quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ceará Instrumental - 14 a 16/01

Foto - Divulgação
A dupla - Ítalo e Renno - está entre os artistas que vão se apresentar no Ceará Instrumental

De 14 a 16 de janeiro - I Ceará Instrumental

A importância da Música Instrumental brasileira no cenário da nossa cultura é inegável. Comparada ao Jazz norte-americano, o estilo instrumental brasileiro apresenta uma extraordinária riqueza de ritmos resultado da diversidade cultural do país.
O nosso Jazz é assim, uma grande jam-session com frevo, maracatu, baião, xote, coco, maxixe, embolada, batuque, samba, bossa nova e muitos outros ritmos oriundos dos quatro cantos do Brasil.

Tantas possibilidades rítmicas favorecem a livre criação musical e cada vez mais instrumentistas de toda parte do Brasil surgem com novos trabalhos que surpreendem pela riqueza e criatividade musical expressada através de sons extraídos dos clássicos aos mais inusitados instrumentos musicais.

No Ceará, diferente do cartão postal pintado para o restante do país apenas como “a terra do forró”, encontramos um expressivo número de talentosos e virtuosos instrumentistas, perfeitos na execução de seus instrumentos e autores de trabalhos de qualidade inegável. Mesmo assim os instrumentistas cearenses ainda não têm um espaço dentro do seu próprio estado para mostrar seus talentos. O mercado fonográfico local é uma máquina de reproduzir forró, e os músicos que desenvolvem um trabalho que não toca nas rádios populares enfrentam dificuldades para gravar seus discos e divulgar seus trabalhos e dificilmente encontram local para suas apresentações.

Diante disso a Indica Comunicação e Eventos criou o Ceará Instrumental, evento que propõe mudar o cenário da música instrumental local, pois será o único evento do estado totalmente voltado para o gênero instrumental e instrumentistas cearenses.

A cada edição o Ceará Instrumental homenageará um grande instrumentista cearense e, em 2010, fará justa homenagem a um dos principais nomes da música instrumental brasileira, o violonista e compositor maranguapense Manasses de Sousa.

O Ceará Instrumental é ainda um evento que vem valorizar o instrumentista cearense incentivando a criação e produção musical dando oportunidade ao artista de ter sua obra reconhecida. Foi idealizado para instrumentistas da capital e do interior do estado que há muito tempo anseiam por uma oportunidade de mostrar suas músicas para o público num grande evento.

Primar pela qualidade musical, tornar fácil o acesso à boa música instrumental e proporcionar o conhecimento e o reconhecimento dos instrumentistas cearenses e a qualidade de suas composições, são alguns dos principais objetivos do Ceará Instrumental.

Porque homenagear Manasses de Sousa?
O Instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical Manassés de Souza é um dos orgulhos cearenses. O músico domina diversos instrumentos de corda. Começou a se destacar no cenário musical na década de 70. Já tocou com alguns dos maiores nomes da MPB, como Chico Buarque, Nara Leão, Amelinha, Zé Ramalho, Raimundo Fagner e Elba Ramalho. Seu trabalho musical prima pela originalidade e criatividade, fruto de um estilo perfeito e bem pessoal de executar o violão, a viola, o cavaquinho e até mesmo a guitarra portuguesa. Manasses já compôs e produziu trilhas para diversos filmes e espetáculos de dança. Já rodou o mundo presenteando o público com seu virtuosismo e bom gosto musical. É por essas e outras que o primeiro Ceará Instrumental homenageará esse músico que ao longo de sua carreira só engrandeceu a cena musical do Estado do Ceará.

Programação:

Dia 14 de janeiro (quinta-feira)

Assaré Band
Aroldo Araújo
Carlinhos Patriolino

Dia 15 de janeiro (sexta-feira)

Marimbanda
Cainã Cavalcante
Timbral

Dia 16 de janeiro (sábado)

Nélio Costa
Manasses de Sousa
Ítalo & Renno

Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Data: 14, 15 e 16 de janeiro de 2010

Horário: 20 horas

Entrada gratuita

Realização: Indica Comunicação e Eventos
Patrocínio: Governo do Estado do Ceará
Apoio Cultural: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Jornal O Povo, Calypso FM, Somatécnica, S.S. Iluminação, Digital Eventos, Grupo Aço

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!