sábado, 22 de março de 2008

Raimundo Fagner - O Curta - no RJ - 26/03/08

No final dos anos 70, o jovem cineasta carioca Sérgio Santos morava em Santa Teresa e era vizinho e amigo de Raimundo Fagner, na ocasião começando a colher os primeiros frutos de uma carreira sólida e longa que ele construiria nas décadas seguintes.
Sérgio resolveu fazer então um curta-metragem para registrar momentos do astro em ascensão. O curta “Raimundo Fagner” tem a duração de 15 minutos e foi exibido pela primeira vez nos cinemas, em 1978, antes do filme principal que foi “Os Embalos de sábado à noite” com John Travolta. Concebido originalmente a cores, o curta passou os últimos trinta anos esquecido e quase todas as cópias se perderam. Recentemente Sérgio Santos recuperou o filme, telecinou em preto e branco e conseguiu melhorar a qualidade de som e imagem.

O curta mostra momentos de um show que Fagner realizou no Teatro Municipal de São Paulo em 1977, cenas caseiras no apartamento de Santa Teresa onde ele canta “Mucuripe” tendo como acompanhamento o canto de um pássaro cuja gaiola ele retira da janela na cena seguinte . Há também cenas de uma partida de futebol onde se vê Robertinho de Recife.

As cenas antológicas no entretanto são as do show do Municipal. Talvez as imagens mais antigas que se tem hoje, de um show de Fagner. A banda que o acompanha era formada por Robertinho de Recife, Ife, Chico Batera e Ricardo Bezerra nos teclados . Na bateria não dá para se identificar quem é o músico.

Algumas músicas que ele interpreta no show e que estão registradas no filme (não completas) são : O violeiro, Último pau de arara, Mucuripe, Sinal Fechado, Riacho do Navio, Canteiros e ABC.

Pela primeira vez, depois de exatos 30 anos, o curta metragem ‘Raimundo Fagner” de Sérgio Santos, poderá ser assistido em um cinema. Isso vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 26 de março, às 20:30 hs no Cine Odeon, Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. O cine Odeon é um marco da cidade e um palco tradicional na realização de festivais de cinema, de animação e pré-estréias. O local não podia ser mais adequado para a volta desse curta histórico. Um programa imperdível para quem estiver no Rio, para quem gosta de música e de cinema e um momento importante da história musical de Fagner que foi recuperado.

CURTA METRAGEM RAIMUNDO FAGNER - FICHA TÉCNICA DO FILME:

Direção e montagem: Sérgio Santos
Fotografia e Câmera: José Joffily
Engenharia de som: Ismael Cordeiro e Jorge Saldanha
Mixagem: Roberto Melo
Direção de produção: José Eduardo Moretzsohn
Eletricista: Geraldo Araújo Tolentino
Laboratório de som: Nel-son
Laboratório de imagem: Líder

Um comentário:

nelsinho disse...

Esse video está disponivel em algum lugar?

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!