quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Rock Cordel Internacional

Rock-Cordel Internacional reúne 23 bandas de 4 estados brasileiros e grupos de Portugal e Argentina

O evento especial Rock-Cordel Internacional promoverá o intercâmbio de experiências e saberes musicais entre 23 bandas de quatro estados brasileiros (Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná), com grupos de Portugal e da Argentina. O evento acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), nos próximos dias 26, 27 e 29.


Além das atrações musicais, será realizado debate sobre questões ligadas à música juvenil independente, no dia 26, tendo como convidados: o vocalista Miguel, da banda The Aster (Portugal); Felipe França, dono da Difusa Fronteira, produtora da banda Los Cocineros (Argentina); Ulisses Galetto, integrante do grupo Fato e produtor do programa radiofônico "Fora do Eixo" (PR); Diogo Strausz, integrante do grupo R. Sigma, associado à Rede Rio Música (RJ); Domingos Júnior, membro da Academia da Berlinda, ligada à Refinaria Cultural (PE); Amaudson Ximenes (músico e presidente da Associação Cultural Cearense do Rock); e Rafael Bandeira (produtor e proprietário do Hey Ho! Rock-Bar, em Fortaleza).


Nos debates serão compartilhados e discutidos temas como: panorama da cena artística de cada local; facilidades (leis de incentivo, editais, parcerias com o poder público, novas tecnologias como ferramentas para o novo artista); dificuldades (falta de espaços para esse tipo de música, ausência de políticas culturais, dificuldades na utilização de novas tecnologias etc.); e desafios: como ampliar a circulação de artistas pelo Brasil, outros países da América do Sul e a Europa?

Programação Dia 26/08, quarta-feira

13h Lavage
14h05 ANDES
15h10 Nômades
16h10 Debate “Fora do Eixo”
17h30 Alegoria da Caverna (foto)
18h35 Los Cocineros (Argentina)

Lavage
A banda Lavage nasceu em meados de 2003 a partir de uma reunião de amigos. O objetivo é tocar rock por diversão e sem tanta responsabilidade com técnica apurada e estilos rígidos. Com estilo Punk Rock, o grupo possui três registros em CD, dois videoclipes e participação nos principais festivais locais.

ANDES
A banda chegou ao cenário do rock cearense se apropriando de influências do grunge e do alternativo. Ao longo dos quatro anos de formação, mantém a proposta de levar aos festivais de Fortaleza músicas de autoria dos próprios integrantes do grupo.

Nômades
Influenciados pelo Rock Nacional dos anos 1980 e pelos principais ícones do rock internacional, e homenagens a grandes nomes da música brasileira. Nesse show, o homenageado é Chico Science, ícone do movimento Manguebeat, inicia nos anos 90 na capital pernambucana e imortalizado na memória da música brasileira recente.

Alegoria da Caverna
A banda já se apresentou nos principais festivais do Ceará, bem como em importantes eventos fora do Estado. Produziu dois videoclipes, gravou matériasparaprogramas de TV em rede nacional, além de fazer a estréia de seu novo vocalista Zoo (ex-Jumentaparida e Bolacha Preta). caldeiraodasartes@yahoo.com.br

Los Cocineros (Argentina)
Argentino, o sexteto Los Cocineros encontra-se em plena turnê pelo Nordeste do Brasil. Com cinco CDs lançados, que mesclam diferentes estilos dentro da música, passeando da milonga ao reggae, do tango ao punk-rock, com letras bem-humoradas. http://www.difusafronteira.com/

Dia 27, quinta-feira

14h Lovedrive (Scorpions)
15h05 Love Gun (Kiss)
15h45 Batuqueiros
16h20 Killer Queen (Queen)
17h10 Tambor das Marias
17h25 Prowler (Iron Maiden)
18h40 Hardvolts (AC/DC)

Lovedrive
Formada por músicos como Mário Miranda na bateria, Guto Costa no baixo, Edi Figueiredo e Pablo Vargas nas guitarras e Jerônimo Pires no vocal, a Lovedrive tem como proposta de trabalho executar os clássicos da banda Scorpions que atravessaram gerações com um som único e arrebatador.

Love Gun (Kiss)
É fruto de um estudo minucioso na obra do KISS, a LOVE GUN KISS. No Nordeste, é o primeiro grupo de artistas a personificar os queridos integrantes do grupo. Obviamente, os artistas cearenses que estão por trás dos personagens serão mantidos em sigilo absoluto de modo a preservar toda a magia e a receita dos mestres do rock and roll. cleytonl@yahoo.com.br


Batuqueiros & Tambor das Marias
Os Batuqueiros formam um grupo musical de percussão e canto fundamentado pelo estudo de manifestações culturais brasileiras. O Tambor das Marias, por sua vez, tem sua tradição no tambor de crioula União de São Benedito, natural de São Luís do Maranhão, e traz um sotaque próprio, mais cadenciado, cantando toadas tradicionais do tambor de crioula, como as de entrada, de saída e de louvor a São Benedito.

Killer Queen (Queen)
Trazendo o melhor tributo do Queen na região Norte-Nordeste, a Killer Queen tem como objetivo transmitir todas as características que dão o clima de show do próprio Queen. Timbres, alta tecnologia de som, visual e indumentária similar aos integrantes originais e muita interatividade com o público tornam o espetáculo completo.

Prowler (Iron Maiden)
A banda teve início em outubro de 2008, quando Rildevar (vocalista) resolveu chamar alguns amigos dos grupos Hostile Inc., Triarchy, Aliance, Frozen Fire e Samhainfall para tocarem e homenagearem uma das maiores bandas de heavy metal do planeta, a Iron Maiden.

Hardvolts (AC/DC)
Com músicos escolhidos a dedo, a Hardvolts prima pela fidelidade com a qual interpreta os clássicos do AC/DC: execução, figurino e performances fiéis à original são a marca registrada da banda. A escolha do nome Hardvolts faz alusão ao estilo “Hard Rock” e à energia elétrica que impulsiona o AC/DC.
Dia 29, sábado

14h30 Et Circenses
15h35 Thrunda
16h40 A Trigger To Forget
17h45 Piron Heron
18h50 The Aster (Portugal)

Et Circenses
Da década de 1970 aos dias atuais, a banda Et Circenses tem como uma de suas principais referências o grupo “Os Mutantes”. Intitulado “Homônimo”, o primeiro CD foi lançado nos formatos físico e virtual, tendo sido produzido pelos músicos do Cidadão Instigado, referências da cena alternativa brasileira.

Thrunda A banda tem como principal influência o punk-rock brasileiro dos anos 80 e 90, e o anglo-americano dos anos 70. Em 2007 lançou o primeiro cd demonstrativo "Punk Rock na Veia", contendo dez faixas. thrunda@yahoo.com.br


A Trigger To Forget
Mescla peso e melodia em sua proposta principal, influenciados pelo thrash metal old school, passeando pelo death metal melódico ao metal core. O resultado de tudo isso são comentários positivos em sites e revistas especializadas e convites para shows, mostras e festivais na região Norte-Nordeste.

Piron Heron
A banda tem como proposta musical um som forte, altamente influenciado pelo velho Hardcore Melódico, porém mais moderno e pesado. Em seu currículo, além de bom conceito na cena local, duas turnês sul-americanas por países como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Bolívia.

The Aster (Portugal)
Quarteto de Portugal com trabalho calcado numa mistura de ritmos como o punk, vocalizações soul e sensibilidade pop, apimentado pelo electro e pelas influências dos grandes clássicos do rock. “Conceitualmente, nosso trabalho é um desafio da realidade à imaginação e à criatividade, repleto de ironia, ficção e sensualidade”, dizem os integrantes da banda. hastabrazil@hotmail.com
Divulguem e compareçam!

Rock - Cordel Internacional
Datas: 26, 27 e 29/08
Horário: a partir das 13h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro, Fortaleza - CEAberto ao Público
(85) 3464.3259
Caldeirão das Artes
fone: 85 3265.1477 9997.7378


Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!