quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto - Forró no Cariri

As Bandas Cabaçais representam uma das manifestações populares mais antigas e puras de nossa música. A origem remonta às tradições portuguesas, africanas e principalmente indígenas, como é o caso da Banda Cabaçal mais famosa do Ceará, a dos Irmãos Aniceto, do Crato, que tem descendência dos Índios Cariris. A característica principal da Banda é a formação com pífanos, zabumba e caixa. Tocando em festas populares e eventos religiosos como batizados, casamentos ou procissões, a Banda Cabaçal tem grande representatividade também na Paraíba e é um exemplo de resistência cultural , popular e tradicional do nordeste. O ritmo principal tocado pelas Bandas Cabaçais é o baião, porém ritmos mais tradicionais como a valsa e a marcha também são executados. Além da música, os integrantes das Bandas também dançam, incorporando movimentos intuitivos e teatrais à sua apresentação.
A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto é formado por Antonio e Raimundo nos pífanos, Cícero na caixa, Joval nos pratos e Adriano na zabumba.
O CD “Forró no Cariri”, que registra o trabalho da Banda, foi produzido por Calé Alencar e Rosemberg Cariry, em uma produção conjunta do Selo Equatorial e da Cariri Discos e foi lançado em 2002.
Um disco fundamental no registro da verdadeira e tradicional cultura cearense.


BANDA CABAÇAL DOS IRMÃOS ANICETO – FORRÓ NO CARIRI

1-Marcha de chegada (DP)
2-Marcha Caririzeira (DP)
3-Marcha rebatida pé de serra (DP)
4-Marcha de estrada (DP)
5-Marcha Frevo (DP)
6-Forró no Cariri (DP)
7-Alvorada (DP)
8-Galope (DP)
9-Quilombo (DP)
10-Bendito de Padre Cícero Romão Batista (DP)
11-Bendito de Nossa Senhora das Candeias (DP)
12-Bendito de Nossa Senhora da Penha (Maestro Azul/Dom Quintino)
13-O bem-te-vi (Raimundo José da Silva)
14-Alegra o povo (DP)
15-Parabéns pra você (DP)
16-Quilariô (Cícero/Adriano/Joval)

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente este blog, que eu não conhecia. Creio que por algum motivo não aparece mais o link para download do CD Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. Mas parabéns pelo conjunto e, se for possível, queira renovar o link. Obrigado e um abraço.

Olavo Suécia disse...

Blog muito bom para quem quer conhecer masi da cultura cearense. No meu ponto de vista a falha est a nao mais na impossibilidade dese achar os sites, contatos, tel , dos grupos expostos. Pior ainda é nao se achar as paginas deles no google, comopor exemplo da Banda Cabacal dos irmãos Aniceto. Abs

Klaudia Alvarez disse...

Olavo,

Obrigada por seus comentários. Sempre que tenho os contatos, eu procuro colocar nas postagens, assim como divulgar as páginas dos artistas. No caso da Banda Cabaçal, creio que eles não tem o seu próprio site, mas o produtor que trabalha com eles é o Calé Alencar e o contato é:
calealencar@terra.com.br

Unknown disse...

onde acho pra baixar, ou comprar?

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!