terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pingo de Fortaleza - Prata 950

Eu sempre fico entusiasmada quando sei de um disco novo feito por Pingo de Fortaleza, pois tenho a certeza que vem coisa boa. Pingo é um dos artistas cearenses que mais admiro, não só pela qualidade de suas composições, mas também pela pessoa que é e pelo batalhador incansável em prol da cultura cearense.

Prata 950 é o mais recente trabalho de Pingo de Fortaleza e comemora seus 25 anos de carreira . Lançado no final de julho em um grande show na sede da ONG Solar, que o artista preside, o novo CD traz canções inéditas e 3 regravações. A música que abre o disco – “Aproveite o dia”- a primeira parceria de Pingo com o jornalista Henrique Beltrão- já virou o meu mote de vida. A letra diz: “Já que tudo muda e tudo passa, aproveite o dia em plena graça. Levante a cabeça e siga adiante, aproveite o instante”.
E o disco continua em pleno alto astral, com letras incríveis e a qualidade poética que caracteriza Pingo. Um dos versos de “Brincar de brinquedo”-composição só dele- é um bom exemplo disso: “Eu já não sou brinquedo, agora eu tenho medo de me quebrar e não poder mais colar”. Grande Pingo! Que como já disse alguém, não tem nada de pingo, é uma enxurrada de poesia ...

Outra característica do CD são as referências de outras músicas inseridas em algumas das canções. São as chamadas “músicas incidentais”. Canções que se encaixam ou remetem àquela que está sendo executada, então tem alguns versos incluídos.
As faixas que Pingo regravou são aquelas que sempre tiveram grande empatia com o seu público e principalmente nos shows: “Coração de Pedra”, “Lógica” e “Filhos”.
“Procura”, a faixa 10 - uma parceria de Pingo com o jornalista Dalwton Moura -foi gravada por Lupe Duailibe no CD “Solo Feminino no. 2” e agora ganha a versão do autor. Muito bem vinda, por sinal.

A direção musical e os arranjos do disco são do excelente guitarrista Mimi Rocha, que toca guitarra, violão, banjo e loops. Outros músicos que participam do CD são Marcos Vinnie (teclados e loops), Denílson Lopes (bateria), Edmundo Júnior (baixo) e em participação especial nos vocais, Marcelo e Ricardo Pinheiro, da Banda Renegados.

Prata 950 comemora com muita poesia e criatividade os 25 anos de carreira de Pingo de Fortaleza, um artista especial que representa o que a música cearense tem de melhor atualmente. Que venham mais 25!



PINGO DE FORTALEZA – PRATA 950 – 2009

1- Aproveite o dia (Pingo de Fortaleza/Henrique Beltrão)
2- Noite azul (Pinto de Fortaleza/Parahyba/Augusto Moita)
3- Brincar de brinquedo (Pingo de Fortaleza)
4- Balada para Ana (Pingo de Fortaleza/Augusto Moita) – Música incidental: Catavento (Eugênio Leandro/Oswald Barroso)
5- Coração de Pedra (Pingo de Fortaleza) – Música incidental: Domingo no parque e Parabolicamará (Gilberto Gil)
6- Lógica (Pingo de Fortaleza)
7- Corpo total (Pingo de Fortaleza) – Música incidental: Solencanto (Pingo de Fortaleza_
8- Prata 950 (Pingo de Fortaleza)
9- Recomeçar (Pingo de Fortaleza/Carlos Nelton)
10- Procura (Pingo de Fortaleza/Dalwton Moura) –Incidental: Autopsicografia (Fernando Pessoa)
11- Sons de redenção (Pingo de Fortaleza) – Original: Redemption song (Bob Marley)
12- Filhos (Pingo de Fortaleza)


O CD pode ser adquirido na sede da ONG Solar – Av. da Universidade, 2333 – Benfica
Tel: (85) 3226-1189 – Preço: R$ 5,00

Visite: http://pingodefortaleza.blogspot.com


Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!