domingo, 9 de agosto de 2009

Filme "O homem que engarrafava nuvens"- Humberto Teixeira



Humberto Teixeira - O homem que engarrafava nuvens

O cinema São Luiz é uma das salas mais tradicionais de Fortaleza e fica em plena Praça do Ferreira. E foi lá que se concentrou a maioria das exibições da 19ª edição do Cine Ceará que aconteceu na capital cearense no período de 29 de julho a 3 de agosto último.

Na noite do dia 2 de agosto aconteceu a projeção do filme: “Humberto Teixeira: o homem que engarrafava nuvens” de Denise Dumont -com direção do premiado pernambucano Lyrio Ferreira - que conta a trajetória do compositor cearense Humberto Teixeira, pai de Denise.

No documentário, Denise Dumont mostra como foi a sua “descoberta” das origens paternas. O filme une flashes do show realizado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro em 2002 – de onde foi lançado o CD “O Doutor do Baião” – da Biscoito Fino- imagens históricas , filmes da Atlântida , depoimentos de vários artistas sobre o compositor, ao mesmo tempo que retrata, de forma sensível e emocionada, o mergulho de Denise nas raízes do pai, visitando Iguatu – cidade natal de Humberto- e conhecendo as manifestações culturais populares do Ceará.
Imagens feitas de sua mãe em Nova York, contando detalhes do casamento com Humberto Teixeira provam que, acima de tudo, o filme foi muito importante para Denise Dumont que dividiu com o público esse seu “mergulho de cabeça” no universo cearense – até então algo inédito para ela – que ressurge dele tranquila, em paz consigo mesma e acima de tudo plenamente identificada com a realidade paterna.

“O homem que engarrafava nuvens” – que recebeu 3 prêmios no Cine-Ceará - é um belo filme que deve ser assistido por todos que se interessam pela cultura e pela música brasileira/cearense.
Presentes no cinema São Luiz, Denise Dumont, Lyrio Ferreira, Ney Latorraca, além de grandes nomes da cultura cearense como Fausto Nilo, Calé Alencar, Nonato Luiz e Francis Vale entre outros.

Na época em que o CD “O Doutor do Baião” foi lançado, falou-se no lançamento de um DVD com o show completo do Rival. Eu perguntei a Denise se e esse projeto ainda vai ser concretizado e ela me disse que sim. O filme entra em cartaz no mês de novembro e a seguir, deve ser lançado um pacote duplo contendo o DVD do filme junto com o concerto completo do Teatro Rival, em uma parceria com a Paramount.

Foto de Denise Dumont por Klaudia Alvarez

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!