domingo, 1 de março de 2009

Patativa do Assaré - Programação Especial no BNB

Trabalho em argila feito pelo artesão cearense Ronaldo


O Centro Cultural Banco do Nordeste, de Fortaleza, organizou uma série de eventos para lembrar o centenário do maior poeta popular do país. A programação segue abaixo.


ESPECIAL VIVA PATATIVA – 100 Anos de Patativa do Assaré


ARTE E HISTÓRIA EM DOCUMENTO (Documentários)

Patativa do Assaré, o Poeta Cidadão
Dia 03, ter, 12h e 18h

O documentário “Patativa do Assaré, o Poeta Cidadão” conta a história de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. O documentário traz depoimentos de artistas que conviveram com Patativa e estudiosos de sua vida e obra, como o professor Tadeu Feitosa e Gilmar de Carvalho. Vários atores e poetas recitam versos de Patativa e o cantor Raimundo Fagner entoa “Vaca Estrela, Boi Fubá”. Direção de Ângela Gurgel e Clara Pinho. Realização: Núcleo de Documentário da TV Assembléia. Livre. 40min.


ATO COMPACTO

Contação de Histórias

Conte Lá, Que Eu Conto Cá
Cia. Catirina de Pesquisa e Produção (Fortaleza-CE)
Dia 04, qua, 17h30

Direção: Josy Correia

Este espetáculo de contos e canções em homenagem ao grande poeta popular Patativa do Assaré reflete sobre sua vida, obra e as paisagens internas e externas de um sertão que inspirou seus versos e que encanta o mundo inteiro. Classificação Indicativa: 10 anos. 50min.

Teatro

Pratativando
Cia. Mais Caras de Teatro (Fortaleza-CE)
Dia 06, sex, 15h30 e 18h30

Texto e Direção: Cláudio Ivo e Orlângelo Leal

Mundico e Cravo Branco são dois Mateus (palhaços do reisado nordestino brasileiro). Inspirados na vida e obra do poeta Patativa do Assaré, saem mundo afora a embolar, cantar e dançar coco, sapatear e disputar, no repente, quem conhece mais o poeta, utilizando-se de literatura de cordel, maracatu, maneiro pau, xaxado e outros. Assim, passeiam pelo universo de Vaca Estrela e Boi Fubá, Cante Lá Que Eu Canto Cá, A Triste Partida e outros. Classificação indicativa: livre. 50min.


TROCA DE IDÉIAS (Discussões sobre temas diversos)

O Poeta Patativa do Assaré
Dia 04, qua, 18h30

O “Troca de Idéias” vai abordar o nosso poeta maior Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. Sua vida, seus versos, a sua visão do mundo, a sua terra e fatos pitorescos da obra do poeta será o motivo da prosa entre Tadeu Feitosa (professor-doutor da Universidade Federal do Ceará – UFC, pesquisador e estudioso da vida e da obra de Patativa do Assaré) e Oswald Barroso (poeta, dramaturgo e escritor, foi compadre de Patativa do Assaré). 90min.


OUVIR DIZER (Apresentação de leituras dramatizadas)

Programa que tem o objetivo de apresentar leituras dramatizadas de textos de autores da literatura brasileira e universal, de forma a proporcionar ao público, momentos de reflexão e fruição estética, incentivando ao aprofundamento de possíveis e posteriores leituras. O programa visa ainda ampliar a audioteca do BNB, com a gravação das leituras dramatizadas, disponibilizando tal acervo sonoro a deficientes visuais e a consultas de outros interessados.

Dia 05, qui, 15h30

A platéia apreciará a leitura dramatizada por Ricardo Guilherme, do poeta Patativa do Assaré. 60min.

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!