segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Juracy Mendonça - Festa de Arromba Cearense

Quem começou tudo foi o Erasmo, criando a festa de arromba , mais tarde Rita Lee arrombou a festa e no Ceará, Juracy Mendonça criou a “Festa de Arromba Cearense”, título de seu LP de estréia, lançado em 1992 e cuja faixa-título tocou bastante em várias emissoras de rádio de Fortaleza. Trata-se de uma adaptação da música "Festa de Arromba", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, substituindo os nomes da gravação original (astros da Jovem Guarda), por bandas de baile, cantores e humoristas cearenses que faziam sucesso na época do lançamento do referido disco, que foi produzido em parceria com o maestro Conrado Dieb e contou com as participações especiais da banda Alta Tensão, do cantor e compositor Clarêncio e do filho do cantor, Thiago Mendonça (que hoje é tecladista da banda Rubber Soul, cover dos Beatles).

Juracy começou a aparecer na cena musical cearense no início dos anos 80, como integrante do MOCUPP - Movimento de Cultura Popular do Pirambu, bairro de Fortaleza, onde nasceu. Naquela época fez várias apresentações em colégios, praças, sindicatos, teatros e casas noturnas de Fortaleza, ao lado de parceiros como Ronaldo Lopes, João Batista, Gerardo Damasceno, Eri Brasil, Agary Nunes e Johnson Soares, dentre outros.

A gravação do LP ampliou o raio de atuação do trabalho do compositor, pois a aparição constante em jornais e emissoras de rádio e TV rendeu convites para shows em Fortaleza e várias cidades do interior cearense. Desse período, duas memoráveis participações podem ser destacadas: as do Projeto Bec Seis e Meia, no Theatro José de Alencar, quando interpretou grandes sucessos de Raimundo Fagner em 1994 e os de Zé Ramalho em 1996.

“Festa de Arromba Cearense” foi gravado no estúdio Pró-Áudio de Fortaleza, tendo produção e direção musical do próprio Juracy Mendonça, produção executiva de Vescêncio Fernandes. Os arranjos ficaram a cargo de Conrado Dieb e Netinho dos Teclados. Os músicos que participaram foram Netinho dos Teclados no acordeon, Lúcio Jr. na guitarra e nos vocais Sílvia, Nadja, Léo, Conrado e Lúcio Jr.


JURACY MENDONÇA – FESTA DE ARROMBA CEARENSE – CARIRI DISCOS – 1992

Lado A

1- Festa de arromba cearense (Roberto e Erasmo Carlos) – Versão de Juracy Mendonça-Part. da Banda Alta Tensão
2- Mexe comigo (Conrado Dieb/Juracy Mendonça)
3- Devastação (Conrado Dieb/Juracy Mendonça)
4- Mandacaru (João Rodrigues/Armandinho)

Lado B

1-O amor que fica (Conrado Dieb/Juracy Mendonça) – Part. de Thiago Mendonça
2- Belezas do Ceará (Conrado Dieb/Juracy Mendonça)
3- Fruta Oferta (Ronaldo Lopes/Rosemberg Cariry)
4- Solidão de poeta (Lucas/Juracy Mendonça) – Part. de Clarêncio


Para saber mais: juracymendonca.blog.terra.com.br


Um comentário:

Anônimo disse...

''arromba cearensse'' é dose...

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!