segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Ceará também é blues

A Banda cearense "Puro Malte" - Foto de divulgação


Segue abaixo a programação musical de Blues recebida do Depto de Imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza:





II Mostra BNB do Blues apresenta 17 shows de 14 bandas de seis Estados, no CCBNB, de 3 a 27 de junho

FORTALEZA, 30.05.2009 – A II Mostra BNB do Blues apresentará 17 shows de 14 bandas oriundas de seis estados do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Piauí e Ceará), no período 3 a 27 de junho, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Durante a mostra haverá exibição de uma série de nove DVDs antológicos de Blues, e também um exposição de caricaturas de todos os artistas participantes da mostra, criadas por Kazane, artista plástico e músico paraibano radicado no Ceará – que faz o show de abertura na próxima quarta-feira, 3, às 17 horas, seguido pela banda De Blues em Quando, às 18h30.

As apresentações acontecerão sempre às quartas e quintas-feiras de junho (dias 3, 4, 10, 17, 18, 24 e 25), com o encerramento no dia 27 (sábado), quando pontuarão os shows dos guitarristas-cantores Big Joe Manfra e Artur Menezes.

Integram o elenco da mostra sete grupos cearenses, três cariocas (Black Dog, Jefferson Gonçalves e Big Joe Manfra – os únicos a fazerem dois shows), um paulista (Felipe Cazaux), um pernambucano (El Mocambo), um maranhense (Edson Travassos) e um piauiense (Clínica Tobias Blues). Do Ceará, participam: Kazane, De Blues em Quando, Blues Label, Nayra Costa, Puro Malte, Marcelo Justa e a História do Blues, e Artur Menezes.
Confirmando a atenção conferida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste à crescente demanda de grupos de Blues atuando no cenário nacional, além dos programas radiofônicos especializados no gênero, a II Mostra BNB do Blues tem por objetivo apresentar um recorte dessa movimentada cena.
Conheça a seguir a programação da II Mostra BNB do Blues:

Shows Musicais

Kazane (CE)
Dia 03, qua, 17h
Personalidade importante do Blues no Ceará – inclusive com participação efetiva no CD Blues Ceará, tocando e cantando com a Sub-Blues –, o guitarrista, cantor e artista plástico Kazane busca neste espetáculo mostrar seu mais recente trabalho. 60min.

De Blues em Quando (CE)
Dia 03, qua, 18h30
Simplicidade e autenticidade. Esta é a tônica de um trabalho autoral em Português, que torna o gênero acessível a todos, explorando sua sensibilidade e paixão, sem deixar de lado os clássicos que fizeram do blues um estilo mundialmente conhecido. 60min.

Blues Label (CE)
Dia 04, qui, 17h
Apresenta um trabalho apurado de pesquisa, aspecto que deu ao grupo livre trânsito por entre várias vertentes dessa música: blues de raiz, country, jump, blues-rock, funk e soul music. Atualmente o grupo desenvolve o projeto “Casa do Blues” em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. 60min.

Edson Travassos (MA)
Dia 04, qui, 18h30
Estudou na "Musiarte", escola dirigida por Isidoro Kutno, com metodologia baseada no material do GIT e da Berklee (EUA). Foi vencedor do concurso nacional de bandas promovido pelo programa "Ultrasom" da MTV e teve veiculado os clipes "Mary Juana Blues" e "Véio" naquela emissora. 60min.

Nayra Costa (CE)
Dia 10, qua, 17h
Destaque para sua voz forte e grande carisma. Apresentações nos principais bares e boates do circuito musical de Fortaleza, algumas vezes com a banda MaraJazz ou com o seu trabalho solo, o projeto “I Love Janis”, interpretando clássicos da trajetória da polêmica cantora estadunidense Janis Joplin. 60min.

Puro Malte (CE)
Dia 10, qua, 18h30
Como um bom uísque, a Puro Malte visa o deleite e a satisfação de quem tiver a oportunidade de assistir a seus shows. Ela busca unir doses generosas do bom e velho Blues com a energia e a virilidade do rock'n'roll – tudo misturado por um contagiante tempero cearense. 60min.

Marcelo Justa e a História do Blues (CE)
Dia 17, qua, 17h
A valorização das diversas nuances – tradicionais e modernas – do Blues está no foco. A mistura sonora dessa concepção registra obras magistrais compostas por B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Johnny Winter, Willie Dixon, Robert Johnson, Eric Clapton, Jeff Beck, Kenny Wayne Shepherd e outros. 60min.

Black Dog (RJ)
Dia 17, qua, 18h30 e 18, qui, 17h
Grupo carioca de Rock e Blues com 15 anos de estrada, tornou-se conhecido no Brasil e internacionalmente como sendo o único a tocar toda discografia da banda inglesa Led Zeppelin. Em virtude dessa característica, o grupo foi convidado para shows diversificados e apresentações em diferentes pontos culturais de Fortaleza. 60min.

El Mocambo (PE)
Dia 18, qui, 18h30
Suas apresentações têm uma energia ímpar. Com um trabalho autoral totalmente independente e acabando de sair do forno, a El Mocambo demonstra a alquimia de sentimentos peculiares ao Blues, numa configuração específica aos costumes e devaneios da cidade de Recife. 60min.

Felipe Cazaux (SP)
Dia 24, qua, 17h
Paulista radicado no Ceará. Destaque na revista Guitar Player e em matérias de jornais e revistas cearenses. Recebeu também ótimas resenhas da revista Blues’n’Jazz, a maior em seu segmento, além de destaques em sites da internet como o Palco Mp3, do provedor Terra. 60 min.

Jefferson Gonçalves (RJ)
Dia 24, qua, 18h30, e 25, qui, 17h
O virtuoso gaitista tem estilo pessoal com influências do melhor do blues da música estadunidense. Em suas apresentações, o artista sintetiza a bagagem acumulada em suas andanças pelo Brasil afora, Nordeste adentro, em palcos de suas pesquisas de ritmos nordestinos. 60min.

Clínica Tobias Blues (PI)
Dia 25, qui, 15h30
O Power Trio teve marcante participação na I Mostra de Música do Piauí e no II Festival de Blues do Maranhão. Com registros disponíveis para audição gratuita e download na Internet (www.palcomp3.com.br/ctblues), a banda inicia o processo de gravação do primeiro CD, com mais de 70% de material inédito. 60min.

Big Joe Manfra (RJ)
Dia 25, qui, 18h30 e 27, sáb, 17h30
Um dos maiores intérpretes do Blues “made in Brasil”. O guitarrista, com experiência internacional, apresenta um repertório formado por composições próprias e clássicos como “I Just Want To Make Love To You” (Willie Dixon) e “Red House” (Jimi Hendrix), exibindo, além de refinada técnica, a sensibilidade característica dos grandes bluesmen. 60min.

Artur Menezes (CE)
Dia 27, sáb, 16h
Guitarrista e cantor, participou de vários eventos ligados a cena do blues no Ceará, além de temporadas em Chicago (EUA), onde se apresentou ao lado de John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phill Guy, Brother John e Big Ray, entre outros. 60min.

Exibição de DVDs

Albert Collins - In Concert: Ohne Filter (Albert Collins & The Icebreakers) (2003)



Mestre da Telecaster, o "the Iceman" Albert Collins foi um dos mais influentes bluseiros de seu tempo. No palco, o texano mostra todo seu arsenal com seus blues funkeados. 60min.

B.B. King - Live at Nicks (2002)



O rei B.B. King em uma arrebatadora apresentação no Nick's em Dallas. Em ação, B.B. mostra porque é considerado uma lenda com a execução de "The Thrill is Gone", "Everyday I Have the Blues" e outros clássicos. 50min.

The American Folk Blues Festival – The British Tours 1963-66



Esse especial é uma compilação de programas gravados entre 1963 a 1966 para a TV britânica com grandes nomes como: Sonny Boy Williamson, Muddy Waters, Lonnie Johnson, Big Joe Williams, Lightnin' Hopkins, Sugar Pie DeSanto, Howlin' Wolf, Big Joe Turner, Junior Wells and Sister Rosetta Tharpe. 77min.

The American Folk Blues Festival 1962-1966 – Volume 1



Gravado em uma pequena TV alemã, esse primeiro volume da série The American Folk Blues Festival é um registro histórico com performances de mestres do quilate de Muddy Waters, Sonny Boy Williamson, Buddy Guy, John Lee Hooker e Sippie Wallace, realizadas entre 1962-63. 70min.

Lightnin’ Hopkins Rare Performances – 1960 - 1979



Flagra o grande mestre do Texas Blues, Lightnin’ Hopkins, em momentos até mesmo inusitados, como o registro de Lightnin’ tocando nas ruas e em uma birosca da cidade de Houston. O DVD traz ainda performances “elétricas” de Lightnin’ Hopkins para um especial de TV gravado em Austin, Texas. 70min

Deep Blues: A Musical Pilgrimage to the Crossroads



O diretor Robert Mugge e o escritor Robert Palmer percorrem o Delta do Mississipi, Arkansas e Memphis, registrando nomes como R. L. Burnside, Junior Kimbrough, Jessie Mae Hemphill, Roosevelt "Booba" Barnes e outros não tão conhecidos, mas que mostram de que o Blues é feito de verdade. 91min.

Muddy Waters - Got My Mojo Working - Performaces Raras 1968-1978



DVD com performances raras do Rei do Chicago Blues. Além de verdadeiras lendas do Blues como Otis Spann e Pinetop Perkins no piano, Carey Bell, Paul Oscher e Jerry Portnoy na gaita, Pee Wee Madisone, Bob Margolin e Luther Johnson nas guitarras e grandes bateristas como Leary e Willie "Big Eyes" Smith. 54min.



Paul Lamb and the King Snakes



O rei da gaita britânica em uma performace ao vivo no Jazz and Roots Club, em fevereiro de 2003. Com influência de Sonny Terry e do Blues da Costa Oeste dos EUA, Paul Lamb continua sendo a principal referência da gaita britânica. 85min.





Rod Piazza & The Mighty Flayers – Bis Blues Party



Um dos principais ícones do West Coast Blues, o californiano Rod Piazza em uma de suas excepcionais performances no Sierra Nevada Brewery "Big Room", na cidade de Chico, Califórnia (EUA). Acompanhado por sua esposa (Honey Piazza - piano), Henry Carvajal (guitarra), Bill Stuve (baixo acústico) e Paul Vicent Fasulo (bBateria). Um Blues dançante com muita influência das grandes big bands. 80min.

Um comentário:

Alexandre Grecco disse...

O Ceará é muito Blues. Problema é saber formar/informar o público. Belo Blog... abraços

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!