sexta-feira, 6 de junho de 2008

Augusto Pontes - Personagem da cultura cearense

Augusto Pontes, fotografado por Klaudia Alvarez em 2006 no Bar Ponto de Luz, Fortaleza


Definitivamente ele é o guru da música cearense. Jornalista, publicitário, compositor, ex-secretário de cultura, mas acima de tudo um grande aglutinador, capaz de reunir e apascentar as diversas tendências e egos da música de seu estado, Augusto Pontes é uma figura ímpar e que merece todo o reconhecimento por tudo que tem feito pela música e pela cultura do Ceará. Autor de grandes e sábias frases ( ex: “A união só se faz à força”), ele não é citado como autor de Mucuripe, mas é dele a idéia de um dos mais belos versos da música brasileira. “Vida, vento, vela , leva-me daqui” foi adaptada por Belchior de uma frase sempre repetida por Augusto Pontes. Ao que tudo indica, Belchior era uma das pessoas que mais prestava atenção nas frases de Pontes e guardava as idéias para usar posteriormente em suas canções. “Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco e sem parentes importantes “foi outra frase de Pontes que Belchior adaptou.

Figura importante e fundamental - foi Ednardo quem o convidou para coordenar o movimento Massafeira - Pontes tem parcerias antológicas com Ednardo como “Carneiro” e "Lupiscínica", que foi gravada também por Téti. “A mala”, uma parceria de Pontes com Rodger de Rogério, foi gravada no disco do Pessoal do Ceará.

Uma pessoa carismática e que tem muitas histórias para contar, Augusto Pontes é um personagem fundamental da moderna música do Ceará e ocupa um lugar de destaque na cultura cearense.

2 comentários:

Ana Chris disse...

Hoje o Ceará chora!
Vai Augusto Pontes e ficamos nós órfãos de suas tiradas sensacionais, de sua genialidade ímpar e do carinho que sabia demonstrar somente aqueles a quem verdadeiramente amava.
Vai amigo...
Ficamos aqui vendo a vela que some no horizonte e esperando um dia poder te encontrar quem sabe na outra margem.

araujo bossa nova disse...

Agusto Pontes,grande amigo em todas as horas,era pessoa do bem e dono de uma cuca cheia de tudo que é belo.Fiquei seu fã assim que o conheci e por causa disso,hoje faço uma homenagem tocando pelo menos uma de suas musicas favoritas junto com amigos no recanto do pedim.

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!