quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Beca Lopes - LP de 1990

Wandemberg Lopes da Silva, ou melhor, Beca Lopes, é de Fortaleza e como a maioria dos cantores/compositores de sua geração - ele nasceu em 1954- procurou começar sua carreira artística através dos festivais de música. No início dos anos 70 ele migrou para o Rio de Janeiro, onde reside até hoje.
Depois de participar de vários festivais em diversas cidades fluminenses e de lançar dois compactos duplos, ambos nos anos 80, o compositor lançou, em 1990, o seu primeiro LP cujo título é Beca Lopes. Produzido e distribuído pela Carisma Produções, o LP traz gravações de duas composições de conterrâneos e contemporâneos seus, Fagner e Ednardo com as músicas Cavalo Ferro e Beira Mar.
Outra faixa do LP - Orfeu das Alagoas - homenageia o compositor Hermeto Pascoal, com quem posteriormente Beca Lopes viria a trabalhar. Uma outra faixa de destaque do disco é “A Chama”, poesia de Bruna Lombardi musicada por Beca. Além de cantor e compositor, Beca Lopes também é fotógrafo, atua na área cinematográfica e em produção musical e teatral.
Atualmente está também ligado à ala de compositores da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

O LP Beca Lopes teve a participação dos seguintes músicos: Camilo Mariano (bateria), Elso Fernandes (baixo), Ely de Oliveira (violão e guitarra), Franz Jr e Marcus Nabuco (guitarras), Marquinhos Cardoso e Nonô (teclados), Giló e Zé leal (percussão), Leuzinger, Binho e Gláucio Martins (flautas) e os arranjos ficaram a cargo de Elso Fernandes, Ely de Oliveira e Marquinhos Cardoso.


BECA LOPES – 1990

Lado A

1- Cavalo Ferro (R. Fagner/Ricardo Bezerra)
2- Promessa (Beca Lopes)
3- Espelho mentiroso (Beca Lopes)
4- Ora pro nobis (Beca Lopes)
5- Orfeu das Alagoas (Beca Lopes)

Lado B

1- Beira Mar (Ednardo)
2- A chama (Bruna Lombardi/Beca Lopes)
3- Cabelos no ar (Beca Lopes)
4- Homem de palha (Beca Lopes)

Agradecimentos especiais ao amigo ZECA ZINES que me forneceu as informações necessárias para essa postagem. Valeu, Zeca!!

2 comentários:

Guilherme Paulo disse...

Cara, não conhecia esse Beca Lopes mas vou tratar de remediar essa situação. Então, esse LP de 1990 é o melhor dele para você? Olha, não o que você costuma checkar na Internet mas fica aqui uma rádio bem bacana que toca toda a música brasileira, do axê à sertaneja:
http://cotonete.clix.pt/ouvir/radios/tematica.aspx?id=6
Se você tiver mais links, me diga, 'tá?

escriba77 disse...

O LP é muito bom mesmo, Klaudia! Obrigado pelo presente mais que especial. Beijos.

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!