quinta-feira, 1 de maio de 2008

Mostra de Cinema Cearense em Brasília

Dois grandes nomes da música cearense estão também dando um show na telona. Myrlla Muniz e Rodger de Rogério são os protagonistas do longa "Cine Tapuia" do cineasta Rosemberg Cariry. O filme tem concorrido em festivais de cinema na Europa e é muito bem recebido pelo público.
Amanhã ele será exibido em uma mostra junto com outros filmes cearenses, em Brasilia. veja abaixo a programação:
“CINE TAPUIA”, DIRIGIDO POR ROSEMBERG CARIRY, COM MYRLLA MUNIZ E RODGER DE ROGÉRIO, NA MOSTRA “CEARÁ: CINEMA & LUZ”, QUE ACONTECE NO CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL – CCBB, EM BRASÍLIA.
INGRESSOS: Cr$ 4,00 (quatro reais) - Inteira. Cr$ 2,00 (dois reais) – meia.
CINE TAPUIA, de Rosemberg Cariry. Drama / 2006 / colorido / 35mm / 90 min / livre
DATAS: 02 DE MAIO (sexta-feira) – ÀS 20h30
Segunda projeção do filme: 08 DE MAIO (quinta-feira)
ÀS 18h no dia 09 de MAIO (sexta-feira) teremos um debate sobre o CINEMA CEARENSE, com a presença dos cineastas Wolney Oliveira, Pedro Jorge de Castro e Rosemberg Cariry.
Sinopse: O Cego Araquém é um velho cinemeiro que perambula pelos sertões projetando fragmentos de filmes. A sua filha Iracema é cantora e narra a história que se passa nos filmes mudos. No sertão, Iracema conhece Martim, um camelô português que vende produtos piratas e tem planos mirabolantes. Iracema, fascinada pelo exotismo da fala estrangeira, deixa-se seduzir por Martim. O filme retoma o mito fundador do povo brasileiro imaginado pelo engenho poético de José de Alencar.
Acompanha o curta-metragem:O ASTISTA CONTRA O CABA DO MAL, de Hálder Gomes. Comédia / 2004 / colorido / 35 mm / 15 min / livre. Sinopse: Francisgleydson é o proprietário do Cine Holiúdy, um cinema onde a platéia se manifesta naturalmente, tornando mais interessante o que ocorre entre o público do que o próprio filme projetado.
A ABERTURA DA MOSTRA SERÁ NO DIA 01 de MAIO
Às 20h30 será exibido o filme de longa-metragem O GRÃO, de Petrus Cariry. Drama / 2007 / colorido / 35mm / 88 min / livre. Sinopse: Perpétua, sentindo a presença da morte, decide preparar Zeca, seu neto, para a separação que se aproxima. Ela lhe conta a história de um rei e uma rainha, muito ricos e poderosos, que perderam seu único filho e sonham em trazê-lo de volta à vida. Enquanto Perpétua conta a história, Damião e Josefa trabalham para sustentar a casa e preparar o casamento de sua filha, Fátima.

Acompanha o curta-metragem:DOS RESTOS E DAS SOLIDÕES, de Petrus Cariry Documentário / 2006 / colorido / 35mm / 16 min / livre. Sinopse: Nos sertões dos Inhamuns, o pedaço de terra mais seco e pobre do Ceará, a cidade fantasma de Cococi, entre ruínas e abandono, é uma espécie de museu vivo de épocas imemoriáveis. No meio da caatinga profunda, vagando entre as ruínas e as sombras, vive Dona Laura, com seus 70 anos de idade, remoendo memórias e dores.
TEXTO DE DIVULGAÇÃO:
CCBB exibe Mostra Ceará: Cinema & Luz
De 1º a 8 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília exibirá a mostra Ceará: Cinema e Luz. A mostra é resultado do processo intenso de criação e de produção cinematográfica que colocou o Ceará como importante centro de produção audiovisual do País, a partir da década de 1980.“O Ceará deixava de ser apenas cenário para cineastas exógenos, e os seus realizadores passavam a ser protagonistas das suas próprias histórias e imagens.”, explica o curador Rosemberg Cariry.Ainda segundo Rosemberg, esse novo cinema teve uma ampla repercussão nacional e internacional, ocupando lugar de destaque no chamado Renascimento do Cinema Brasileiro. No início do século XXI, surgiria a nova onda do cinema contemporâneo, realizado por jovens cineastas que experimentam novas estéticas e trazem um outro sopro de renovação.A Mostra Ceará: Cinema & Luz traça um painel significativo da produção recente do cinema cearense e, pela primeira vez, possibilita um olhar de conjunto sobre a sua pluralidade cultural e estética.
Serviço: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília - SCES Trecho 2 conjunto 22
De 01º a 08 de maio -Informações: (61) 3310.7087

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!