terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DIHELSON MENDONÇA - SHOW EM FORTALEZA

SHOW NO CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE DE FORTALEZA
(Rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – Fone: (85) 3464.3108).
Dihelson Mendonça Dia 11/2 às 12h e 18h30.


No cenário cearense Dihelson Mendonça atua como arranjador, escritor, diretor musical e compositor, além de exímio pianista. Já dividiu o palco com seu ídolo Hermeto Pascoal, que o chama carinhosamente de “repentista dos teclados”. Apresenta concerto em homenagem a Frederic Chopin.

"A música é suficiente para toda uma vida, mas uma vida não é suficiente para toda a música". (Rachmaninov).

Um artista não se cria, nasce! Podemos considerar que o talento é nato e que pode ser desenvolvido por uma necessidade ou circunstância. Assim na cidade do Crato-CE, nasceu Dihelson Mendonça.
Iniciou seus estudos em piano clássico ainda criança, sua forma de tocar causou espanto e admiração em sua professora que, surpreendida por tamanha inspiração, chegou a pensar que existia uma outra pessoa na sala.
Chegou a iniciar o curso de Engenharia Eletrônica, na Universidade de Campina Grande-PB, mas, o chamado da música foi mais contundente, a partir daí sua dedicação ao piano tornou-se mais intensa, descobriu de forma autodidata sua peculiaridade jazzística, sem abandonar a forma erudita que apreendeu na infância.
Suas influências vão desde Bach à Hermeto Pascoal, passando pelos “Irmãos Aniceto”, e fortemente se destaca os clássicos como: Chopin, Liszt, e o maior compositor de tangos do Brasil Ernesto Nazareth.
Em 1997, esteve em Nova York, fazendo uma peregrinação em busca de contactar os grandes nomes do jazz da atualidade, como: Michel Camilo e Mccoy Tyner. Essa experiência resultou na formação de um trio de jazz e na apresentação de vários concertos pelo Brasil.
No cenário cearense Dihelson atua como arranjador, escritor, diretor musical e compositor, além de exímio pianista. Apesar de receber várias propostas para sair do estado, resolveu investir seu talento em sua terra, possui um estúdio de gravação e produção áudio visual DMSTUDIO, que é referência em todo nordeste. Participou de vários festivais, com destaque para o Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga-CE. Já teve o privilégio de dividir o palco com seu ídolo Hermeto Pascoal, (que inclusive o chamou carinhosamente de “repentista do teclado”).
Após um período de reclusão e pesquisa, com o intuito de aperfeiçoar-se em seu instrumento, dedicou-se arduamente a composição de seu primeiro CD solo, intitulado “A busca da perfeição”. Consciente de que várias pérolas já foram criadas, obras de qualidade inquestionáveis e, portanto, só iria colocar um trabalho autoral no mercado fonográfico se tivesse consistência similar.
Apresenta concerto em homenagem a Frederic Chopin, um dos maiores gênios da música clássica mundial. O espetáculo possui algumas intervenções poéticas escritas por Dihelson Mendonça.

Programa

01. Noturno op 09 # 1(Frederic Chopin)
02. Mazurca op 7 # 1(Frederic Chopin)
03. Valsa op 69 # 1 valsa do Adeus (Frederic Chopin)
04. Polonaise Op 40 # 1 Militar (Frederic Chopin)
05. Noturno Op 15 # 2 (Frederic Chopin)
06. Variações sobre o Prelúdio Op 28 em dó menor (Frederic Chopin)
07. Valsa Op 64 # 1 (Frederic Chopin)
08. Valsa Op 64 # 2 (Frederic Chopin)
09. Polonaise Op 63 Heróica (Frederic Chopin)
10. Variações sobre um tema de paganini (Sergei Rachmaninov)

Ficha Técnica

Saxofone e flauta: Eliss Mário Pereira
Baixo: Nélio Costa
Teclado: Robinho
Bateria: Denílson Lopes

Equipe Centro Cultural:

Coordenador do Programa Quinta Instrumental: André Marinho.
Texto e Produção: Linda Mascarenhas.
Técnica: Clarisse Melo, Ivanilton da Silva e Malu Machado.
Diagramação: Franciane Magalhães.

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!