segunda-feira, 21 de abril de 2008

Humberto Teixeira - O Doutor do Baião - Vários

Um advogado apaixonado pela música, mais do que isso, um advogado fazedor de música. Ele se chamava Humberto Teixeira, nasceu em Iguatu e foi, junto com Lauro Maia, o cearense que mais divulgou a música do Ceará, que a levou para o mundo. Além de compor, ele tocava flauta e bandolim. Nos anos 30, já morando no Rio de Janeiro, ganhou um concurso de marchinhas de Carnaval, mas foi nos anos 40 que seu destino de compositor consagrado começava a se delinear. Apresentado ao grande Lua, Mestre Luiz Gonzaga , por intermédio de Lauro Maia, ele viria a compor a dupla mais conhecida da música nordestina de todos os tempos. Esse foi um daqueles encontros fundamentais que acontecem de vez em quando na história. Alguém consegue imaginar Lua sem Humberto Teixeira ou vice versa ? “Baião” foi a primeira música da dupla a ser gravada, também por um conjunto cearense – 4 azes e um coringa - e de lá pra cá, muitos sucessos vieram, sendo talvez, a mais conhecida a maravilhosa Asa Branca.

No dia 27 de agosto de 2002, no Teatro Rival, em plena Cinelândia carioca, se realizou a festa de entrega do 1º Premio Rival BR de Música e o homenageado da noite era justamente Humberto Teixeira. Grandes nomes da MPB se reuniram e cantaram as músicas inesquecíveis do Doutor do Baião. O show foi gravado e filmado por Denise Dummont, atriz e filha de Humberto Teixeira. Da gravação, foi feito o CD “O Doutor do Baião – Humberto Teixeira”, lançado pela gravadora carioca Biscoito Fino. Na época se anunciou que um DVD com a íntegra do show também seria lançado, mas infelizmente até hoje isso não aconteceu, o que é uma pena -tomara que pelo menos partes do show apareçam no filme “O homem que engarrafava nuvens”, de Lyrio Ferreira , que vem por aí - pois algumas músicas apresentadas na noite memorável do Rival ficaram de fora do CD, como por exemplo Fagner cantando “Kalu” , que aparece no disco em uma versão de estúdio feita por Chico Buarque. Aliás, além de Chico, Gal Costa, Caetano Veloso e Maria Bethânia também participam do CD, porém em versões de estúdio, separadamente e não participando do show.

“O Doutor do Baião” é um CD fundamental, pois mostra às novas gerações uma excelente seleção de algumas das composições mais importantes de Humberto Teixeira, com intérpretes de estilos completamente diferentes como é o caso de Lenine e Zeca Pagodinho. Rita Ribeiro, Fagner e Elba Ramalho estão completamente à vontade, praticamente “em casa” e dão um show de interpretação. Um disco muito oportuno e com um encarte bem interessante, mostrando fotos de arquivo da família Teixeira . A direção musical do disco/show foi de Wagner Tiso, a direção e o roteiro de Túlio Feliciano e o projeto foi idealizado por Denise Dummont e Ana Lontra Jobim.

Os músicos que participaram do show foram os seguintes:
Jorge Helder (baixo), Lula Galvão (violão e guitarra), André “Bochecha” (bateria), Robertinho Silva (percussão), Mingo Araújo (percussão), Zé Américo (acordeon), Márcio Malard (violoncelo), Cristiano Alves (clarinete/carone), Marcos Nimihister (teclados e acordeon) e Wagner Tiso (arranjos, direção musical, piano e acordeon).


O DOUTOR DO BAIÃO – HUMBERTO TEIXEIRA
Biscoito Fino –BF-533

1 - Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Maria Bethânia (estúdio)
2 – Baião de dois (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Caetano Veloso (estúdio)
3 – Adeus Maria Fulo (Sivuca/Humberto Teixeira) – voz: Gal Costa c/ Sivuca (estúdio)
4 – Kalu (Humberto Teixeira) – voz: Chico Buarque (estúdio)
5 – Baião (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Carmélia Alves
6 – Mangaratiba (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Cordel do Fogo Encantado
7 – Sinfonia do Café (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Rita Ribeiro
8 – No meu pé de serra (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Gilberto Gil
9 – Juazeiro (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Gilberto Gil
10 – Respeita Januário (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Lenine
11 – Qui nem jiló (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Lenine
12 – Deus me perdoe (Lauro Maia/Humberto Teixeira) – voz: Zeca Pagodinho
13 – Dono dos teus olhos (Humberto Teixeira) – voz: Fagner
14 – Xanduzinha (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Fagner
15 – Légua Tirana (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Fagner e Elba Ramalho
16 – Paraíba (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Elba Ramalho
17 – Assum preto (Humberto Teixeira) – voz: Elba Ramalho
18 – Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – voz: Sivuca, Rita Ribeiro, Carmélia Alves, Elba Ramalho, Lenine, Fagner e Gilberto Gil.

Para comprar o CD: http://www.biscoitofino.com.br



Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!