segunda-feira, 27 de julho de 2009

Alberto Nepomuceno

Foto: Acervo da "Casa da Memória Equatorial"
Não é só na música popular que o Ceará tem grandes nomes. Um dos pioneiros da música erudita no estado é Alberto Nepomuceno, homenageado com o nome de uma das escolas de música mais famosas de Fortaleza que há mais de 60 anos forma grandes músicos: o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.

É dele uma frase muito verdadeira: “Não tem pátria um povo que não canta em sua língua”

O texto abaixo, com informações sobre o compositor, foi copiado do site da Academia Brasileira de Música:

“Alberto Nepomuceno (compositor, organista, pianista e professor) nasceu em Fortaleza (CE) em 6 de julho de 1864 e faleceu no Rio de Janeiro em 16 de outubro de 1920. Iniciou sua carreira musical em Recife, onde, aos 18 anos de idade, já era diretor musical do Clube Carlos Gomes. Estudou com Terziani na Academia de Santa Cecília de Roma. Mais tarde, com bolsa de estudo do Governo Brasileiro, transferiu-se para Berlim, onde estudou no Conservatório Stern. Mais tarde, estudou órgão em Paris. Iniciou suas atividades pedagógicas no Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro em 1895. Foi Regente da Sociedade de Concertos Populares.
Sua Série Brasileira foi estreada em 1897, marcando momento importante do grande nacionalismo brasileiro, pela utilização de temas do populário nacional e pelo clima brasileiro obtido na composição. Nepomuceno é considerado o pai da canção de câmara brasileira, tendo insistido na necessidade de utilização do idioma nacional na música de concerto, como mais uma forma de nacionalizar a linguagem musical.
Foi escolhido como Patrono da Cadeira n. 30 da Academia Brasileira de Música.

Obras principais
Obras para orquestra:
Série Brasileira (1888-1896); Sinfonia em sol maior; O Garatuja.Óperas: Abul; O Garatuja.Música de câmara: Trio em fá sustenido maior; Quartetos de cordas (2).Música vocal: 2 volumes, com destaque para as canções em português.”

Fonte: Site Academia Brasileira de Música.

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!