sexta-feira, 5 de março de 2010

Pragateado - Hoje e amanhã


“Pragateado” é o nome popular do sapateado realizado pelos diversos Reisados do município de Independência, Ceará. Dança vigorosa, que exige coordenação motora, virtuosismo, criatividade e ritmo. Praticada pelos homens do assentamento de Cachoeira do Fogo, sendo os mesmos agricultores, pescadores, pecuaristas, sejam jovens ou idosos fantasiados em figuras de “caretas”, eles animam as noites natalinas, numa tradição sagrada e profana que se perpetua a cada instante, fazendo-se necessário à vida cotidiana da comunidade.
Dentro desse cenário, a banda Dona Zefinha visita o calor do Sertão dos Inhamuns em meio às suas matas nativas, juremas, algarobas e favelas, para recontar a odisséia bíblica dos três Reis Magos em busca do menino Deus. O encontro com o Reisado do Mestre Zé Augusto resultou num espetáculo musical despojado, cheio de poesias, relaxos, canções, emboladas, aboios, brincadeiras e muito “pragateado”.

O espetáculo integra o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, uma iniciativa da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE), com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Independência, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e Centro Cultural Bom Jardim, parceria do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (Incra/CE) e Ponto de Cultura Cachoeira do Fogo: Sertão e Tradição, sendo uma promoção da Associação Artística Dona Zefinha.

Serviços:
Apresentação no Centro Cultural Bom Jardim
Data: 05 de março de 2010 (sexta-feira). Local: Praça. Horário: 18:00h

Apresentação no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: 06 de março de 2010 (sábado). Local: Espaço Rogaciano Leite Filho (Palco sob a passarela). Horário: 20:00h

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!