sábado, 3 de outubro de 2009

Ednardo - Cauim

Cauim = Espécie de bebida preparada com a mandioca cozida e fermentada. Originariamente era preparada pelos índios com caju e diversas outras frutas, como também com milho e mandioca mastigados. O vaso que continha o cauim chamava-se cauaba. (In: Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa - Companhia Editora Nacional - 1976- Pág. 257)

O texto abaixo, foi publicado no blog de Zeca Zines e reproduzo aqui, com autorização do autor, assim como a foto que ilustra a matéria.

"Sempre inovador, o cantor e compositor Ednardo, lança em 1978 o disco Cauim pela gravadora Warner Bros., com a característica de ser totalmente acústico, é o primeiro disco de sua geração com este formato, depois relançado no ano de 2001 em CD, no projeto do baterista dos Titãs – Charles Gavin – Warner Arquivos.
Os arranjos primorosos são de autoria de Ednardo, Pepeu Gomes e Wilson Cirino.Os músicos convidados por Ednardo são excelentes entre eles, vindos do grupo Novos Baianos: Pepeu Gomes, Jorginho Gomes, Waldir Gomes, o paulista Ife (Luiz Carlos Franco Tolentino), o cearense Cirino, e o gaúcho Sérgio Boré, entre outros.Com apurado trabalho gráfico, o disco original tem capa dupla, realizado por Brandão, poeta, compositor e arquiteto (Antonio José Soares Brandão), e parceiro de Ednardo em várias músicas deste disco e que também assina o design, grafismos e desenhos pinturas, com Arte Final de Ruth Freihof e fotos de Mário Luiz Thompson e Francisco Régis.

Um ano antes, entre 1977 / 1978, Ednardo realiza o filme homônimo – Cauim, em 16 mm., P / B – média metragem de 45 minutos, todo filmado em Fortaleza, com Direção, Produção e Roteiro do próprio Ednardo, lançado em 1978 junto ao disco Cauim, em várias capitais brasileiras.

Este filme projetado durante shows de lançamento de Cauim 1978, em telas formadas por redes brancas, formando um visual inusitado naqueles tempos.Ao chegar em Brasília, o filme foi aprendido pela repressão da ditadura militar e devolvido, no final do show com várias cenas picotadas. Mas mesmo assim foi projetado no show.

O filme Cauim é um documentário / ficção, sobre Maracatu Cearense onde Ednardo evoca a formação e afirmação da etnia cearense e brasileira – Índia, Branca e Negra e também aborda a Confederação do Equador, movimento cultural / político, que ainda na época do Império desejava estabelecer a República no Nordeste Brasileiro - Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí.

Aura Edições Musicais, produtora de Ednardo, está telecinando o filme CAUIM para em 2010 lançar em DVD incluindo Making Of do filme e Entrevista com Ednardo falando sobre o processo de realização.

Neste disco CAUIM, Ednardo inclui CANÇÃO DOS VAGALUMES, música especialmente composta para peça de teatro PUTZ, A MENINA QUE BUSCAVA O SOL, dirigida por Augusto Pontes, da Autora russa / brasileira Tatiana Belinky, com cidadania brasileira e residente no Brasil, que já ultrapassou a marca de 120 livros editados, nos quais se dedica a literatura infanto -juvenil com link de leituras para todas idades."

FICHA TÉCNICA DO DISCO:

Direção Artística - Marcos Mazola
Produzido por Guti Carvalho
Técnicos de Gravação - Carlos Duttweller / Vitor
Estúdio de Gravação - Transamérica - Rio de Janeiro
Mixagem - Guti Carvalho / Carlos Duttweller / Ednardo
Assistente de Produção - Gastão Lamounier
Auxiliares de Estúdio - Franco / Cláudio
Capa e Desenhos - Brandão
Foto da Capa - Mario Luiz Thompson
Foto da Contra Capa - Francisco Régis
Arte Final - Ruth FreihofMÚSICOS
Arranjos - Ednardo / Pepeu Gomes / Wilson Cirino
Violões - Ednardo / Pepeu Gomes / Wilson Cirino
Violão Sétimo - Waldir Gomes (Novos Baianos)
Guitarra Acústica - Pepeu Gomes (Novos Baianos)
Bateria - Jorginho Gomes (Novos Baianos)
Contra Baixo - Luiz Carlos Tolentino - Ife
Baixo Tuba - Teles
Percussões - Sérgio Boré / Jorge José

Todas Músicas Editadas por - Aura Edições Musicais Ltda.
Exceto: Rasguei o teu retrato

EDNARDO - CAUIM - 1978
1. C'lareou (Ednardo)
2. Meu Violão é um Cavalo ( Ednardo)
3. Amor de Estalo (Ednardo/ Brandão)
4. Duas Velas (Ednardo/Brandão)
5. Rendados - (Ednardo/Tânia Araújo)
6. Rasguei o teu Retrato (Cândido das Neves (Índio)
7. Cauim (Ednardo)
8. Bloco do Susto (Ednardo)
9. É Cara de Pau ( Ednardo/Brandão)
10. Terezina 40 Graus ( Ednardo)
11. Canção dos Vagalumes ( Ednardo)

Um comentário:

Estevão disse...

Belíssimo disco, que se perdeu no mar de monotonia da mpb...e da crítica.Graças a liberdade bloguiana podemos nos encontrar com este petardo por aqui.Parabens

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!