segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Gilmar Nunes - CD Pra falar de amor

A resenha que transcrevo abaixo, do CD Pra falar de amor, do cantor e compositor Gilmar Nunes, foi publicada no site www.nelsons.com.br do jornalista Nelson Augusto, na época do lançamento do disco:

"Um dos nomes mais presentes na movimentada cena musical da noite de Fortaleza, o cantor e compositor Gilmar Nunes celebra sua maturidade artística com o lançamento de seu CD de estréia, "Pra Falar de Amor". Natural da região serrana da Ibiapaba, marcada pelo encontro entre belezas naturais e uma inerente inclinação musical, o artista construiu uma carreira marcada pelo contato direto com o público e pelas referências do melhor da música brasileira, em suas vertentes mais plurais. A experiência na noite legou a Gilmar a fina sensibilidade desenvolvida pelo artista que vai aonde o povo está, que se dispõe a emprestar seu próprio talento a obras consagradas, dos muitos grandes nomes de nossa música.

Ao longo de 15 anos de trajetória musical, são muitas histórias a contar, de muitas canções entoadas para o prazer do público cativo, que o reconhece e se acostumou a acompanhá-lo em algumas das melhores casas da capital cearense. Assim, o artista se habituou a encontrar resposta imediata à intensidade de sua voz, ao suingue de seu violão, ao cuidadoso discernimento com que seleciona seu repertório. Desenvolveu a percepção de "sentir o público", escolhendo as canções certas para cada momento, mas também procurando espaço para apresentar novidades.Assim, a devoção ao circuito da noite não o impediu de desenvolver um trabalho próprio, revelando em um lado autoral habilidade para tecer melodias que capturam o ouvido já à primeira audição, sem perder de vista o cuidado com as harmonias mais elaboradas, tão características da melhor tradição da música brasileira. Se os temas são eminentemente românticos – e já dizia o ex-beatle Paul McCartney que ninguém se cansa de canções de amor –, Gilmar os desenvolve em várias direções e em diversos gêneros musicais.

É esse leque de canções próprias, que cantam o sentimento como sempre-presença em meio às coisas simples do cotidiano, que o artista apresenta ao público em seu primeiro CD, "Pra Falar de Amor", lançamento independente, com todas as dores e delícias dessa condição.A diversidade do álbum espelha a formação e a vivência musical de Gilmar Nunes, refletindo-se em forma de 10 canções, todas de sua autoria. Incluindo samba ("Samba não tem hora"), baladas pop ("Pra falar de amor" e "Nosso romance"), "pop-bossa-latin-jazz" ("Tantos versos", parceria a seis mãos com o compositor Dalwton Moura e com outro aclamado veterano da noite fortalezense, o cantor e compositor Paulo Façanha), funk ("Quereres e segredos", de Gilmar e Dalwton) e pop-rock ("Ao pé do ouvido", de Dalwton e Rogério Franco, outro grande nome da música cearense, com quem Gilmar já compartilhou palcos e estúdios). Há ainda o clima mais cadenciadamente romântico de "Final de inverno", "Todo amor" e "Só você que eu quero" e os ecos do jovem Roberto Carlos na objetividade de "O beijo".

Inteiramente produzido em Fortaleza, nos estúdios do diretor musical e multiinstrumentista Herlon Robson, o CD "Pra Falar de Amor" traz Gilmar Nunes na voz e nos violões recebendo participações de renomados instrumentistas atuantes no Ceará. Expoentes como Mimi Rocha e Abrahan Carlos (nas guitarras), Bob Mesquita (sax soprano) e Gleidson Páscoa (percussão) abrilhantam o trabalho, que conta ainda com os vocais de apoio de Mr. X e Dina Léa. Gilmar Nunes chega para revelar seu trabalho autoral de qualidade e amplas possibilidades de diálogo com o público. Depois de ser aplaudido em palcos como o do III Festival Música na Ibiapaba e de realizar diversas participações em shows de parceiros em teatros e centros culturais de Fortaleza, Gilmar Nunes marca o início de um novo ciclo em sua própria caminhada. Diz uma canção que toda voz que canta o amor não diz tudo que quer dizer. Gilmar sabe que, quanto mais se canta, mais há por cantar."


CD "Pra Falar de Amor" – GILMAR NUNES - 2006

1. Pra falar de amor (Gilmar Nunes)
2. Tantos versos (Gilmar Nunes – Paulo Façanha – Dalwton Moura)
3. Quereres e segredos (Gilmar Nunes – Dalwton Moura)
4. Samba não tem hora (Gilmar Nunes)
5. Final de inverno (Gilmar Nunes)
6. Só você que eu quero (Gilmar Nunes)
7. O beijo (Gilmar Nunes)
8. Todo amor (Gilmar Nunes)
9. Nosso romance (Gilmar Nunes)
10. Ao pé do ouvido (Rogério Franco/Dalwton Moura)

Para comprar o CD:

Tel: 85-8889-6967 / 85-3247-2408
gilmarnunes@gmail.com

Um comentário:

Damião Souza disse...

GRANDE INTÉRPRETE E COMPOSITOR. ESSE RAPAZ TEM TALENTO.

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!