quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cristiano Pinho lança CD - 21/11 - Fortaleza

Foto de Larissa Freitas

Guitarrista Cristiano Pinho faz show de lançamento do seu segundo álbum instrumental solo, Cortejo


O guitarrista cearense Cristiano Pinho lança Cortejo (Ellemento / 2009), seu segundo álbum instrumental solo, em show no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – fone: (85) 3488.8600), em Fortaleza, no dia 21 de novembro, sábado, às 21 horas.
O show contará com as participações especiais da cantora e compositora Kátia Freitas e do Maracatu Az de Ouro. Ao lado do artista, a banda formada pelos excelentes músicos cearenses Denilson Lopes (bateria), Miquéias dos Santos (baixo), Marcus Vinnie (teclados) e Jones Cabó (percussão).
A iluminação é assinada pelo light designer Marcio Barreto, responsável pela iluminação de shows de grandes artistas como Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Raimundo Fagner, Gilberto Gil, Simone, Tim Maia, Cazuza e Elba Ramalho, entre muitos outros.
O repertório do show é formado por composições do CD Cortejo e inclui músicas do primeiro álbum do artista, “Pessoa” (1997 / Independente), como “Deserto” e “Amolando Faca”, ambas de autoria de Cristiano, além de uma releitura para “A Volta da Asa Branca” (Zé Dantas / Luiz Gonzaga).
Antes, na quinta-feira, 19, Cristiano Pinho será a figura central em noite de autógrafos na loja Desafinado (av. Dom Luiz, 655 – Aldeota – fone: (85) 3224.3853), em Fortaleza. O evento acontecerá de 18h30 às 21h.

CD CORTEJO

Cortejo convida o ouvinte a um passeio enternecido e vigoroso por baiões, maracatu, baladas e blues, executados com guitarras, rabeca, violões e viola portuguesa, numa espécie de síntese da experiência artística do guitarrista, misturando as influências mais remotas de menino do interior às suas vivências musicais urbanas.
O álbum contou com as participações especiais dos cantores Raimundo Fagner e Kátia Freitas, além dos percussionistas do Maracatu Az de Ouro. O CD Cortejo contou com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

CRISTIANO PINHO

guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical
Cristiano Pinho é um dos mais talentosos, criativos e versáteis guitarristas do Brasil. Natural de Viçosa do Ceará, Cristiano Pinho começou a tocar com 12 anos de idade. Graduou-se em Música na Universidade Estadual do Ceará. Em 1988 estudou Harmonia e Improvisação na Escola Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, no Rio de Janeiro.
De lá para cá, o talento do músico ganhou reconhecimento nacional por enriquecer os discos e shows de cantores e compositores como Raimundo Fagner, Kátia Freitas e Fausto Nilo, entre outros. Multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical, Cristiano lançou em 1997 seu primeiro álbum instrumental solo, o elogiado “Pessoa” (Independente).
Desde então, participou de inúmeros festivais de música instrumental, entre eles o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga e o Festival Música na Ibiapaba, neste último sendo convidado também como professor. Em 2004, tocou como músico convidado com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, na sala São Paulo.
Desde 1997, integra a banda do cantor e compositor Raimundo Fagner em seus discos, DVDs e turnês. Cristiano foi o responsável pela direção musical do álbum do artista, intitulado “Fortaleza”, lançado em 2008 pela gravadora Som Livre. Em outubro de 2009, Cristiano Pinho fez show de lançamento do CD Cortejo no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal (RN), abrindo a programação do IV Festival BNB da Música Instrumental.

Principais Produções:

- 2009 – “CORTEJO” (Cristiano Pinho / Ellemento) – produtor e arranjador
- 2008 – “FAUSTO NILO” (Fausto Nilo / Pão e Poesia) – arranjador e diretor musical
- 2007 – “FORTALEZA” (Fagner / Som Livre) – arranjador e diretor musical
- 2003 – “CASA TUDO AZUL” (Fausto Nilo / Pão e Poesia) – arranjador e diretor musical
- 2002 – “PRÓXIMO” (Kátia Freitas) – produtor, arranjador e diretor musical
- 1997 – “PESSOA” (Cristiano Pinho) – produtor e arranjador
- 1995 – “KÁTIA FREITAS” (Kátia Freitas) – coprodutor, arranjador e diretor musical

SERVIÇO:

Show Cortejo – Cristiano Pinho
Dia: 21 de novembro (sábado)
Hora: 21 horas
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – fone: (85) 3488.8600)
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Patrocínio: Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Serviarm
Apoio Institucional: Governo Federal e Governo do Estado do Ceará
Promoção: Rádio Universitária FM 107.9 MHz
Realização: Kamafeu Produções de Arte

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!