sexta-feira, 3 de abril de 2009


Apesar de não dar mais tempo, estou postando assim mesmo, pois só recebi a nota hoje à tarde.

Encontro entre Irmãos Aniceto e Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é eternizado em DVD

Registro audiovisual do espetáculo será lançado hoje, 3 de abril, no TJA, materializando a essência da fusão entre a manifestação da cultura popular e a música de concerto

A comunhão harmoniosa demúsicos com formação erudita com mestres da cultura popular é um acontecimento grandioso e, como tal, merece entrar para a história. E vai. Será lançado hoje, dia 3 de abril, às 18h30min, no Theatro José de Alencar, o DVD que registra o encontro entre a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) e a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto. Na ocasião, os grupos voltam a dividir o palco, para deleite dos admiradores da nobre arte musical, seja ela sustentada por cordas de violinos, violas violoncelos e baixos ou por pífanos, caixas, zabumbas e pratos.

O DVD foi gravado no Theatro José de Alencar, nos dias 29 de fevereiro e 1º e 2 de março de 2008. Dirigido pelo cineasta carioca Sérgio Rezende (“Zuzu Angel” e "Onde Anda Você”), este será o primeiro registro em DVD do citado encontro musical, que reafirma a diversidade cearense e a união das sonoridades popular e erudita. No repertório do concerto, canções como Asa Branca e Mulher Rendeira, além das composições do grupo cabaçal, como Forró do Mestre Antônio, Baião Velho e Forró Pesado.

Conforme ressaltou o diretor artístico da Orcec, maestro Márcio Landi, o concerto foi montado há aproximadamente dez anos. Sempre encantando o público que o assistia, teve seu ápice na abertura do IV Festival de Música da Serra da Ibiapaba, quando o Governador do Estado, Cid Gomes, teve a idéia de fazer o registro audiovisual do espetáculo, capitaneado pela Secretaria da Cultura (Secult).

Além da apresentação, o DVD reunirá extras com documentários da banda cabaçal, da orquestra e um registro do centenário palco cearense, Theatro José de Alencar, que completa cem anos do início de sua construção. Cada vídeo terá a duração de 10 minutos.

Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho foi fundada em 22 de dezembro de 1996, e desde então vem se dedicando à formação de platéia para música de concerto, atingindo um trabalho artístico expressivo nestes dez anos de produção. O projeto da orquestra é uma das principais ações do plano de música da Secretaria da Cultura do Ceará, sendo um referencial da música de concerto no Estado, reconhecido como Projeto de Utilidade Pública. O elevado nível técnico de suas apresentações atraiu a parceria da Universidade Estadual do Ceará, o incentivo da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e o apoio cultural da Coelce e da Oi Futuro.

O repertório da orquestra abrange obras de todos os períodos (barroco, clássico, romântico), bem como peças de compositores modernos e contemporâneos, mantendo sempre a presença de autores brasileiros em suas apresentações. O grupo, além de realizar uma interação com os músicos locais, permite que estes se apresentem como solistas junto à orquestra, incentivando o desenvolvimento da música instrumental do Estado

Irmãos Aniceto

A banda cabaçal dos Irmãos Aniceto surgiu no século XIX com o agricultor José Lourenço da Silva, que transmitiu seus conhecimentos musicais para filhos e netos. O grupo, sustentado por instrumentos de sopro e percussão, como pífanos, zabumba, caixa e pratos de metal, compõe inspirado no trabalho da roça e na observação do cotidiano da vida do sertão.
Conforme Mestre Raimundo, filho de José Lourenço da Silva, o grupo vem treinando seus herdeiros para montar a banda cabaçal infantil, com meninos de 6 e 7 anos, e assim como aprenderam com o pai, não deixarão a música dos Aniceto desaparecer. Os instrumentos da banda são fabricados por eles mesmos, conforme os segredos que passam de geração para geração.

REPERTÓRIO

Título das obras, autores e arranjadores

1- Asa Branca-(Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira - Arr. Liduino Pitombeira)
2- Mulher Rendeira (Radamés Gnatalli)
3- Marcha de Chegada
4- Alvorada Cabocla
5- Forró do Mestre Antonio (Irmãos Anicetos - Arr. Tarcísio Lima):
6- Bendito de São José
7- Marcha Batida
8- Choro Esquenta Muié
9- Baião Velho. (Irmãos Anicetos - Arr. Tarcísio Lima)
10- Forró Pesado(Irmãos Anicetos - Arr. Marco César)
11- Baião Pescador (Irmãos Anicetos - Arr. Marco César)
12-Macha estradeira
13-Baião trancelim
14-Dança do marimbondo
15-Severino Brabo
16-Briga de Galo
17-Quilariô
18-Macha Saideira

Serviço:

Lançamento do DVD da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e Irmãos Aniceto
Dia 3 de abril, às 19h Theatro José de Alencar
Entrada franca Informações: + 55 85 3352.3378

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!