sábado, 26 de abril de 2008

Mary Pimentel - Terral dos Sonhos

Esta vai ser mais uma seção fixa no blog. Livros que tem como tema a música do Ceará ou artistas cearenses.

Ela é professora, socióloga e pesquisadora de música, mas quase que a música cearense também tem mais uma artista em suas fileiras. Mary Pimentel Aires nasceu em uma família com vários músicos e nada mais natural que ela se interessasse pelo meio musical e rapidamente aprendeu a tocar acordeon, violão e ingressou no curso de piano do Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza. A época era o final dos anos 60 e os Festivais de Música eram um acontecimento freqüente no Ceará. Quase todos os jovens tinham um amigo ou conheciam alguém que tocava ou cantava e foi assim que Mary, junto com outras quatro meninas formou o grupo vocal “Garotas 70”. As meninas tinham presença de palco e carisma e logo conseguiram participar do programa da TV Ceará, “Porque hoje é sábado” onde cantavam a música de abertura do programa . Quem se apresentava , com freqüência, no mesmo programa eram Fagner e Belchior, normalmente produzidos por Ricardo Bezerra. Belchior se entusiasmou pelo grupo e convocou as meninas para defenderem uma música sua em um Festival, o que aconteceu. Tudo parecia caminhar para que o grupo se profissionalizasse, mas o preconceito da época falou mais alto. As famílias das meninas não viam com bons olhos a carreira de “artista” e foi assim que a música perdeu para a Sociologia a Mary Pimentel, mas por outro lado, temos hoje uma escritora e pesquisadora de mão cheia. A prova disso é o livro “Terral dos Sonhos – O Cearense na Música Popular Brasileira” que foi a tese de Mestrado defendida por Mary em 1992. O livro , como nos informa o jornalista Nelson Augusto, no prefácio da segunda edição : “é uma minuciosa pesquisa feita em acervos de jornais, entrevistas e livros do gênero, além de entrevistas com artistas, colecionadores e pessoas envolvidas com a cultura alencarina e mapeia como objeto de estudo a música popular composta no Ceará de 1964 a 1979”.

Partindo da pesquisa sociológica sobre a música popular no Ceará dos anos 60 e 70, a autora nos oferece um amplo painel, focalizando a maioria dos artistas cearenses que surgiram naquele período e tendo no final do livro uma discografia desses principais artistas. Há também análise de várias letras de canções e a importância da mensagem de cada uma delas naquele contexto cultural.

“Terral dos Sonhos” ,de Mary Pimentel , é leitura obrigatória para quem quer saber um pouco mais sobre a música do Ceará e como ela se firmou no cenário nacional a partir da geração de músicos talentosos que surgiu nos anos 60 .

Contato para comprar o livro: pimentelmary@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!