quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Shows no CCBNB - Feira da Música

Bandas de oito estados do Brasil se apresentam no CCBNB-Fortaleza dentro da Feira da Música

FORTALEZA, 18.08.2009 – Um elenco de 14 bandas oriundas de oito estados de três regiões brasileiras se apresenta no programa Cultura Musical, a ser realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, dentro da agenda de shows da Feira da Música, no período de 20 a 22 deste mês (próxima quinta-feira até sábado).

A lista das bandas abrange os seguintes nomes: da região Sul – Músicas Intermináveis para Viagem (Rio Grande do Sul); do Sudeste – Fred Martins (Rio de Janeiro), e Tutu com Ovo (Espírito Santo); e do Nordeste – Opanijé (Bahia), Gunjah Reggae Band (Paraíba), Tricor (Rio Grande do Norte), Atomic Bomb Watcher, Marcos Maia Trio, Grupo de Flautas da Uece, Uro e Arsenal da Rima (Ceará), Eita Piula, Batuque Elétrico e Validuaté (Piauí).

Gratuita ao público, a série de espetáculos musicais acontecerá no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), de 12h às 14h e de 17h às 20h (quinta e sexta-feira, 20 e 21) e de 17h às 20h (no sábado, 22).

Cultura Musical na Feira da Música

O programa Cultura Musical deste mês de agosto é dedicado à Feira da Música, que em sua oitava edição, como nas anteriores, promove um grande intercâmbio de experiências sonoras.
Além da difusão da música independente de qualidade no País, a Feira contribui para a democratização de informações no setor, através de palestras, painéis e oficinas, e para incrementar negócios através do Pavilhão da Feira, com exposição de equipamentos, instrumentos e novas tecnologias.
Em parceria com a Feira da Música, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza disponibiliza seu palco para as apresentações dessas 14 bandas oriundas de oito estados de três regiões brasileiras.
No estande do Banco do Nordeste e do CCBNB a ser instalado no Pavilhão da Feira, serão disponibilizados, aos artistas, produtores e gestores culturais, formulários de inscrição e o edital da programação dos Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza e Cariri, no Ceará; e Sousa, na Paraíba) em 2010, cujo período de inscrição prossegue até o próximo dia 18 de setembro.

Programação do Cultura Musical na Feira da Música

20/08 – quinta-feira

12h - Eita Piula (PI)
Formado em 2001, o grupo busca promover a cultura piauiense, apresentam-se com composições singulares, bem estruturadas, arranjos sintonizados, voz e percussões peculiares, aliando o tradicional ao contemporâneo, em busca de novas sonoridades.
e-mail: joseluiztorres@hotmail.com

13h - Atomic Bomb Watcher (CE)
Formado em 2003, atua sempre como um trio. A inspiração inicial das músicas foi o grunge e o rock alternativo, com influências de Pearl Jam, Sound Garden, Radiohead e Pink Floyd. A banda gravou três CDs demonstrativos em Fortaleza.
e-mail: leontelles@hotmail.com

17h - Marcos Maia Trio (CE)
Músico instrumentista, compositor e arranjador, licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, onde, desde 1988, é professor. O grupo é formado por Marcos Maia no violão, e seus alunos Herlon Robson no acordeom e Fábio Amaral no baixo acústico. A apresentação do trio representa uma parceria do evento com a UECE.
e-mail: marcosmaia@uece.br

18h - Músicas Intermináveis para Viagem (RS)
Um rock instrumental que vai do lounge à distorção, experimentando diferentes sonoridades e ritmos (do jazz ao eletrônico). A banda estreou em 2004, e lançou o primeiro CD em 2006. Participa de festivais, fez turnê na Europa em 2008, tem músicas rodando em rádios e em trilhas para TV e cinema.
e-mail: lauraleiner@hotmail.com / musicasinterminaveis@yahoo.com.br

19h - Gunjah Reggae Band (PB)
Formada em 2002, a banda GunJah mergulha o reggae-raiz no azeite do reggae contemporâneo e adiciona uma pitadinha de sotaque nordestino. O CD da banda tem arranjos bem feitos e faixas gravadas com zelo. Um disco a ser ouvido com atenção.
e-mail: mailto:contato@gunjah.com.br

21/08 – sexta-feira

12h - Tutu com Ovo (ES)
A banda Tutu com Ovo é a representante do Hard Core capixaba na edição de 2009 na Feira de Música, em Fortaleza. Com nove anos de estrada, tem evoluído seu Hard Core, produzindo um som autêntico com guitarras agressivas e um vocal explosivo. Hoje, a TCO lança para o Brasil, através da Feira da Música 2009, seu primeiro álbum, “Unidos por Hard Core”.
e-mail: wagnertrarbach@hotmail.com

13h - Grupo de Flautas da UFC (CE)
A base da formação instrumental do grupo é a família das flautas doces, sendo reforçada por duas flautas transversas, dois violões e duas percussões. Tem enfocado ultimamente a música brasileira, em especial, as composições de Tom Jobim e Chico Buarque. Contato: (85) 9909-5999

17h - URO (CE)
URO é Uirá dos Reis (poeta e compositor), e existe desde 2000. Com várias apresentações no currículo, sempre misturando linguagens, URO alia sua poesia à música eletrônica e vocalizações e prefere apresentar-se em lugares escuros. Às vezes se utiliza de projeções. Tem alguns discos lançados de modo independente.
e-mail: srhiena@hotmail.com

18h - Batuque Elétrico (PI)
Formada em 2001, resgata e inova sonoridades, baseada principalmente na força do funk e do samba-rock, fusionados com a bossa nova, o maracatu, o soul, o baião e o reggae. Entoadas pela ginga das batucadas percussivas e letras-poesias marcantes, as músicas do Batuque Elétrico dançam e convidam a dançar.
e-mail: ricardototte@hotmail.com

19h - Fred Martins (RJ)
Fred Martins é apontado pela crítica especializada com um dos mais representativos artistas de sua geração. Vencedor do último Prêmio Visa – Compositores por unanimidade de júri e voto popular, Fred tem quatro CDs lançados e várias de suas canções gravadas por grandes nomes de nossa música como Ney Matogrosso, Maria Rita e Zélia Duncan, entre outros.
e-mail: mailto:lyanagarcia@fortalenet.com.br

22/08 – sábado

16h - Validuaté (PI)
Seu segundo trabalho, o disco Alegria Girar (selo Bumba Records) é recheado de boas referências da cultura nacional e grandes participações como Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), o cantor e ator Zéu Britto e o grande ator/dublador Isaac Bardavid. Um trabalho leve e consistente, cheio de inventividade e pujança.
e-mail: zecomz2@yahoo.com.br

17h - Arsenal da Rima (CE)
O grupo cearense e vem conquistando seu espaço na cena nacional, desenvolvendo um trabalho autoral e independente que traz aos palcos uma espetacular performance com batidas eletrônicas e violão. Suas produções resgatam a essência poética da música popular brasileira unindo sempre a satisfação sonora ao impacto visual.
e-mail: feliperima_@hotmail.com

18h - Tricor (RN)
Focado em um duo de vozes e guitarras distorcidas, a banda de pop rock é comandada por duas mulheres nos vocais. Conquistou um espaço considerável no cenário musical potiguar, assim como um público cativo. Após o lançamento do seu primeiro CD em 2008, o público da banda marca ainda mais presença em seus shows, para ouvir e cantar junto as suas canções.
e-mail: ferada@hotmail.com

19h - Opanijé (BA)
O grupo de RAP OPANIJÉ – Organização Popular Africana Negros Invertendo o Jogo Excludente surgiu no final de 2005, com a proposta de fazer um estilo próprio de RAP com letras autorais que exaltam a cultura negra e a ancestralidade africana. O grupo une o que existe de mais tradicional na cultura afro-baiana com o que há de mais moderno na tendência musical contemporânea, como samplers e efeitos/batidas eletrônicas.
e-mail: contato@cadamacaco.com.br / sora@cadamacaco.com.br

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!