sábado, 8 de novembro de 2008

Projeto Concertos Solidários - Amanhã em Fortaleza

Repassando informação de Heriberto Porto:


"Concertos Solidários 2008

No mês em que o Brasil comemora a Cultura (dia 5 – Dia Nacional da Cultura) e a Música (dia 22) A Igreja do Carmo recebe o Projeto Concertos Solidários domingo, 9 de novembro, 16h
Fortaleza- Centro

Leve alimentos para o Grupo Sol – Solidariedade, Operosidade, Liberdade, que mantém uma escola com mais de 60 crianças na Praia do Futuro.Crianças, jovens, adultos e idosos se encontram para ouvir música antiga da Europa e contemporânea do Nordeste do Brasil. A idéia dos concertos nas igrejas remete diretamente à história da música no Ocidente, sobretudo à produção e difusão da música antiga da Europa (medieval, renascentista e barroca), marca forte da atuação do Grupo Syntagma. Com 22 anos de trajetória artística, o Syntagma é a principal referência da música antiga no Ceará. Trabalha as ligações da música produzida na Europa medieval, barroca e renascentista com a música tradicional produzida hoje no Nordeste do Brasil. Usa instrumentos antigos, similares aqueles que animavam os bailes, festas e celebrações na Idade Média. Músicos-pesquisadores, os integrantes do Syntagma encontram semelhanças na sonoridade de instrumentos antigos como viola da gamba, flautas e cravo, e nossas rabecas e pífaros, por exemplo. O repertório é vasto: de Bach a Luiz Gonzaga.

Igrejas como lugar de difusão da música: salas de concerto
A experiência de ouvir música nas igrejas de distintos credos vai além da música litúrgica, da música que permeia a celebração religiosa, prática que por si só tem adeptos em igrejas dos mosteiros de São Bento no Brasil – como as de Olinda, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo - por exemplo.

No Brasil, temos exemplo de igrejas católicas que, literalmente, se transformaram em salas de música de concerto. Em Belém, o Espaço São José Liberto se transformou em 2002 em centro de referência na produção de jóias no Pará. O espaço, que já abrigou um convento e um presídio, teve sua pequena capela transformada em sala de concerto. Ainda em Belém, a Igreja de Santo Alexandre, do Colégio dos Jesuítas, recebeu cadeiras e iluminação de auditório. É uma sala de concertos de padrão internacional, favorecida pela qualidade da acústica. As igrejas barrocas de Minas Gerais abrigam também concertos e recitais de música de várias épocas.

Em Fortaleza, para citar só a trajetória mais recente da cidade, várias experiências de concertos têm sido abrigadas em igrejas. A Igreja Batista na Aldeota vai além, tem um programa de formação em música. As igrejas do Pequeno Grande, Cristo Rei e do Rosário já receberam programação de canto coral e orquestras".

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!