quarta-feira, 30 de julho de 2008

Haroldo Holanda - Personagem da Cultura Cearense

Haroldo Holanda é jornalista, cantor e compositor, professor de música e pós-graduado em Arte e Educação. Tem uma paixão especial pelos Festivais de Música que estão intimamente ligados às carreiras da maioria dos grandes intérpretes cearenses.

Nos anos 70, Haroldo coordenou, junto com Clodoveu Arruda, o Festival Musical do Mandacaru, realizado em Sobral e que teve a participação de grandes nomes da música cearense como Quinteto Agreste, Calé Alencar, Mona Gadelha, Abdoral Jamacaru e Ana Fonteles, entre outros. Também chegou a participar como compositor e intérprete nesse mesmo festival.

Já na década de 80, Haroldo e a Banda Oficina defenderam a música "Contrastando" (de autoria dele e de seu tio Francisco Linhares) na final do Festival Universitário promovido pelo Diretório Central dos Estudantes, pela UNE e Projeto Rondon e também participou da mesa julgadora dos festivais do Jornal O Povo e de Festivais de música ralizados nos colégios de Fortaleza e Sobral.

Daí para a produção de discos e shows foi um pulo e Haroldo trabalhou com o cantor e compositor Izidório no disco e no show “Fogo Coração”(disco já postado aqui no blog), isso em 1992.

Em 2006 Holanda produziu o “I Festival de Música – Talentos da Educação”, realizado no Teatro José de Alencar e que resultou na gravação de um CD com as 15 músicas finalistas, composições de professores da rede pública de todas as regiões do Ceará.

E hoje, 30 de julho, o nosso personagem da cultura cearense , que também participou durante vários anos dos Corais do Jornal O Povo e da UEC, estréia na FM Assembléia Legislativa do Ceará (96,7) o programa “OS SONS DOS FESTIVAIS” que irá ao ar às 4as feiras às 20 hs e aos sábados às 17 hs.

É o próprio Haroldo Holanda quem nos fala sobre o seu programa:

“Nosso objetivo é mostrar composições que participaram de festivais de música no Brasil desde o começo do século passado até nossos dias. Mostrar as músicas com textos bem informativos e situando-as em seus devidos tempos. Músicas de compositores como: Irineu de Almeida, Alfredo Brício, Pepa Delgado, Haroldo Lobo, Milton de Almeida, Almirante, Lamartine Babo, Pixinguinha, Dolores Duran, Ary Lobo, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Paulinho da Viola, Caetano, Gil, Edu Lobo, Zé Rodrix, Belchior, Ednardo, Fagner, Mário Mesquita, Arlindo Araújo, Fernando Néri ... Cantores e compositores da novíssima geração (cearenses e de outros Estados) também participarão, claro, do programa: David Duarte, Isaac Cândido, Aparecida Silvino, Marcus Brito, Carlos Haroldo Vasconcelos, Fernando Rosa, Serrão, entre tantos outros”.

Os festivais de música que sempre foram tradicionalmente o berço de grandes nomes da MPB tem agora o seu espaço na música do Ceará e a produção do programa não podia estar em mãos de pessoa mais adequada para realizá-lo.

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!