quinta-feira, 20 de março de 2008

Rozamato - Mensagem de Caboclo

O cantor, compositor, poeta e repentista Rozamato lançou apenas um registro em disco, o LP "Mensagem de Caboclo", gravado no Estúdio Pró-Audio em 1993. Mais tarde, em 2001, o LP foi lançado em CD, trazendo uma novidade, a inclusão de uma faixa a mais, a canção "Forró das Carolinas" de sua autoria em parceria com Acauã , cantador que tem uma linha de trabalho semelhante à sua e que faz também uma participação especial no LP. Mesmo não tendo lançado outros trabalhos em disco, Rozamato continuou fazendo apresentações nas noites de Fortaleza, como no show do BNB Clube que ele fez em 2002. A apresentação do LP "Mensagem de Caboclo" foi feita pelo jornalista e radialista Nelso Augusto, nome fundamental na divulgação da música cearense:

"Em sua trajetória artística, o cantor, compositor e músico Rozamato evita o caminho mais fácil do reconhecimento desse "povo que canta por dinheiro, faz barulho e rebola seus quadris", como ele mesmo enuncia no seu martelo agalopado. Isso por criar um trabalho elaborado com muito mais informação, tanto de melodia como de mensagem.

Suas inclinações musicais vão de Jackson do Pandeiro, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, este último, homenageado na criativa "Novo Baião", o que já garante composições de nível, em meio a mesmice que acontece na atual música nordestina, divulgada na mídia, a qual aposta e faz sucesso, apenas em regravações e atrações simplórias, com pobres arranjos , padronizados pela falta de criatividade.

Na "Mensagem de Caboclo" de Rozamato, o compositor resgata um leque de estilos musicais que inclue desde as cantigas, o martelo agalopado, o baião, a toada, o chorinho e o forró, em parceria ao lado de Guaracy Rodrigues, Acauã, Ésio Costa, Guaipuan Vieira e Laide Rodrigues. As letras, simplel e diretas, misturam com inteligência de linguagens, urbana e do homem do sertão, em perfeita harmonia com as criativas melodias, numa bonita sintonia enriquecida pela execução de instrumentos essencialmente acústicos.

Em meio a toda parafernália eletrônica que é utilizada na grande maioria dos atuais discos, Rozamato preferiu os tradicionais violão, viola de 12 cordas, viola de arco, acordeon e percussões, tornando sua "Mensagem de Caboclo" uma atmosfera agradável para os ouvidos mais exigentes. É um álbum que foge aos padrões da pasmaceira que envolve a música nordestina de fácil consumo e merece ser ouvido porque toca. Toque ele para você conferir."
(Nelson Augusto)

ROZAMATO - MENSAGEM DE CABOCLO

1-Cantiga de Banzo (Rozamato/Guaracy Rodrigues)
2-Poesia (Acauã/Ésio Costa/Martelo: Rozamato)
3-Queimadas (Rozamato/Guaracy Rodrigues)
4-Novo Baião (Rozamato)
5-Maniçoba (Rozamato/Guaracy Rodrigues) - Participação de Acauã
6-Riacho das Cacimbas (Rozamato/Guaracy Rodrigues)
7-Mensagem de Caboclo (Rozamato/Guaipuan Vieira)
8-Forró das Carolinas (Rozamato/Acauã)
9-Forró na mata (Rozamato/Trocadilhos: Rozamato/Acauã/Tia Laide)

Contra capa do lançamento em CD:
Agradecimento especial ao Falcão, do blog: http://poeiraecantos.blogspot.com/ que me forneceu as informações sobre o LP do Rozamato, pois na minha coleção eu só tenho o CD relançado.
Valeu, Falcão!

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!