes foram convidados para participar e o mais interessante é que a escolha da música que cada um interpretou ficou longe do óbvio. Um exemplo disso é que Moraes Moreira interpretou “Pedras que cantam”, uma canção bem conhecida no repertório de shows de Fagner, enquanto este gravou “Chorando e cantando”, mais conhecida na voz de Geraldo Azevedo.

A faixa final do disco “Bloco do Prazer” traz Fausto Nilo e todos os outros artistas que participaram do projeto e vale a pena destacar aqui, como bem lembrou um amigo meu, que este talvez seja o único registro da união dos 3 grandes guitarristas dos anos 70/80: Robertinho de Recife, Armandinho e Pepeu Gomes.

Todas as canções do disco são bem conhecidas, pois tocaram muito no rádio, muitas delas na voz de Moraes Moreira, então é inevitável que a gente cante junto o tempo todo. Um CD delicioso de se ouvir, mas com apenas um defeito: o modo como foi lançado. Um trabalho deste deveria sair com uma grande tiragem, disponível nas lojas de discos e para compra via internet, porque com certeza muitos admiradores da obra do grande letrista gostariam de ter o original do trabalho. Tomara que isto aconteça e que todos possam ter acesso ao CD, tão difícil de ser encontrado.

CD "QUANDO FEVEREIRO CHEGAR - UMA LÍRICA DE FAUSTO NILO" – VÁRIOS – 2010
1- Vida boa (Armandinho/Fausto Nilo) – voz: Geraldo Azevedo2- Coisa acesa (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Caetano Veloso3- Santa fé (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Elza Soares4- O elefante (Robertinho de Recife/Fausto Nilo) – voz: Fernanda Takai5- Pão e poesia (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Ivan Lins6- Chão da praça (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Carlinhos Brown7- Periga ser (Robertinho de Recife/Fausto Nilo) – voz: Zé Ramalho8- Eu também quero beijar (Moraes Moreira/Pepeu Gomes/Fausto Nilo) – voz: Zeca Baleiro9- Zanzibar (Armandinho/Fausto Nilo) – voz: Jorge Vercillo10- Pedras que cantam (Dominguinhos/Fausto Nilo) – voz: Moraes Moreira11- Chorando e cantando (Geraldo Azevedo/Fausto Nilo) – voz: Fagner12- Bloco do prazer (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Fausto Nilo e todos
_________________

2 comentários:

Israel disse...

Olá! Primeiro de tudo, parabens pelo blog! É, com certeza, uma grande referencia pra quem gosta ou procura saber sobre a deliciosa e quase sempre desvalorizada musica cearense. Espero que tenha vida longa!
Bem, sempre acompanho este blog, mas acho que é o meu primeiro comentario e é exatamente pra saber se há como conseguir esse CD por aqui, em Fortaleza. Ou se você poderia disponibilizar no blog mesmo para download. Sei que é contra os principios do blog, mas poderia ser aberta essa exceção, alias, uma exceção merecedora, já que a musica cearense de boa qualidade tem tão pouca vez e voz na industria massacrante da musica brasileira sem falar no descredito do proprio cearense com o que é da terra. Enfim, espero respostas. Abs!

Klaudia Alvarez disse...

Olá Israel,

Tudo bem ? Obrigada pelos comentários. Me escreva no meu email para a gente falar sobre o CD, OK ? O endereço está no meu perfil.

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!