quarta-feira, 24 de março de 2010

Evaldo Gouveia

São 60 anos de carreira, centenas de músicas gravadas e um dos compositores cearenses mais conhecidos em todo o país. Natural de Iguatu, Evaldo Gouveia canta desde menino. Assim como Fagner, ele já se apresentava no rádio desde os 5 anos de idade. Mudou-se para Fortaleza onde participou de programas de calouros da Ceará Rádio Clube, vencendo por várias vezes.
Nos anos 50 forma o “Trio Nagô” e já no Rio de Janeiro, no final dos anos 50 conhece Jair Amorim, que viria a ser seu parceiro mais constante e com quem compôs muitas músicas de sucesso.

Compositor de boleros, sambas, samba canção, baião e até samba enredo, foi porém com as músicas bem românticas que Evaldo Gouveia se notabilizou. Os grande intérpretes da época como Carlos José, Maysa, João Dias, Nora Ney, Edith Veiga, Dalva de Oliveira e Cauby Peixoto gravaram suas canções, mas quem realmente marcou as canções de Evaldo foram dois grandes cantores românticos: Nelson Gonçalves e principalmente Altemar Dutra.

A nova geração de intérpretes também tem gravado Evaldo Gouveia e Jair Amorim, o que é importante para que a música deles chegue aos jovens. Eu bom exemplo disso foi a excelente gravação que Ana Carolina fez de “Alguém me disse”.

Em 2002 Evaldo Gouveia fez um show na cidade carioca de Conservatória, famosa por suas serestas ao ar livre e gravou lá o disco “Romântico e sentimental”, registrando assim seus grandes sucessos em CD ao vivo.


Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!