quinta-feira, 1 de outubro de 2009

II Festival BNB da Viola

II FESTIVAL BANCO DO NORDESTE DA VIOLA HOMENAGEIA
100 ANOS DE NASCIMENTO DE PATATIVA DO ASSARÉ

FORTALEZA, 30.09.2009 – Cantar os temas mais variados, usando versos metrificados e rimados entre si para externar uma idéia, um sentimento, uma crítica, é o que se chama de repente.
Partindo dessa modalidade literomusical genuinamente nordestina, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), através do seu Centro Cultural, vem prestigiar a viola, abrindo suas portas para apresentar os talentosos repentistas nordestinos nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Gratuita ao público, a última etapa do II Festival Banco do Nordeste da Viola acontecerá no Centro Cultural Banco do BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), nesta sexta-feira, 2 de outubro, às 19 horas.

Em Fortaleza, apresentam-se grandes nomes do repente, como o pernambucano Ivanildo Vilanova, o paraibano Raimundo Caetano, o cearense Louro Branco e o potiguar Zé Cardoso, entre outros. As etapas anteriores do Festival foram realizadas nas cidades de: Sousa/PB (04/09), Juazeiro do Norte/CE (11/09) e Caruaru/PE (19/09).

O II FESTIVAL BANCO DO NORDESTE DA VIOLA fará uma homenagem aos 100 anos de nascimento do Poeta Patativa do Assaré, que dará nome ao troféu. Cada etapa contará com a participação de quatro duplas de repentistas. As duplas improvisarão os desafios, tendo como referência os motes que serão elaborados por curadoria da produção do evento.

As duplas terão um tempo estipulado pela organização do festival de quinze minutos por apresentação. As duplas participantes serão previamente convidadas para a competição e receberão seus troféus de participação “100 anos de Patativa”.

Durante o festival, haverá uma exposição de livros, folhetos, cordeis, CDs, entre outros produtos culturais relacionados com a poesia popular. O II Festival banco do Nordeste da ViolA está sendo gravado ao vivo em cada cidade onde o evento se realiza.

CANTADORES PARTICIPANTES

IVANILDO VILANOVA - Natural de Caruaru, Pernambuco, com mais de 40 anos de cantoria, premiado nos maiores festivais brasileiro, se estabelecendo como um dos maiores cantadores do Nordeste, sendo eleito Cantador do Século, em 2001 pelo Clube da Viola e autor da música “Nordeste Independente”, gravada por Elba Ramalho.

RAIMUNDO CAETANO - Natural de Mamanguape, Paraíba, com 35 anos de carreira, participou recentemente do DVD "Uma Longa Caminhada", com Ivanildo Vilanova. Foi premiado no evento "Desafio da Viola", promovido pela Fundarte.

JONAS BEZERRA - Natural de Iguatu, Ceará, filho do cantador Chico Alves é uma das maiores revelações da cantoria, tendo participado de vários festivais com os grandes nomes do repente.

ZÉ CARDOSO - Natural de Encanto, Rio Grande do Norte, com mais de 30 anos de carreira, é um dos mais premiados repentistas nordestinos, apresentando em Limoeiro do Norte um programa de rádio de grande audiência, juntamente com o poeta Antônio de França.

JORGE MACEDO - Natural de Quixeré, Ceará, é repentista e com grande veia poética com destacado trabalho no cenário da cultura popular.

RAULINO SILVA - Natural de João Dias, Rio Grande do Norte, formando parte da nova geração da cantoria, mas já tendo participado de diversos festivais de renome, está lançando o DVD "10 Anos de Viola de Raulino Silva", com as participações de Ivanildo Vilanova, Rogério Menezes dentre outros.

LOURO BRANCO - Natural de Feiticeiro, Jaguaribe, Ceará, um dos mais antigos repentistas nordestinos em atividade. É renomado poeta e cancioneiro popular com grande carisma e verve genial, foi premiado nos principais festivais nacionais.

JOSÉ EUFRÁSIO - Natural de Itapajé, Ceará, tem oito CDs gravados, sendo o mais recente intitulado "Canções Permanentes", participou e foi premiado em festivais de viola em Brasília, São Paulo e em todo o Nordeste.

ANTONIO JOCÉLIO - Natural de Maranguape, Ceará, com 30 anos de repente e 10 CDs gravados. Participou de vários festivais nordestinos, é repentista e cancioneiro autor de vários sucessos do universo da viola, como "Casa Amarela" e "Lição de Vida".

DECLAMADOR
JORGE MACEDO - Natural de Quixeré, Ceará, é repentista com grande veia poética e destacado trabalho no cenário da cultura popular.

Participações das seguintes duplas:
FORTALEZA 02/10 (SEXTA-FEIRA) – CCBNB-FORTALEZA
ANTONIO JOCÉLIO / JOSE EUFRÁSIO
IVANIDO VILANOVA / RAIMUNDO CAETANO
JONAS BEZERRA / RAULINO SILVA
ZÉ CARDOSO / LOURO BRANCO

APRESENTAÇÃO - DILSON PINHEIRO e HERLON CAVALCANTE
PRODUÇÃO - HUMBERTO PINHO e FÁBIO LEAL
COORDENAÇÃO - AMARO PENNA
REALIZAÇÃO - ARARENA PRODUÇÃO
PATROCÍNIO – BANCO DO NORDESTE DO BRASIL (BNB)
APOIO - EXPRESSO GUANABARA / PREFEITURA DE CARUARU

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!